Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10435 |
Resumo: | This study aims to investigate the social and educational practices brought to effect by a specialized institution providing social-educational services to seriously handicapped individuals, to the extent that apparent cognitive loss is recognized in such individuals and the need for social and educational practices targeting their development. The data have made it apparent that despite segregated they cannot be regarded as socially excluded. They are offered a service regarded as of high-life-quality standard seeking to develop educational practices which, once recognizing these limitations, seek to broaden their personal autonomy, thus allowing their access to human rights and citizenship. Data collecting has been performed through the institution s organizing documents, the proposals, reports, and social and educational activity evaluations. Qualitative treatment to the data was based upon theoretical contributions, regarding citizenship and education rights, by Martuccelli, Cury, and Bittar; social exclusion and inclusion, Martins theoretical perspectives; and development and learning, in Vygotsky s conceptions |
id |
PUC_SP-1_a9d82148dcfacb65b94c6d7a34dabaea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10435 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira Bueno, José Geraldohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281105A9Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes2016-04-27T16:32:53Z2014-03-202014-02-14Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes. Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10435This study aims to investigate the social and educational practices brought to effect by a specialized institution providing social-educational services to seriously handicapped individuals, to the extent that apparent cognitive loss is recognized in such individuals and the need for social and educational practices targeting their development. The data have made it apparent that despite segregated they cannot be regarded as socially excluded. They are offered a service regarded as of high-life-quality standard seeking to develop educational practices which, once recognizing these limitations, seek to broaden their personal autonomy, thus allowing their access to human rights and citizenship. Data collecting has been performed through the institution s organizing documents, the proposals, reports, and social and educational activity evaluations. Qualitative treatment to the data was based upon theoretical contributions, regarding citizenship and education rights, by Martuccelli, Cury, and Bittar; social exclusion and inclusion, Martins theoretical perspectives; and development and learning, in Vygotsky s conceptionslevadas a efeito por instituição especializada no atendimento socioeducacional de sujeitos com deficiência intelectual grave, na medida em que se reconhecem os evidentes prejuízos cognitivos desses indivíduos e a necessidade de práticas sociais e educacionais específicas para seu desenvolvimento. Os dados evidenciaram que, embora segregados, eles não podem ser considerados excluídos socialmente. Eles recebem atendimento considerado de padrão elevado de qualidade de vida que procura desenvolver práticas educativas as quais, reconhecendo essas limitações, procuram ampliar as suas autonomias pessoais, propiciando, dessa maneira, o acesso aos direitos humanos e à cidadania. A coleta de dados foi realizada por meio de documentos organizadores da instituição, das propostas, relatórios e avaliações de atividades educacionais e sociais. O tratamento qualitativo dos dados teve como base as contribuições teóricas, no que tange aos direitos de cidadania e educação, de Martuccelli, Cury e Bittar; exclusão e inclusão social, nas perspectivas teóricas de Martins; e, desenvolvimento e aprendizagem, nas concepções de VigotskiCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23218/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoDeficiência intelectual graveInclusão/exclusão socialInstituição especializadaDireitos humanosSerious intellectual handicapSocial inclusion / exclusionSpecialized institutionHuman RightsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLucelia Fagundes Fernandes Noronha.pdf.txtLucelia Fagundes Fernandes Noronha.pdf.txtExtracted texttext/plain307147https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/3/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.txt2c822dab1c3be6334db0718f21febbcdMD53ORIGINALLucelia Fagundes Fernandes Noronha.pdfapplication/pdf847785https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/1/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf2601aa3d7e4c1ae22e9d86ffdb1ef60cMD51THUMBNAILLucelia Fagundes Fernandes Noronha.pdf.jpgLucelia Fagundes Fernandes Noronha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/2/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/104352022-06-25 09:24:36.352oai:repositorio.pucsp.br:handle/10435Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-25T12:24:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania |
title |
Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania |
spellingShingle |
Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes Deficiência intelectual grave Inclusão/exclusão social Instituição especializada Direitos humanos Serious intellectual handicap Social inclusion / exclusion Specialized institution Human Rights CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania |
title_full |
Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania |
title_fullStr |
Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania |
title_full_unstemmed |
Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania |
title_sort |
Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania |
author |
Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes |
author_facet |
Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira Bueno, José Geraldo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281105A9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes |
contributor_str_mv |
Silveira Bueno, José Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência intelectual grave Inclusão/exclusão social Instituição especializada Direitos humanos |
topic |
Deficiência intelectual grave Inclusão/exclusão social Instituição especializada Direitos humanos Serious intellectual handicap Social inclusion / exclusion Specialized institution Human Rights CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Serious intellectual handicap Social inclusion / exclusion Specialized institution Human Rights |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
This study aims to investigate the social and educational practices brought to effect by a specialized institution providing social-educational services to seriously handicapped individuals, to the extent that apparent cognitive loss is recognized in such individuals and the need for social and educational practices targeting their development. The data have made it apparent that despite segregated they cannot be regarded as socially excluded. They are offered a service regarded as of high-life-quality standard seeking to develop educational practices which, once recognizing these limitations, seek to broaden their personal autonomy, thus allowing their access to human rights and citizenship. Data collecting has been performed through the institution s organizing documents, the proposals, reports, and social and educational activity evaluations. Qualitative treatment to the data was based upon theoretical contributions, regarding citizenship and education rights, by Martuccelli, Cury, and Bittar; social exclusion and inclusion, Martins theoretical perspectives; and development and learning, in Vygotsky s conceptions |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-03-20 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:32:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes. Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10435 |
identifier_str_mv |
Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes. Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10435 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/3/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/1/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/2/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c822dab1c3be6334db0718f21febbcd 2601aa3d7e4c1ae22e9d86ffdb1ef60c cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423994735558656 |