Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa
|
Departamento: |
Língua Portuguesa
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14510 |
Resumo: | This research has its origin in several discussions about learning of reading, writing and pedagogical practices from teachers of elementary school.The study intends to answer how a training course helps pedagogical practices and how it makes teachers of elementary school change their teaching practices in the present schools. Then, first of all we think our reality is complex and it creates a lot of meanings so schools need training their students for living actively in society. It is important to discuss how schools teach knowledge about linguistics associated to social practices. So we associated theory and practices (conceptions of learning, language and literacy) because pedagogical practices need to be led by clear objectives and to be a connection between society and people. For statistical analysis, we have made a survey with training teachers by a program of training teachers called Letra e Vida from Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. This research aims to contribute to discussions about learning and literacy in public schools |
id |
PUC_SP-1_b9ddc041470df9fada9b969ff2f1e801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/14510 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Siqueira, João Hilton Sayeg dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261461Y2Luna, Tânia Souza de2016-04-28T19:34:26Z2008-06-162008-05-09Luna, Tânia Souza de. Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14510This research has its origin in several discussions about learning of reading, writing and pedagogical practices from teachers of elementary school.The study intends to answer how a training course helps pedagogical practices and how it makes teachers of elementary school change their teaching practices in the present schools. Then, first of all we think our reality is complex and it creates a lot of meanings so schools need training their students for living actively in society. It is important to discuss how schools teach knowledge about linguistics associated to social practices. So we associated theory and practices (conceptions of learning, language and literacy) because pedagogical practices need to be led by clear objectives and to be a connection between society and people. For statistical analysis, we have made a survey with training teachers by a program of training teachers called Letra e Vida from Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. This research aims to contribute to discussions about learning and literacy in public schoolsEste trabalho tem como origem as diversas indagações existentes acerca da aprendizagem da leitura e da escrita nas práticas pedagógicas do professor do 1º Ciclo. O estudo tem como objetivo responder até que ponto um curso de capacitação para professores alfabetizadores influencia a prática pedagógica e motiva o professor para uma mudança de postura frente aos objetivos atuais da escola. Para tanto, partiu-se do princípio de que a realidade em que vivemos é complexa e geradora de muitos e diferentes sentidos e que por isso a escola, como instituição sistemática, precisa formar o aluno para o exercício real da cidadania. É preciso discutir as diferentes determinações que conduzem à dificuldade da escola em desenvolver o processo de conhecimento lingüístico dos alunos atrelando-o com sua inserção na sociedade. Para tanto se relacionou teoria e prática (as concepções de aprendizagem, as concepções de linguagem, a alfabetização e o letramento) já que a ação pedagógica precisa ser dirigida por finalidades conscientes e atuar como atividade mediadora da esfera social na formação do indivíduo. Para a análise observacional estatística, realizou-se uma pesquisa com professores formados pelo Programa para Professores Alfabetizadores Letra e Vida - da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Essa pesquisa destina-se a contribuir para as discussões acerca da alfabetização e letramento na rede pública de ensinoSecretaria da Educação do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30029/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua PortuguesaPUC-SPBRLíngua PortuguesaFormação de professoresAlfabetizacaoProfessores de portugues -- Formacao profissionalLetramentoLingua portuguesa -- Estudo e ensinoTraining teachersLiteracyPortuguese languageCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESACurso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTania Souza de Luna.pdf.txtTania Souza de Luna.pdf.txtExtracted texttext/plain192690https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/3/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf.txt4515f3397110ffb60dc12b61567a6a7bMD53ORIGINALTania Souza de Luna.pdfapplication/pdf793082https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/1/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf77160d3c979e203180fcd5d0cb951020MD51THUMBNAILTania Souza de Luna.pdf.jpgTania Souza de Luna.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/2/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/145102022-04-28 10:28:13.017oai:repositorio.pucsp.br:handle/14510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:28:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem |
title |
Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem |
spellingShingle |
Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem Luna, Tânia Souza de Formação de professores Alfabetizacao Professores de portugues -- Formacao profissional Letramento Lingua portuguesa -- Estudo e ensino Training teachers Literacy Portuguese language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem |
title_full |
Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem |
title_fullStr |
Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem |
title_sort |
Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem |
author |
Luna, Tânia Souza de |
author_facet |
Luna, Tânia Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Siqueira, João Hilton Sayeg de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261461Y2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luna, Tânia Souza de |
contributor_str_mv |
Siqueira, João Hilton Sayeg de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Alfabetizacao Professores de portugues -- Formacao profissional Letramento Lingua portuguesa -- Estudo e ensino |
topic |
Formação de professores Alfabetizacao Professores de portugues -- Formacao profissional Letramento Lingua portuguesa -- Estudo e ensino Training teachers Literacy Portuguese language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Training teachers Literacy Portuguese language |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
This research has its origin in several discussions about learning of reading, writing and pedagogical practices from teachers of elementary school.The study intends to answer how a training course helps pedagogical practices and how it makes teachers of elementary school change their teaching practices in the present schools. Then, first of all we think our reality is complex and it creates a lot of meanings so schools need training their students for living actively in society. It is important to discuss how schools teach knowledge about linguistics associated to social practices. So we associated theory and practices (conceptions of learning, language and literacy) because pedagogical practices need to be led by clear objectives and to be a connection between society and people. For statistical analysis, we have made a survey with training teachers by a program of training teachers called Letra e Vida from Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. This research aims to contribute to discussions about learning and literacy in public schools |
publishDate |
2008 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-16 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T19:34:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Luna, Tânia Souza de. Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14510 |
identifier_str_mv |
Luna, Tânia Souza de. Curso de capacitação para professores do ciclo I na área de língua portuguesa: teorias e práticas de aprendizagem. 2008. 116 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Língua Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/3/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/1/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/14510/2/Tania%20Souza%20de%20Luna.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4515f3397110ffb60dc12b61567a6a7b 77160d3c979e203180fcd5d0cb951020 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423969405108224 |