Comportamento do consumidor de refrigerantes: reflexos da mudança no mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Granato, Lourenço Augusto Camargo lattes
Orientador(a): Serralvo, Francisco Antonio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1371
Resumo: This study has a proposal to question the Brazilian consumer behaviour change, understand the main reasons for the development in the new line of soft drinks and other categories of drinks with healthy appeal, and their effects on the Brazilian beverage industry. From this way, the objective is to present the consumer behaviour historical, how is migrating, and what response the beverage market is giving in this context. Have notice the importance to identify the real influences on the consumer decision in the food scenery and healthy appeal habits. Due to the high importance of the beverage market in the national context, it becomes necessary a better understanding of this market niche, where the product of this work can be of great relevance to the academic segment and the business market. Due to the objectives and characteristics of this work, a survey research has been made, which sets a descriptive quantitative research, combining bibliography investigation and statistics analysis from secondary data about the consumption of the main lines of drinks with healthy appeal obtained by specialized institutes in research (AC Nielsen), among other documents related to the topic. The presented assumptions were confirmed statistically, and the results showed the consolidation of a specific consumers niche in our country, demonstrating a great potential of future development for these drinks categories, and promising to consolidate in the market as an alternative to regular soft drinks with added sugar
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Have notice the importance to identify the real influences on the consumer decision in the food scenery and healthy appeal habits. Due to the high importance of the beverage market in the national context, it becomes necessary a better understanding of this market niche, where the product of this work can be of great relevance to the academic segment and the business market. Due to the objectives and characteristics of this work, a survey research has been made, which sets a descriptive quantitative research, combining bibliography investigation and statistics analysis from secondary data about the consumption of the main lines of drinks with healthy appeal obtained by specialized institutes in research (AC Nielsen), among other documents related to the topic. The presented assumptions were confirmed statistically, and the results showed the consolidation of a specific consumers niche in our country, demonstrating a great potential of future development for these drinks categories, and promising to consolidate in the market as an alternative to regular soft drinks with added sugarEsse estudo tem como proposta investigar a mudança de comportamento do consumidor no Brasil, compreender os principais motivos para o crescimento da nova linha de refrigerantes e demais categorias de bebidas com apelo ao saudável e seus efeitos na indústria brasileira de bebidas. Desse modo, objetiva-se apresentar um histórico do comportamento do consumidor, a maneira como ele está migrando, e qual a resposta que o mercado de bebidas lhe oferece nesse contexto. Percebeu-se a importância de se identificar as reais influências sobre a tomada de decisão do consumidor perante o cenário de alimentação e hábitos com apelo ao saudável. Em razão da alta representatividade do mercado de bebidas no contexto nacional, torna-se necessária uma melhor compreensão desse nicho de mercado, onde o resultado desse trabalho pode ser de grande relevância para o setor acadêmico e o mercado empresarial. Em virtude dos objetivos e características desse trabalho, optou-se por um survey, o que configura uma pesquisa quantitativa descritiva, combinando-se levantamento bibliográfico e análises estatísticas de dados secundários sobre o consumo das principais categorias de bebidas com apelo ao saudável obtido por institutos especializados em pesquisa (AC Nielsen), entre outros documentos relacionados ao tema. As hipóteses apresentadas foram confirmadas estatisticamente, e os resultados mostraram a consolidação de um nicho específico de consumidores em nosso país, demonstrando um grande potencial de desenvolvimento futuro para essas categorias de bebidas, e prometendo se consolidar no mercado como uma alternativa aos refrigerantes regulares com adição de açúcarCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2301/Lourenco%20Augusto%20Camargo%20Granato.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisComportamento do consumidorMercado de bebidasComportamento do ConsumisdorBebidas -- ConsumoRefrigerantesConsumer behaviourBeverage marketCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASComportamento do consumidor de refrigerantes: reflexos da mudança no mercado brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLourenco Augusto Camargo Granato.pdf.txtLourenco Augusto Camargo Granato.pdf.txtExtracted texttext/plain200430https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1371/3/Lourenco%20Augusto%20Camargo%20Granato.pdf.txt9a4d9670fdd1857870f4067b3ecb1f74MD53ORIGINALLourenco Augusto Camargo Granato.pdfapplication/pdf617404https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1371/1/Lourenco%20Augusto%20Camargo%20Granato.pdf26917ea4806c0002f51e0dc883042b01MD51THUMBNAILLourenco Augusto Camargo Granato.pdf.jpgLourenco Augusto Camargo Granato.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1371/2/Lourenco%20Augusto%20Camargo%20Granato.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/13712022-12-20 11:21:13.842oai:repositorio.pucsp.br:handle/1371Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-20T14:21:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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