Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Guido, Ana Lúcia Borella lattes
Orientador(a): João, Belmiro do Nascimento
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22049
Resumo: The importance in contextualizing services by social aspects are considered study trends by Mari & Poggesi (2013), being culture one of the approached topics. As a theoretical contribution, this doctoral dissertation aims to investigate the concept of non-places, elaborated by Augé (1995) as a possible social element to be attached to services. As for administrative purposes, it is intended to contribute by mapping the determinants of service experience by the perspective of customers. User Generated Content (UGC) is applied as a data source for research and content analysis as a qualitative technique. Results indicate the possibility of systematizing services in the customer’s perspective. Regarding the theoretical inquiries about social approaches on culture Hofstede (2011) and non-places Augé (1995), results are inconclusive, what opens new avenues on such topic
id PUC_SP-1_9d945aa9084b9d4f5b5fdf44fdf300af
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/22049
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling João, Belmiro do Nascimentohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334055T7Guido, Ana Lúcia Borella2019-03-29T12:23:53Z2019-03-19Guido, Ana Lúcia Borella. Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22049The importance in contextualizing services by social aspects are considered study trends by Mari & Poggesi (2013), being culture one of the approached topics. As a theoretical contribution, this doctoral dissertation aims to investigate the concept of non-places, elaborated by Augé (1995) as a possible social element to be attached to services. As for administrative purposes, it is intended to contribute by mapping the determinants of service experience by the perspective of customers. User Generated Content (UGC) is applied as a data source for research and content analysis as a qualitative technique. Results indicate the possibility of systematizing services in the customer’s perspective. Regarding the theoretical inquiries about social approaches on culture Hofstede (2011) and non-places Augé (1995), results are inconclusive, what opens new avenues on such topicA importância de se contextualizar os serviços por aspectos sociais são apontadas como tendências de estudo por Mari & Poggesi (2013) sendo a cultura um dos elementos abordados. Como contribuição teórica, esta tese visa investigar o conceito de não-lugar, desenvolvido por Augé (1995) como um possível elemento social a ser agregado aos serviços. Para a prática administrativa pretende-se contribuir mapeando os determinantes da experiência do serviço pela perspectiva do cliente. Utiliza-se o User Generated Content (UGC) como fonte de dados para a pesquisa e aplica-se a análise de conteúdo como técnica qualitativa. Resultados demonstram ser possível sistematizar a prestação de serviços sob a perspectiva do cliente. Em relação aos questionamentos teóricos sobre as abordagens sociais de cultura Hofstede (2011) e não-lugar Augé (1995), os resultados se mostram inconclusivos, sugerindo mais estudos sobre o temaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/48624/Ana%20L%c3%bacia%20Borella%20Guido.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisNão-lugaresServiçosUser Generated Content (UGC)Non-placesServicesUser Generated Content (UGC)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAONão-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do clienteTeseinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna Lúcia Borella Guido.pdf.txtAna Lúcia Borella Guido.pdf.txtExtracted texttext/plain232666https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/22049/4/Ana%20L%c3%bacia%20Borella%20Guido.pdf.txt7b5aab5a7ec9302d84a5f37e190f213bMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/22049/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALAna Lúcia Borella Guido.pdfAna Lúcia Borella Guido.pdfapplication/pdf3430477https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/22049/2/Ana%20L%c3%bacia%20Borella%20Guido.pdf07090f471405dfe21eed44a6f28b887eMD52THUMBNAILAna Lúcia Borella Guido.pdf.jpgAna Lúcia Borella Guido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/22049/3/Ana%20L%c3%bacia%20Borella%20Guido.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD53handle/220492022-08-22 19:29:25.964oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-08-22T22:29:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente
title Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente
spellingShingle Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente
Guido, Ana Lúcia Borella
Não-lugares
Serviços
User Generated Content (UGC)
Non-places
Services
User Generated Content (UGC)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente
title_full Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente
title_fullStr Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente
title_full_unstemmed Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente
title_sort Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente
author Guido, Ana Lúcia Borella
author_facet Guido, Ana Lúcia Borella
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv João, Belmiro do Nascimento
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334055T7
dc.contributor.author.fl_str_mv Guido, Ana Lúcia Borella
contributor_str_mv João, Belmiro do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Não-lugares
Serviços
User Generated Content (UGC)
topic Não-lugares
Serviços
User Generated Content (UGC)
Non-places
Services
User Generated Content (UGC)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Non-places
Services
User Generated Content (UGC)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description The importance in contextualizing services by social aspects are considered study trends by Mari & Poggesi (2013), being culture one of the approached topics. As a theoretical contribution, this doctoral dissertation aims to investigate the concept of non-places, elaborated by Augé (1995) as a possible social element to be attached to services. As for administrative purposes, it is intended to contribute by mapping the determinants of service experience by the perspective of customers. User Generated Content (UGC) is applied as a data source for research and content analysis as a qualitative technique. Results indicate the possibility of systematizing services in the customer’s perspective. Regarding the theoretical inquiries about social approaches on culture Hofstede (2011) and non-places Augé (1995), results are inconclusive, what opens new avenues on such topic
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-29T12:23:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv Tese
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Guido, Ana Lúcia Borella. Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22049
identifier_str_mv Guido, Ana Lúcia Borella. Não-lugares como ambiente de serviço (servicescape): repensando a dimensão de serviços na perspectiva do cliente. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/22049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/22049/4/Ana%20L%c3%bacia%20Borella%20Guido.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/22049/1/license.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/22049/2/Ana%20L%c3%bacia%20Borella%20Guido.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/22049/3/Ana%20L%c3%bacia%20Borella%20Guido.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b5aab5a7ec9302d84a5f37e190f213b
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
07090f471405dfe21eed44a6f28b887e
c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423978810834944