Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Luna, Tânia Souza de lattes
Orientador(a): Siqueira, João Hilton Sayeg de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
Departamento: Língua Portuguesa
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14510
Resumo: This research has its origin in several discussions about learning of reading, writing and pedagogical practices from teachers of elementary school.The study intends to answer how a training course helps pedagogical practices and how it makes teachers of elementary school change their teaching practices in the present schools. Then, first of all we think our reality is complex and it creates a lot of meanings so schools need training their students for living actively in society. It is important to discuss how schools teach knowledge about linguistics associated to social practices. So we associated theory and practices (conceptions of learning, language and literacy) because pedagogical practices need to be led by clear objectives and to be a connection between society and people. For statistical analysis, we have made a survey with training teachers by a program of training teachers called Letra e Vida from Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. This research aims to contribute to discussions about learning and literacy in public schools
id PUC_SP-1_b9ddc041470df9fada9b969ff2f1e801
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/14510
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Siqueira, João Hilton Sayeg dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261461Y2Luna, Tânia Souza de2016-04-28T19:34:26Z2008-06-162008-05-09Luna, Tânia Souza de. Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14510This research has its origin in several discussions about learning of reading, writing and pedagogical practices from teachers of elementary school.The study intends to answer how a training course helps pedagogical practices and how it makes teachers of elementary school change their teaching practices in the present schools. Then, first of all we think our reality is complex and it creates a lot of meanings so schools need training their students for living actively in society. It is important to discuss how schools teach knowledge about linguistics associated to social practices. So we associated theory and practices (conceptions of learning, language and literacy) because pedagogical practices need to be led by clear objectives and to be a connection between society and people. For statistical analysis, we have made a survey with training teachers by a program of training teachers called Letra e Vida from Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. This research aims to contribute to discussions about learning and literacy in public schoolsEste trabalho tem como origem as diversas indagações existentes acerca da aprendizagem da leitura e da escrita nas práticas pedagógicas do professor do 1º Ciclo. O estudo tem como objetivo responder até que ponto um curso de capacitação para professores alfabetizadores influencia a prática pedagógica e motiva o professor para uma mudança de postura frente aos objetivos atuais da escola. Para tanto, partiu-se do princípio de que a realidade em que vivemos é complexa e geradora de muitos e diferentes sentidos e que por isso a escola, como instituição sistemática, precisa formar o aluno para o exercício real da cidadania. É preciso discutir as diferentes determinações que conduzem à dificuldade da escola em desenvolver o processo de conhecimento lingüístico dos alunos atrelando-o com sua inserção na sociedade. Para tanto se relacionou teoria e prática (as concepções de aprendizagem, as concepções de linguagem, a alfabetização e o letramento) já que a ação pedagógica precisa ser dirigida por finalidades conscientes e atuar como atividade mediadora da esfera social na formação do indivíduo. Para a análise observacional estatística, realizou-se uma pesquisa com professores formados pelo Programa para Professores Alfabetizadores Letra e Vida - da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Essa pesquisa destina-se a contribuir para as discussões acerca da alfabetização e letramento na rede pública de ensinoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30029/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaFormação de professoresAlfabetizacaoProfessores de portugues -- Formacao profissionalLetramentoLingua portuguesa -- Estudo e ensinoTraining teachersLiteracyPortuguese languageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESACurso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTania Souza de Luna.pdf.txtTania Souza de Luna.pdf.txtExtracted texttext/plain192690https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/3/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf.txt4515f3397110ffb60dc12b61567a6a7bMD53ORIGINALTania Souza de Luna.pdfapplication/pdf793082https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/1/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf77160d3c979e203180fcd5d0cb951020MD51THUMBNAILTania Souza de Luna.pdf.jpgTania Souza de Luna.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/2/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/145102022-04-28 10:28:13.017oai:repositorio.pucsp.br:handle/14510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:28:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem
title Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem
spellingShingle Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem
Luna, Tânia Souza de
Formação de professores
Alfabetizacao
Professores de portugues -- Formacao profissional
Letramento
Lingua portuguesa -- Estudo e ensino
Training teachers
Literacy
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem
title_full Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem
title_fullStr Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem
title_full_unstemmed Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem
title_sort Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem
author Luna, Tânia Souza de
author_facet Luna, Tânia Souza de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Siqueira, João Hilton Sayeg de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261461Y2
dc.contributor.author.fl_str_mv Luna, Tânia Souza de
contributor_str_mv Siqueira, João Hilton Sayeg de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Alfabetizacao
Professores de portugues -- Formacao profissional
Letramento
Lingua portuguesa -- Estudo e ensino
topic Formação de professores
Alfabetizacao
Professores de portugues -- Formacao profissional
Letramento
Lingua portuguesa -- Estudo e ensino
Training teachers
Literacy
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv Training teachers
Literacy
Portuguese language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This research has its origin in several discussions about learning of reading, writing and pedagogical practices from teachers of elementary school.The study intends to answer how a training course helps pedagogical practices and how it makes teachers of elementary school change their teaching practices in the present schools. Then, first of all we think our reality is complex and it creates a lot of meanings so schools need training their students for living actively in society. It is important to discuss how schools teach knowledge about linguistics associated to social practices. So we associated theory and practices (conceptions of learning, language and literacy) because pedagogical practices need to be led by clear objectives and to be a connection between society and people. For statistical analysis, we have made a survey with training teachers by a program of training teachers called Letra e Vida from Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. This research aims to contribute to discussions about learning and literacy in public schools
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T19:34:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Luna, Tânia Souza de. Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14510
identifier_str_mv Luna, Tânia Souza de. Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Língua Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/3/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/1/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/2/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4515f3397110ffb60dc12b61567a6a7b
77160d3c979e203180fcd5d0cb951020
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423969405108224