Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes lattes
Orientador(a): Silveira Bueno, José Geraldo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10435
Resumo: This study aims to investigate the social and educational practices brought to effect by a specialized institution providing social-educational services to seriously handicapped individuals, to the extent that apparent cognitive loss is recognized in such individuals and the need for social and educational practices targeting their development. The data have made it apparent that despite segregated they cannot be regarded as socially excluded. They are offered a service regarded as of high-life-quality standard seeking to develop educational practices which, once recognizing these limitations, seek to broaden their personal autonomy, thus allowing their access to human rights and citizenship. Data collecting has been performed through the institution s organizing documents, the proposals, reports, and social and educational activity evaluations. Qualitative treatment to the data was based upon theoretical contributions, regarding citizenship and education rights, by Martuccelli, Cury, and Bittar; social exclusion and inclusion, Martins theoretical perspectives; and development and learning, in Vygotsky s conceptions
id PUC_SP-1_a9d82148dcfacb65b94c6d7a34dabaea
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10435
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Silveira Bueno, José Geraldohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281105A9Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes2016-04-27T16:32:53Z2014-03-202014-02-14Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes. Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10435This study aims to investigate the social and educational practices brought to effect by a specialized institution providing social-educational services to seriously handicapped individuals, to the extent that apparent cognitive loss is recognized in such individuals and the need for social and educational practices targeting their development. The data have made it apparent that despite segregated they cannot be regarded as socially excluded. They are offered a service regarded as of high-life-quality standard seeking to develop educational practices which, once recognizing these limitations, seek to broaden their personal autonomy, thus allowing their access to human rights and citizenship. Data collecting has been performed through the institution s organizing documents, the proposals, reports, and social and educational activity evaluations. Qualitative treatment to the data was based upon theoretical contributions, regarding citizenship and education rights, by Martuccelli, Cury, and Bittar; social exclusion and inclusion, Martins theoretical perspectives; and development and learning, in Vygotsky s conceptionslevadas a efeito por instituição especializada no atendimento socioeducacional de sujeitos com deficiência intelectual grave, na medida em que se reconhecem os evidentes prejuízos cognitivos desses indivíduos e a necessidade de práticas sociais e educacionais específicas para seu desenvolvimento. Os dados evidenciaram que, embora segregados, eles não podem ser considerados excluídos socialmente. Eles recebem atendimento considerado de padrão elevado de qualidade de vida que procura desenvolver práticas educativas as quais, reconhecendo essas limitações, procuram ampliar as suas autonomias pessoais, propiciando, dessa maneira, o acesso aos direitos humanos e à cidadania. A coleta de dados foi realizada por meio de documentos organizadores da instituição, das propostas, relatórios e avaliações de atividades educacionais e sociais. O tratamento qualitativo dos dados teve como base as contribuições teóricas, no que tange aos direitos de cidadania e educação, de Martuccelli, Cury e Bittar; exclusão e inclusão social, nas perspectivas teóricas de Martins; e, desenvolvimento e aprendizagem, nas concepções de VigotskiCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23218/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoDeficiência intelectual graveInclusão/exclusão socialInstituição especializadaDireitos humanosSerious intellectual handicapSocial inclusion / exclusionSpecialized institutionHuman RightsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEducação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLucelia Fagundes Fernandes Noronha.pdf.txtLucelia Fagundes Fernandes Noronha.pdf.txtExtracted texttext/plain307147https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/3/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.txt2c822dab1c3be6334db0718f21febbcdMD53ORIGINALLucelia Fagundes Fernandes Noronha.pdfapplication/pdf847785https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/1/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf2601aa3d7e4c1ae22e9d86ffdb1ef60cMD51THUMBNAILLucelia Fagundes Fernandes Noronha.pdf.jpgLucelia Fagundes Fernandes Noronha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/2/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/104352022-06-25 09:24:36.352oai:repositorio.pucsp.br:handle/10435Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-25T12:24:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania
title Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania
spellingShingle Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania
Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes
Deficiência intelectual grave
Inclusão/exclusão social
Instituição especializada
Direitos humanos
Serious intellectual handicap
Social inclusion / exclusion
Specialized institution
Human Rights
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania
title_full Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania
title_fullStr Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania
title_full_unstemmed Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania
title_sort Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania
author Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes
author_facet Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira Bueno, José Geraldo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4281105A9
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes
contributor_str_mv Silveira Bueno, José Geraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual grave
Inclusão/exclusão social
Instituição especializada
Direitos humanos
topic Deficiência intelectual grave
Inclusão/exclusão social
Instituição especializada
Direitos humanos
Serious intellectual handicap
Social inclusion / exclusion
Specialized institution
Human Rights
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Serious intellectual handicap
Social inclusion / exclusion
Specialized institution
Human Rights
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This study aims to investigate the social and educational practices brought to effect by a specialized institution providing social-educational services to seriously handicapped individuals, to the extent that apparent cognitive loss is recognized in such individuals and the need for social and educational practices targeting their development. The data have made it apparent that despite segregated they cannot be regarded as socially excluded. They are offered a service regarded as of high-life-quality standard seeking to develop educational practices which, once recognizing these limitations, seek to broaden their personal autonomy, thus allowing their access to human rights and citizenship. Data collecting has been performed through the institution s organizing documents, the proposals, reports, and social and educational activity evaluations. Qualitative treatment to the data was based upon theoretical contributions, regarding citizenship and education rights, by Martuccelli, Cury, and Bittar; social exclusion and inclusion, Martins theoretical perspectives; and development and learning, in Vygotsky s conceptions
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-03-20
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes. Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10435
identifier_str_mv Noronha, Lucélia Fagundes Fernandes. Educação de adultos com deficiência intelectual grave: entre a exclusão social e o acesso aos direitos de cidadania. 2014. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/3/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/1/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10435/2/Lucelia%20Fagundes%20Fernandes%20Noronha.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c822dab1c3be6334db0718f21febbcd
2601aa3d7e4c1ae22e9d86ffdb1ef60c
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423994735558656