Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Alboreda, Solange lattes
Orientador(a): Santos, Rogerio da Costa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20919
Resumo: Environmental Cinema is a cinematographic subgenre present in shows and festivals that have among their goals to screen films about environmental degradation, pollution, power abuses related to land use, indigenous issues, energy´s usage and goods, catastrophes caused by human action, the use of agrochemicals and many other aspects that permeate man-environment relations. This study concentrates efforts on the understanding of what the environment is made up. For this, the thesis is based on my personal reports and re-readings of Gonçalves Dias's Canção do Exílio, in an allusion to the excessive pride present in our socio-political model and the accompanying conservative romanticism, establishing a critical game with 11 films covering the period from 1970 to the present day. The films selected allow us to reflect on the slipping of terms that translate the left overs of society and the capture of "environmentalism" by the system, which uses it as a commodity and makes us anguished prisoners of a regulated way of life. But man always reinvents himself from the remains and can create another way of thinking and living. The relevant referrals are those that show that for a possible curatorship of this cinema, it is not necessary to concentrate efforts on specific productions, but rather on the possibility of people´s dialogue about the environmental configurations that in each time establishes what is important to see and to be said in a film to increase our strength to coexist
id PUC_SP-1_a5b9ce9120267e0b1249b7c0997d595c
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/20919
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Santos, Rogerio da Costahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796094E8Alboreda, Solange2018-03-21T12:12:20Z2018-02-22Alboreda, Solange. Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970. 2017. 134 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20919Environmental Cinema is a cinematographic subgenre present in shows and festivals that have among their goals to screen films about environmental degradation, pollution, power abuses related to land use, indigenous issues, energy´s usage and goods, catastrophes caused by human action, the use of agrochemicals and many other aspects that permeate man-environment relations. This study concentrates efforts on the understanding of what the environment is made up. For this, the thesis is based on my personal reports and re-readings of Gonçalves Dias's Canção do Exílio, in an allusion to the excessive pride present in our socio-political model and the accompanying conservative romanticism, establishing a critical game with 11 films covering the period from 1970 to the present day. The films selected allow us to reflect on the slipping of terms that translate the left overs of society and the capture of "environmentalism" by the system, which uses it as a commodity and makes us anguished prisoners of a regulated way of life. But man always reinvents himself from the remains and can create another way of thinking and living. The relevant referrals are those that show that for a possible curatorship of this cinema, it is not necessary to concentrate efforts on specific productions, but rather on the possibility of people´s dialogue about the environmental configurations that in each time establishes what is important to see and to be said in a film to increase our strength to coexistO Cinema Ambiental é um subgênero cinematográfico presente em mostras e festivais que têm entre seus objetivos exibir filmes sobre a degradação ambiental, poluição, abusos de poder relacionados ao uso da terra, questões indígenas, uso de energia e de bens, catástrofes causadas pela ação humana, uso de agrotóxicos e muitos outros aspectos que permeiam as relações homem-meio ambiente. Este estudo concentra esforços na compreensão do que compõe o ambiental e que ao longo do tempo vai entrando na pauta das políticas públicas e nos projetos de desenvolvimento econômico. Para isso a tese vale-se de relatos pessoais e de releituras da Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, numa alusão ao ufanismo presente no nosso modelo sociopolítico e ao romantismo conservador que o acompanha, estabelecendo um jogo crítico com 11 filmes abarcando o período que vai de 1970 aos dias atuais. Os filmes selecionados permitem refletir sobre o deslizamento de termos que traduzem os restos da sociedade e sobre a captura do “ambientalismo” pelo sistema, que o usa como mercadoria e nos torna prisioneiros angustiados de um modo de vida regrado. Mas o homem sempre se reinventa a partir dos restos e pode criar outra maneira de pensar e viver. Os encaminhamentos relevantes são aqueles que evidenciam que para uma possível curadoria desse cinema não há que se concentrar esforços em produções específicas, mas na possibilidade do diálogo entre as pessoas sobre as configurações do ambiental que em cada época estabelecem o que é importante ver e dizer num filme para aumentar nossa força de existir em conjuntoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/44988/Solange%20Alboreda.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCinemaResponsabilidade ambientalPolítica ambientalCinemaEnvironmental responsibilityEnvironmental policyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOOs restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTSolange Alboreda.pdf.txtSolange Alboreda.pdf.txtExtracted texttext/plain211678https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20919/4/Solange%20Alboreda.pdf.txtf7fa7db1214620dd61c3427dc5562d51MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20919/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALSolange Alboreda.pdfSolange Alboreda.pdfapplication/pdf3281093https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20919/2/Solange%20Alboreda.pdfe5347cb787d820a9982664f7eeec90c1MD52THUMBNAILSolange Alboreda.pdf.jpgSolange Alboreda.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2425https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20919/3/Solange%20Alboreda.pdf.jpg488ac6d6d1889444f31b4f7ff1294dcfMD53handle/209192022-04-28 12:27:51.677oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T15:27:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970
title Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970
spellingShingle Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970
Alboreda, Solange
Cinema
Responsabilidade ambiental
Política ambiental
Cinema
Environmental responsibility
Environmental policy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970
title_full Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970
title_fullStr Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970
title_full_unstemmed Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970
title_sort Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970
author Alboreda, Solange
author_facet Alboreda, Solange
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Rogerio da Costa
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796094E8
dc.contributor.author.fl_str_mv Alboreda, Solange
contributor_str_mv Santos, Rogerio da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Responsabilidade ambiental
Política ambiental
topic Cinema
Responsabilidade ambiental
Política ambiental
Cinema
Environmental responsibility
Environmental policy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Cinema
Environmental responsibility
Environmental policy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Environmental Cinema is a cinematographic subgenre present in shows and festivals that have among their goals to screen films about environmental degradation, pollution, power abuses related to land use, indigenous issues, energy´s usage and goods, catastrophes caused by human action, the use of agrochemicals and many other aspects that permeate man-environment relations. This study concentrates efforts on the understanding of what the environment is made up. For this, the thesis is based on my personal reports and re-readings of Gonçalves Dias's Canção do Exílio, in an allusion to the excessive pride present in our socio-political model and the accompanying conservative romanticism, establishing a critical game with 11 films covering the period from 1970 to the present day. The films selected allow us to reflect on the slipping of terms that translate the left overs of society and the capture of "environmentalism" by the system, which uses it as a commodity and makes us anguished prisoners of a regulated way of life. But man always reinvents himself from the remains and can create another way of thinking and living. The relevant referrals are those that show that for a possible curatorship of this cinema, it is not necessary to concentrate efforts on specific productions, but rather on the possibility of people´s dialogue about the environmental configurations that in each time establishes what is important to see and to be said in a film to increase our strength to coexist
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-21T12:12:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Alboreda, Solange. Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970. 2017. 134 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20919
identifier_str_mv Alboreda, Solange. Os restos de um cinema chamado ambiental: um estudo sobre filmes brasileiros que abordam o meio ambiente desde a década de 1970. 2017. 134 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20919/4/Solange%20Alboreda.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20919/1/license.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20919/2/Solange%20Alboreda.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/20919/3/Solange%20Alboreda.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7fa7db1214620dd61c3427dc5562d51
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
e5347cb787d820a9982664f7eeec90c1
488ac6d6d1889444f31b4f7ff1294dcf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423997026697216