A relação entre professor e aluno na busca pela superação do fracasso e exclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Simplício
Orientador(a): Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16153
Resumo: The school, in the figure of its professionals, often unconsciously contributes to the maintenance of mutually exclusive actions, and assigns the student the responsibility for its failure. The contribution of some authors were essential for these reflections, including the work of Maria Helena de Souza Patto and Skinner. The work aims to show that some pedagogical practices are responsible for maintaining, or extinguish inappropriate behaviors of students and may thus contribute to a good learning. Relations between the teacher and a student were analyzed through field diary recounting the situations experienced by the teacher in a classroom in kindergarten. Been hoped, through this work, that further studies are carried out in this regard, and the reflection of some pedagogical practices intended to replace attitudes that reinforce the inappropriate behavior of students, for situations that foster changes in their behavior, making the classroom a nice and cozy, suitable for learning
id PUC_SP-1_96b58be30bb3d3d1740da1d9fee8421b
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16153
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Antunes, Mitsuko Aparecida MakinoNascimento, Maria Simplício2016-04-28T20:56:47Z2014-10-022014-09-05Nascimento, Maria Simplício. The relationship between teacher and student in the quest to overcome failure and school exclusion. 2014. 52 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16153The school, in the figure of its professionals, often unconsciously contributes to the maintenance of mutually exclusive actions, and assigns the student the responsibility for its failure. The contribution of some authors were essential for these reflections, including the work of Maria Helena de Souza Patto and Skinner. The work aims to show that some pedagogical practices are responsible for maintaining, or extinguish inappropriate behaviors of students and may thus contribute to a good learning. Relations between the teacher and a student were analyzed through field diary recounting the situations experienced by the teacher in a classroom in kindergarten. Been hoped, through this work, that further studies are carried out in this regard, and the reflection of some pedagogical practices intended to replace attitudes that reinforce the inappropriate behavior of students, for situations that foster changes in their behavior, making the classroom a nice and cozy, suitable for learningA escola, na figura de seus profissionais, muitas vezes de forma inconsciente contribui com a manutenção das ações excludentes, e atribui ao aluno a responsabilidade por seu insucesso. A contribuição de alguns autores foi essencial para essas reflexões, entre eles os trabalhos de Maria Helena de Souza Patto e B. F. Skinner. O trabalho pretende mostrar que algumas praticas pedagógicas são responsáveis por manter ou extinguir comportamentos inadequados dos alunos, podendo assim contribuir para uma boa aprendizagem. Foram analisadas as relações entre a professora e um aluno, por meio de diário de campo que narrava as situações vivenciadas em uma sala de aula na educação infantil. Espera-se por meio desse trabalho, que outros estudos se realizem a esse respeito, e que o mesmo possa gerar reflexão sobre algumas práticas pedagógicas que visem substituir atitudes que reforçam o comportamento inadequado dos alunos, por situações que propiciem mudanças em seu comportamento, tornando a sala de aula um ambiente próprio para a aprendizagemapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/31879/Maria%20Simplicio%20Nascimento.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaExclusão escolarFracasso escolarRelação professor-alunoSchool exclusionSchool failureTeacher-student relationshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA relação entre professor e aluno na busca pela superação do fracasso e exclusão escolarThe relationship between teacher and student in the quest to overcome failure and school exclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Simplicio Nascimento.pdf.txtMaria Simplicio Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain104932https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16153/3/Maria%20Simplicio%20Nascimento.pdf.txtfb10afa1147ef50a3e5471bb79fa9759MD53ORIGINALMaria Simplicio Nascimento.pdfapplication/pdf253528https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16153/1/Maria%20Simplicio%20Nascimento.pdf9dd18908c3d7983d3deebc91b21de774MD51THUMBNAILMaria Simplicio Nascimento.pdf.jpgMaria Simplicio Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2028https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16153/2/Maria%20Simplicio%20Nascimento.pdf.jpg0330d82b49c0e88d3750921a4b848439MD52handle/161532022-04-28 12:49:17.667oai:repositorio.pucsp.br:handle/16153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T15:49:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A relação entre professor e aluno na busca pela superação do fracasso e exclusão escolar
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The relationship between teacher and student in the quest to overcome failure and school exclusion
title A relação entre professor e aluno na busca pela superação do fracasso e exclusão escolar
spellingShingle A relação entre professor e aluno na busca pela superação do fracasso e exclusão escolar
Nascimento, Maria Simplício
Exclusão escolar
Fracasso escolar
Relação professor-aluno
School exclusion
School failure
Teacher-student relationship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short A relação entre professor e aluno na busca pela superação do fracasso e exclusão escolar
title_full A relação entre professor e aluno na busca pela superação do fracasso e exclusão escolar
title_fullStr A relação entre professor e aluno na busca pela superação do fracasso e exclusão escolar
title_full_unstemmed A relação entre professor e aluno na busca pela superação do fracasso e exclusão escolar
title_sort A relação entre professor e aluno na busca pela superação do fracasso e exclusão escolar
author Nascimento, Maria Simplício
author_facet Nascimento, Maria Simplício
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maria Simplício
contributor_str_mv Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão escolar
Fracasso escolar
Relação professor-aluno
topic Exclusão escolar
Fracasso escolar
Relação professor-aluno
School exclusion
School failure
Teacher-student relationship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv School exclusion
School failure
Teacher-student relationship
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description The school, in the figure of its professionals, often unconsciously contributes to the maintenance of mutually exclusive actions, and assigns the student the responsibility for its failure. The contribution of some authors were essential for these reflections, including the work of Maria Helena de Souza Patto and Skinner. The work aims to show that some pedagogical practices are responsible for maintaining, or extinguish inappropriate behaviors of students and may thus contribute to a good learning. Relations between the teacher and a student were analyzed through field diary recounting the situations experienced by the teacher in a classroom in kindergarten. Been hoped, through this work, that further studies are carried out in this regard, and the reflection of some pedagogical practices intended to replace attitudes that reinforce the inappropriate behavior of students, for situations that foster changes in their behavior, making the classroom a nice and cozy, suitable for learning
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Nascimento, Maria Simplício. The relationship between teacher and student in the quest to overcome failure and school exclusion. 2014. 52 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16153
identifier_str_mv Nascimento, Maria Simplício. The relationship between teacher and student in the quest to overcome failure and school exclusion. 2014. 52 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16153/3/Maria%20Simplicio%20Nascimento.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16153/1/Maria%20Simplicio%20Nascimento.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16153/2/Maria%20Simplicio%20Nascimento.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb10afa1147ef50a3e5471bb79fa9759
9dd18908c3d7983d3deebc91b21de774
0330d82b49c0e88d3750921a4b848439
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424049344348160