O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
|
Departamento: |
Língua Portuguesa
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14370 |
Resumo: | This text is about how the Portuguese language didactical books used in the second cycle of basic school deal with the studies of the journalistic speech genders. The aim of this work is to show if the didactical books, upon being reorganized to match the demands of the National Curricular Parameters (1998) and of the Guide of the Didactical Book (1998, 2005), proposed a method of study that consider the inner characteristics of the speech genders in the specific matter of the journalistic speech. We bring an exploratory analysis done in three didactical books chosen due to their specifications according to the Guide, using the studies of Bakhtin (1992, 2000) that deal with the manifestation of the postulation in discursive genders by their structure, style and theme. This study helped to reveal the reasons the journalistic genders are used for, either to teach grammar like the Didactical Books have been doing, either to teach style, to moralize or even as a model for the building of good texts. We could also notice that the genders of journalistic practice, when used by the pedagogical speech, have their basic characteristics modified, transforming themselves into genders of pedagogical practice |
id |
PUC_SP-1_939b966acb3c60a4b192ebcd1faa11f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/14370 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Cintra, Anna Maria Marqueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732928E8Cano, Márcio Rogério de Oliveira2016-04-28T19:34:02Z2012-07-132006-04-17Cano, Márcio Rogério de Oliveira. The treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical books. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14370This text is about how the Portuguese language didactical books used in the second cycle of basic school deal with the studies of the journalistic speech genders. The aim of this work is to show if the didactical books, upon being reorganized to match the demands of the National Curricular Parameters (1998) and of the Guide of the Didactical Book (1998, 2005), proposed a method of study that consider the inner characteristics of the speech genders in the specific matter of the journalistic speech. We bring an exploratory analysis done in three didactical books chosen due to their specifications according to the Guide, using the studies of Bakhtin (1992, 2000) that deal with the manifestation of the postulation in discursive genders by their structure, style and theme. This study helped to reveal the reasons the journalistic genders are used for, either to teach grammar like the Didactical Books have been doing, either to teach style, to moralize or even as a model for the building of good texts. We could also notice that the genders of journalistic practice, when used by the pedagogical speech, have their basic characteristics modified, transforming themselves into genders of pedagogical practiceEsta dissertação trata da forma como os livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados no Ensino Fundamental, ciclo II, desenvolvem estudos sobre os gêneros do discurso jornalístico. O objetivo desse trabalho é mostrar se os livros didáticos, ao se reorganizarem para atender as exigências dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e do Guia do Livro Didático (1998, 2005), propuseram uma metodologia de estudo que leve em conta as características constituintes dos gêneros do discurso, no caso especifico desta pesquisa, o discurso jornalístico. Trazemos uma análise exploratória feita em três livros didáticos escolhidos pela suas especificidades na indicação pelo Guia, utilizando os estudos de Bakhtin (1992, 2000) que tratam da manifestação dos enunciados em gêneros discursivos constituídos por sua estrutura composicional, estilo e tema. Esta pesquisa propiciou o desvelamento dos pretextos para os quais se utilizam os gêneros jornalísticos, seja para ensinar a gramática, como os livros didáticos sempre têm feito, seja para ensinar estilo, moralizar ou mesmo como modelo para construção de bons textos. Pudemos verificar, ainda, que os gêneros da prática jornalística, ao serem apropriados pelo discurso pedagógico, têm suas características básicas subvertidas, transformando-se em gêneros da prática pedagógicaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/29681/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaGêneros do discursoLivro didáticoJornalLingua portuguesa -- Estudo e ensinoJornalismo -- Analise do discursoLivros didaticos -- BrasilGenders of speechDidactical bookJournalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesaThe treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical booksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf.txtMarcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf.txtExtracted texttext/plain236291https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/3/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.txt11f568808448a25c9bf55cbbaceac5acMD53ORIGINALMarcio Rogerio de Oliveira Cano.pdfapplication/pdf23732920https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/1/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdfd40960cfacc9b8b23d6aa2fba01930e9MD51THUMBNAILMarcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf.jpgMarcio Rogerio de Oliveira Cano.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2200https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/2/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.jpg1fcf33c3bdcb4fa4e526f66c23f0fbbeMD52handle/143702022-04-28 09:48:11.761oai:repositorio.pucsp.br:handle/14370Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T12:48:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical books |
title |
O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa |
spellingShingle |
O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa Cano, Márcio Rogério de Oliveira Gêneros do discurso Livro didático Jornal Lingua portuguesa -- Estudo e ensino Jornalismo -- Analise do discurso Livros didaticos -- Brasil Genders of speech Didactical book Journal CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa |
title_full |
O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa |
title_fullStr |
O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa |
title_sort |
O tratamento dado aos gêneros do discurso jornalístico em livros didáticos de língua portuguesa |
author |
Cano, Márcio Rogério de Oliveira |
author_facet |
Cano, Márcio Rogério de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cintra, Anna Maria Marques |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732928E8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cano, Márcio Rogério de Oliveira |
contributor_str_mv |
Cintra, Anna Maria Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros do discurso Livro didático Jornal Lingua portuguesa -- Estudo e ensino Jornalismo -- Analise do discurso Livros didaticos -- Brasil |
topic |
Gêneros do discurso Livro didático Jornal Lingua portuguesa -- Estudo e ensino Jornalismo -- Analise do discurso Livros didaticos -- Brasil Genders of speech Didactical book Journal CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Genders of speech Didactical book Journal |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
This text is about how the Portuguese language didactical books used in the second cycle of basic school deal with the studies of the journalistic speech genders. The aim of this work is to show if the didactical books, upon being reorganized to match the demands of the National Curricular Parameters (1998) and of the Guide of the Didactical Book (1998, 2005), proposed a method of study that consider the inner characteristics of the speech genders in the specific matter of the journalistic speech. We bring an exploratory analysis done in three didactical books chosen due to their specifications according to the Guide, using the studies of Bakhtin (1992, 2000) that deal with the manifestation of the postulation in discursive genders by their structure, style and theme. This study helped to reveal the reasons the journalistic genders are used for, either to teach grammar like the Didactical Books have been doing, either to teach style, to moralize or even as a model for the building of good texts. We could also notice that the genders of journalistic practice, when used by the pedagogical speech, have their basic characteristics modified, transforming themselves into genders of pedagogical practice |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-17 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-07-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T19:34:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cano, Márcio Rogério de Oliveira. The treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical books. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14370 |
identifier_str_mv |
Cano, Márcio Rogério de Oliveira. The treatment given of the journalistic speech genders in Portuguese Language didactical books. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Língua Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/3/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/1/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14370/2/Marcio%20Rogerio%20de%20Oliveira%20Cano.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
11f568808448a25c9bf55cbbaceac5ac d40960cfacc9b8b23d6aa2fba01930e9 1fcf33c3bdcb4fa4e526f66c23f0fbbe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278301834838016 |