Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Rosa, Paulo Cezar
Orientador(a): Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
Departamento: Ciências Cont. Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1639
Resumo: This dissertation is aimed at presenting a proposal of development measurement model that results in a higher autonomy in the management of an institution of higher education. It consists of a case study that after characterizing the current historical context and elucidating basic concepts of development measurement, shows up the costs grounds, expenditures, loses, direct and indirect cost, fixed and variable costs, direct and variable costing methods and by absorption, activities and direct contribution. It has also been carried out a discussion on the development measurement and processes. Based on the administrative expression responsibilities centers , carried the concept of responsibility unit out. By using data from a Higher Education Institution - HEI, there have been prepared graphs, figures, pictures and tables from the educational processes mapping creating a conceptual model of result reports. After improving those data, the main objective of this dissertation has been reached: to develop a proposal of a model aiming at benefiting the HEIs, avoiding waste of labor, time and related resources. By analyzing and interpreting of the development indexes, it was possible to evidence that by using a map of the educational processes to help the decision making process, wastes had been identified and the results can be improved
id PUC_SP-1_a4f5eb2ac6bf9268f6705bb8aee897a3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/1639
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Santos, Neusa Maria Bastos FernandesRosa, Paulo Cezar2016-04-25T18:40:19Z2007-08-292006-06-19Rosa, Paulo Cezar. Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior. 2006. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1639This dissertation is aimed at presenting a proposal of development measurement model that results in a higher autonomy in the management of an institution of higher education. It consists of a case study that after characterizing the current historical context and elucidating basic concepts of development measurement, shows up the costs grounds, expenditures, loses, direct and indirect cost, fixed and variable costs, direct and variable costing methods and by absorption, activities and direct contribution. It has also been carried out a discussion on the development measurement and processes. Based on the administrative expression responsibilities centers , carried the concept of responsibility unit out. By using data from a Higher Education Institution - HEI, there have been prepared graphs, figures, pictures and tables from the educational processes mapping creating a conceptual model of result reports. After improving those data, the main objective of this dissertation has been reached: to develop a proposal of a model aiming at benefiting the HEIs, avoiding waste of labor, time and related resources. By analyzing and interpreting of the development indexes, it was possible to evidence that by using a map of the educational processes to help the decision making process, wastes had been identified and the results can be improvedEsta dissertação tem por objetivo apresentar uma proposta de modelo de mensuração de desempenho que possibilite maior autonomia na gestão de uma IES. Trata-se de um estudo de caso que, após caracterizar o contexto histórico atual e elucidar conceitos norteadores da mensuração de desempenho, apresenta os fundamentos de custos, despesas, perdas, custo direto e indireto, custos fixos e variáveis, métodos e custeio por absorção, atividades, direto ou variável e por contribuição direta. Foi também realizada uma discussão sobre medição de desempenho e processos. Baseando-se na expressão administrativa centros de responsabilidades , surgiu o conceito de unidades de responsabilidade . Utilizando dados coletados em uma IES, foram elaborados gráficos, figuras, quadros e tabelas a partir do mapeamento dos processos educacionais, criando um modelo conceitual de demonstração de resultados. Depois de melhorados esses dados, chegou-se ao principal objetivo desta dissertação: elaborar a proposta de um modelo capaz de beneficiar as IES, evitando desperdício de trabalho, tempo e recursos envolvidos. Na análise e interpretação dos indicadores de desempenho concluiu-se que utilizando o mapeamento dos processos educacionais para auxiliar na tomada de decisão, identificam-se desperdícios e os resultados podem ser melhoradosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2945/PauloCezarRosa.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e AtuariaisPUC-SPBRCiências Cont. AtuariaisEnsino superiorMensuração de desempenhoCusteio baseado em atividadesContabilidade de custoUniversidades e faculdades - AdministracaoDesempenhoHigher educationDevelopment measurementEducational processesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISDesempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPauloCezarRosa.pdf.txtPauloCezarRosa.pdf.txtExtracted texttext/plain370538https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1639/3/PauloCezarRosa.pdf.txta9c1a075c49d77260cb9005fdc96b135MD53ORIGINALPauloCezarRosa.pdfapplication/pdf1134068https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1639/1/PauloCezarRosa.pdfdeaeadd8ef8b6be40b9d5a4a1db54e2eMD51THUMBNAILPauloCezarRosa.pdf.jpgPauloCezarRosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3545https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1639/2/PauloCezarRosa.pdf.jpg82bc9704e1916aac9cca01631ee26063MD52handle/16392022-04-28 17:47:54.109oai:repositorio.pucsp.br:handle/1639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T20:47:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior
title Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior
spellingShingle Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior
Rosa, Paulo Cezar
Ensino superior
Mensuração de desempenho
Custeio baseado em atividades
Contabilidade de custo
Universidades e faculdades - Administracao
Desempenho
Higher education
Development measurement
Educational processes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior
title_full Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior
title_fullStr Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior
title_sort Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior
author Rosa, Paulo Cezar
author_facet Rosa, Paulo Cezar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Paulo Cezar
contributor_str_mv Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Mensuração de desempenho
Custeio baseado em atividades
Contabilidade de custo
Universidades e faculdades - Administracao
Desempenho
topic Ensino superior
Mensuração de desempenho
Custeio baseado em atividades
Contabilidade de custo
Universidades e faculdades - Administracao
Desempenho
Higher education
Development measurement
Educational processes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
dc.subject.eng.fl_str_mv Higher education
Development measurement
Educational processes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description This dissertation is aimed at presenting a proposal of development measurement model that results in a higher autonomy in the management of an institution of higher education. It consists of a case study that after characterizing the current historical context and elucidating basic concepts of development measurement, shows up the costs grounds, expenditures, loses, direct and indirect cost, fixed and variable costs, direct and variable costing methods and by absorption, activities and direct contribution. It has also been carried out a discussion on the development measurement and processes. Based on the administrative expression responsibilities centers , carried the concept of responsibility unit out. By using data from a Higher Education Institution - HEI, there have been prepared graphs, figures, pictures and tables from the educational processes mapping creating a conceptual model of result reports. After improving those data, the main objective of this dissertation has been reached: to develop a proposal of a model aiming at benefiting the HEIs, avoiding waste of labor, time and related resources. By analyzing and interpreting of the development indexes, it was possible to evidence that by using a map of the educational processes to help the decision making process, wastes had been identified and the results can be improved
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-19
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-25T18:40:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rosa, Paulo Cezar. Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior. 2006. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1639
identifier_str_mv Rosa, Paulo Cezar. Desempenho de processos educacionais: mensuração e aplicação em instituição de ensino superior. 2006. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Atuariais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Cont. Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1639/3/PauloCezarRosa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1639/1/PauloCezarRosa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1639/2/PauloCezarRosa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a9c1a075c49d77260cb9005fdc96b135
deaeadd8ef8b6be40b9d5a4a1db54e2e
82bc9704e1916aac9cca01631ee26063
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424031642288128