Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Sanchez, Regina Suini
Orientador(a): Szymanski, Heloisa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16192
Resumo: The present study had the objective to understand how the Psycho Educational Duty Service could offer an opportunity of reflection for youth that live in the outskirts of the city of Sao Paulo. It was considered that an opportunity for reflecting about one s own life creates an educational environment, once it aims to invite youth to their responsibility before themselves and the world. Hanna Arendt s thoughts directed the insight towards the educational issue. It was an interference research done in the context of Psycho Educational Duty Service based on the existential phenomenological reference Two months after the Youth Duty Services and listening to four adolescents, two stories were chosen that showed the educational character of this practice. The issues brought by the Youth were referred to existential choices and their relationship with the world and with the future. The Duty Service sowed itself as an opportunity for those young people to be involved with their future looking for new exits, seen at the beginning inescapable, through dialog and reflection. Non violence was perceived and analyzed as derived of the reflection possibility. This research aimed contributing to the development of educational practices directed to youth, based on the report of dialogues that took place during the Duty Service and by the reflection, about the educational issue indicated above initiated by this procedure
id PUC_SP-1_90a686fe01dca026148e955e3f2adc8d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16192
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Szymanski, HeloisaSanchez, Regina Suini2016-04-28T20:56:55Z2007-09-142006-03-10Sanchez, Regina Suini. Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16192The present study had the objective to understand how the Psycho Educational Duty Service could offer an opportunity of reflection for youth that live in the outskirts of the city of Sao Paulo. It was considered that an opportunity for reflecting about one s own life creates an educational environment, once it aims to invite youth to their responsibility before themselves and the world. Hanna Arendt s thoughts directed the insight towards the educational issue. It was an interference research done in the context of Psycho Educational Duty Service based on the existential phenomenological reference Two months after the Youth Duty Services and listening to four adolescents, two stories were chosen that showed the educational character of this practice. The issues brought by the Youth were referred to existential choices and their relationship with the world and with the future. The Duty Service sowed itself as an opportunity for those young people to be involved with their future looking for new exits, seen at the beginning inescapable, through dialog and reflection. Non violence was perceived and analyzed as derived of the reflection possibility. This research aimed contributing to the development of educational practices directed to youth, based on the report of dialogues that took place during the Duty Service and by the reflection, about the educational issue indicated above initiated by this procedureO presente estudo teve como objetivo compreender como o Plantão Psicoeducativo poderia oferecer uma oportunidade de reflexão para jovens moradores de uma periferia da cidade de São Paulo. Considerou-se que a oportunidade de reflexão sobre a própria vida, constitui uma situação educativa uma vez que busca convidar o jovem para sua responsabilidade diante de si e do mundo. O pensamento de Hannah Arendt orientou o olhar para a questão educativa. Foi uma pesquisa intervenção realizada no contexto de Plantões Psicoeducativos embasada no referencial fenomenológico-existencial. Depois de dois meses de realização dos Plantões para jovens e de encontros com quatro adolescentes, foram escolhidas duas histórias que apontaram o caráter educativo dessa prática. As questões trazidas pelos jovens referiam-se a escolhas existenciais e às suas relações com o mundo e com o futuro. O Plantão mostrou-se como uma oportunidade daqueles jovens sentirem-se implicados com seus futuros, buscando novas saídas para os mesmos, vistos, inicialmente, como inelutáveis, por meio do diálogo e da reflexão. Verificou-se e analisou-se uma não-violência derivada da possibilidade de reflexão. Esta pesquisa buscou contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas direcionadas a jovens, a partir do relato dos diálogos realizados nos Plantões e da reflexão, sobre a questão educativa apontada anteriormente, que o mesmo desencadeouapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32407/REGINA%20SUINI%20SANCHEZ.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaPrática educativaPlantão psicoeducativoGrupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional a Família, Escola e ComunidadeOrientação educacionalPsicologia educacaionalAconselhamentoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALPlantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALREGINA SUINI SANCHEZ.pdfapplication/pdf251561https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16192/1/REGINA%20SUINI%20SANCHEZ.pdf82a3e19f982490495bb4041c49f1f337MD51TEXTREGINA SUINI SANCHEZ.pdf.txtREGINA SUINI SANCHEZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain171349https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16192/2/REGINA%20SUINI%20SANCHEZ.pdf.txt992e37c8e336295296814eafc73facabMD52THUMBNAILREGINA SUINI SANCHEZ.pdf.jpgREGINA SUINI SANCHEZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16192/3/REGINA%20SUINI%20SANCHEZ.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD53handle/161922022-04-27 15:42:49.297oai:repositorio.pucsp.br:handle/16192Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:42:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas
title Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas
spellingShingle Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas
Sanchez, Regina Suini
Prática educativa
Plantão psicoeducativo
Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional a Família, Escola e Comunidade
Orientação educacional
Psicologia educacaional
Aconselhamento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas
title_full Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas
title_fullStr Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas
title_full_unstemmed Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas
title_sort Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas
author Sanchez, Regina Suini
author_facet Sanchez, Regina Suini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Szymanski, Heloisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchez, Regina Suini
contributor_str_mv Szymanski, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Plantão psicoeducativo
Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional a Família, Escola e Comunidade
Orientação educacional
Psicologia educacaional
Aconselhamento
topic Prática educativa
Plantão psicoeducativo
Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional a Família, Escola e Comunidade
Orientação educacional
Psicologia educacaional
Aconselhamento
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The present study had the objective to understand how the Psycho Educational Duty Service could offer an opportunity of reflection for youth that live in the outskirts of the city of Sao Paulo. It was considered that an opportunity for reflecting about one s own life creates an educational environment, once it aims to invite youth to their responsibility before themselves and the world. Hanna Arendt s thoughts directed the insight towards the educational issue. It was an interference research done in the context of Psycho Educational Duty Service based on the existential phenomenological reference Two months after the Youth Duty Services and listening to four adolescents, two stories were chosen that showed the educational character of this practice. The issues brought by the Youth were referred to existential choices and their relationship with the world and with the future. The Duty Service sowed itself as an opportunity for those young people to be involved with their future looking for new exits, seen at the beginning inescapable, through dialog and reflection. Non violence was perceived and analyzed as derived of the reflection possibility. This research aimed contributing to the development of educational practices directed to youth, based on the report of dialogues that took place during the Duty Service and by the reflection, about the educational issue indicated above initiated by this procedure
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-10
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Sanchez, Regina Suini. Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16192
identifier_str_mv Sanchez, Regina Suini. Plantão psicoeducativo para jovens em uma periferia da cidade de São Paulo: uma experiência provocadora de uma reflexão sobre práticas educativas. 2006. 97 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16192/1/REGINA%20SUINI%20SANCHEZ.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16192/2/REGINA%20SUINI%20SANCHEZ.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16192/3/REGINA%20SUINI%20SANCHEZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82a3e19f982490495bb4041c49f1f337
992e37c8e336295296814eafc73facab
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278268791062528