Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Yamauti, Marcelo Massahiti lattes
Orientador(a): Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10958
Resumo: This research is inserted in the context of an Administration course and its purpose is to analyze how the Statistics textbooks for such courses organized the proposed activities referring to the study of the Simple Linear Regression theme, verifying if these contributed to the development of the Statistical Thinking. With the intent of reaching such purpose, six textbooks were analyzed, considering the proposed exercises in the referring chapter to the theme in hand. The theoretical foundation on which the analysis was based is the Didactical Anthropological Theory, proposed by Yves Chevallard in the sight of the praxeological organization. Besides this, the founding defined as Statistical Thinking proposed by many authors of the Statistical Didactical area was also used. Based on these theories, the analyses were held with the intent of answering the two problem questions. Which praxeological organizations (Statistics/Mathematics) the Statistics textbooks for Administration courses show the Simple Linear Regression content? Which characteristics of the Statistical Thinking are met in these identified organizations? Thus, a qualitative research was held with a documental focus. The results of the textbook analyses pointed out for the fact that the professor needs to be more reasonable in the choice of a proposed activity, if the purpose was the development of the student s Statistical Thinking
id PUC_SP-1_a54ddec960ea8b99b93a8437c750f6e7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10958
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Coutinho, Cileda de Queiroz e Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266495J3Yamauti, Marcelo Massahiti2016-04-27T16:57:25Z2013-06-122013-05-14Yamauti, Marcelo Massahiti. Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10958This research is inserted in the context of an Administration course and its purpose is to analyze how the Statistics textbooks for such courses organized the proposed activities referring to the study of the Simple Linear Regression theme, verifying if these contributed to the development of the Statistical Thinking. With the intent of reaching such purpose, six textbooks were analyzed, considering the proposed exercises in the referring chapter to the theme in hand. The theoretical foundation on which the analysis was based is the Didactical Anthropological Theory, proposed by Yves Chevallard in the sight of the praxeological organization. Besides this, the founding defined as Statistical Thinking proposed by many authors of the Statistical Didactical area was also used. Based on these theories, the analyses were held with the intent of answering the two problem questions. Which praxeological organizations (Statistics/Mathematics) the Statistics textbooks for Administration courses show the Simple Linear Regression content? Which characteristics of the Statistical Thinking are met in these identified organizations? Thus, a qualitative research was held with a documental focus. The results of the textbook analyses pointed out for the fact that the professor needs to be more reasonable in the choice of a proposed activity, if the purpose was the development of the student s Statistical ThinkingEsta pesquisa insere-se no contexto de um curso de Administração e teve por objetivo analisar como os livros-texto de Estatística para tais cursos organizaram as atividades propostas, referentes ao estudo do tema Regressão Linear Simples, verificando se estas contribuem para o desenvolvimento do Pensamento Estatístico. Com o intuito de atingir tal objetivo, foram analisados seis livros-texto, considerando os exercícios propostos no capítulo referente ao tema em questão. O quadro teórico que fundamentou as análises foi a Teoria Antropológica do Didático, proposta por Yves Chevallard com o olhar da organização praxeológica. Além deste, buscou-se também a fundamentação no que se define como Pensamento Estatístico, proposto por vários autores da área da Didática da Estatística. Apoiado nessas teorias, as análises foram realizadas com o intuito de responder as duas questões de pesquisa: Quais organizações praxeológicas (Estatística/Matemática) os livros-texto de Estatística para cursos de Administração apresentam em relação ao conteúdo Regressão Linear Simples? Quais características do Pensamento Estatístico são contempladas nessas organizações identificadas? Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com enfoque documental. Os resultados das análises dos livrostexto apontaram para o fato de que o professor precisa ser mais criterioso na escolha de uma atividade proposta, se o objetivo a ser alcançado for o desenvolvimento do Pensamento Estatístico dos alunosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24073/Marcelo%20Massahiti%20Yamauti.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoRegressão linear simplesCurso de AdministraçãoTeoria antropológica do didáticoPensamento estatísticoSimple linear regressionAdministration CourseAnthropologic didactical theoryStatistical thinkingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARegressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarcelo Massahiti Yamauti.pdf.txtMarcelo Massahiti Yamauti.pdf.txtExtracted texttext/plain269132https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10958/3/Marcelo%20Massahiti%20Yamauti.pdf.txt4c5e5b0da8cf80fb0e3c9c8120dfa16eMD53ORIGINALMarcelo Massahiti Yamauti.pdfapplication/pdf2215151https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10958/1/Marcelo%20Massahiti%20Yamauti.pdfc412cbeecb2abae05c4b982bf1270e02MD51THUMBNAILMarcelo Massahiti Yamauti.pdf.jpgMarcelo Massahiti Yamauti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10958/2/Marcelo%20Massahiti%20Yamauti.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/109582022-04-28 07:09:31.371oai:repositorio.pucsp.br:handle/10958Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:09:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático
title Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático
spellingShingle Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático
Yamauti, Marcelo Massahiti
Regressão linear simples
Curso de Administração
Teoria antropológica do didático
Pensamento estatístico
Simple linear regression
Administration Course
Anthropologic didactical theory
Statistical thinking
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático
title_full Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático
title_fullStr Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático
title_full_unstemmed Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático
title_sort Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático
author Yamauti, Marcelo Massahiti
author_facet Yamauti, Marcelo Massahiti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266495J3
dc.contributor.author.fl_str_mv Yamauti, Marcelo Massahiti
contributor_str_mv Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Regressão linear simples
Curso de Administração
Teoria antropológica do didático
Pensamento estatístico
topic Regressão linear simples
Curso de Administração
Teoria antropológica do didático
Pensamento estatístico
Simple linear regression
Administration Course
Anthropologic didactical theory
Statistical thinking
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Simple linear regression
Administration Course
Anthropologic didactical theory
Statistical thinking
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research is inserted in the context of an Administration course and its purpose is to analyze how the Statistics textbooks for such courses organized the proposed activities referring to the study of the Simple Linear Regression theme, verifying if these contributed to the development of the Statistical Thinking. With the intent of reaching such purpose, six textbooks were analyzed, considering the proposed exercises in the referring chapter to the theme in hand. The theoretical foundation on which the analysis was based is the Didactical Anthropological Theory, proposed by Yves Chevallard in the sight of the praxeological organization. Besides this, the founding defined as Statistical Thinking proposed by many authors of the Statistical Didactical area was also used. Based on these theories, the analyses were held with the intent of answering the two problem questions. Which praxeological organizations (Statistics/Mathematics) the Statistics textbooks for Administration courses show the Simple Linear Regression content? Which characteristics of the Statistical Thinking are met in these identified organizations? Thus, a qualitative research was held with a documental focus. The results of the textbook analyses pointed out for the fact that the professor needs to be more reasonable in the choice of a proposed activity, if the purpose was the development of the student s Statistical Thinking
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Yamauti, Marcelo Massahiti. Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10958
identifier_str_mv Yamauti, Marcelo Massahiti. Regressão linear simples nos livros de estatística para cursos de Administração: um estudo didático. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10958/3/Marcelo%20Massahiti%20Yamauti.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10958/1/Marcelo%20Massahiti%20Yamauti.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10958/2/Marcelo%20Massahiti%20Yamauti.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c5e5b0da8cf80fb0e3c9c8120dfa16e
c412cbeecb2abae05c4b982bf1270e02
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424056456839168