Ambiguidades no lápis da natureza

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues
Orientador(a): Critelli, Dulce Mara
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Departamento: Filosofia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11547
Resumo: The aim of this dissertation is to analyze the question of the photographic ambiguity in the 19th century from the theoretical assumption that photography was considered, in its origins, a kind of pencil of nature . This concept was developed by the English researcher and photographer William Henry Fox Talbot, in the work The Pencil of Nature, published between 1844 and 1846. Our discussion is based on the assumption that The Pencil of Nature already presented ambiguities and ambivalences typical of the photographic practice in the 19th century and, to an extent, until today, as regards the technical, scientific, commercial and artistic appeal of an industrial society. We draw examples from the photographic production at the time, using concepts developed by philosophers and theorists of photography such as Martin Heidegger, Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Philippe Dubois, André Rouillé and Boris Kossoy, related to some basic notions about the photographic language: the question of technology and photographic verisimilitude, the shift in the perception of reality through photography and the presence of death in the photographic image
id PUC_SP-1_bbbe119fa2ee6810a791f3a27ef38d79
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11547
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Critelli, Dulce MaraRuiz, Paulo Eduardo Rodrigues2016-04-27T17:26:53Z2011-01-072010-11-23Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues. Ambiguidades no lápis da natureza . 2010. 211 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11547The aim of this dissertation is to analyze the question of the photographic ambiguity in the 19th century from the theoretical assumption that photography was considered, in its origins, a kind of pencil of nature . This concept was developed by the English researcher and photographer William Henry Fox Talbot, in the work The Pencil of Nature, published between 1844 and 1846. Our discussion is based on the assumption that The Pencil of Nature already presented ambiguities and ambivalences typical of the photographic practice in the 19th century and, to an extent, until today, as regards the technical, scientific, commercial and artistic appeal of an industrial society. We draw examples from the photographic production at the time, using concepts developed by philosophers and theorists of photography such as Martin Heidegger, Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Philippe Dubois, André Rouillé and Boris Kossoy, related to some basic notions about the photographic language: the question of technology and photographic verisimilitude, the shift in the perception of reality through photography and the presence of death in the photographic imageO objetivo deste trabalho é refletir a respeito da questão da ambiguidade fotográfica no século XIX a partir do pressuposto teórico de que a fotografia era considerada, em seus primórdios, uma espécie de lápis da natureza . Este conceito foi concebido pelo pesquisador e fotógrafo inglês William Henry Fox Talbot, na obra ThePencilofNature, publicada entre os anos de 1844 e 1846. O fio condutor de nossa discussão parte da hipótese de que ThePencilofNature já apresentava uma série de ambiguidades e ambivalências características da prática fotográfica do século XIX e, em parte, até os dias de hoje, em relação ao apelo técnico-científico, comercial e artístico de uma sociedade industrial. Para tal reflexão, utilizaremos alguns exemplos da produção fotográfica da época, fazendo uso de alguns conceitos de filósofos e de pensadores da fotografia tais como Martin Heidegger, Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Philippe Dubois, André Rouillé e Boris Kossoy, relacionados a alguns preceitos básicos sobre a linguagem fotográfica: a questão da técnica e da verossimilhança fotográficas, a transformação da percepção do real por meio da fotografia e a presença da morte no registro fotográficoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24417/Paulo%20Eduardo%20Rodrigues%20Ruiz.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em FilosofiaPUC-SPBRFilosofiaFotografiaCalótipo/ Ambiguidades fotográficasQuestão da técnicaMorte na fotografiaPhotographyThe Pencil of NatureFox TalbotCalotypePhotographic ambiguityQuestion of technologyDeath in the photographic imageCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAAmbiguidades no lápis da natureza info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPaulo Eduardo Rodrigues Ruiz.pdf.txtPaulo Eduardo Rodrigues Ruiz.pdf.txtExtracted texttext/plain498456https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11547/3/Paulo%20Eduardo%20Rodrigues%20Ruiz.pdf.txt9d081a2784e629e572ac9b672f951332MD53ORIGINALPaulo Eduardo Rodrigues Ruiz.pdfapplication/pdf17241835https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11547/1/Paulo%20Eduardo%20Rodrigues%20Ruiz.pdf3ae3cf02e74bd112c2c13464d3b713ecMD51THUMBNAILPaulo Eduardo Rodrigues Ruiz.pdf.jpgPaulo Eduardo Rodrigues Ruiz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11547/2/Paulo%20Eduardo%20Rodrigues%20Ruiz.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/115472022-04-28 07:28:09.427oai:repositorio.pucsp.br:handle/11547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:28:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Ambiguidades no lápis da natureza
title Ambiguidades no lápis da natureza
spellingShingle Ambiguidades no lápis da natureza
Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues
Fotografia
Calótipo/ Ambiguidades fotográficas
Questão da técnica
Morte na fotografia
Photography
The Pencil of Nature
Fox Talbot
Calotype
Photographic ambiguity
Question of technology
Death in the photographic image
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short Ambiguidades no lápis da natureza
title_full Ambiguidades no lápis da natureza
title_fullStr Ambiguidades no lápis da natureza
title_full_unstemmed Ambiguidades no lápis da natureza
title_sort Ambiguidades no lápis da natureza
author Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues
author_facet Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Critelli, Dulce Mara
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues
contributor_str_mv Critelli, Dulce Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Calótipo/ Ambiguidades fotográficas
Questão da técnica
Morte na fotografia
topic Fotografia
Calótipo/ Ambiguidades fotográficas
Questão da técnica
Morte na fotografia
Photography
The Pencil of Nature
Fox Talbot
Calotype
Photographic ambiguity
Question of technology
Death in the photographic image
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Photography
The Pencil of Nature
Fox Talbot
Calotype
Photographic ambiguity
Question of technology
Death in the photographic image
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description The aim of this dissertation is to analyze the question of the photographic ambiguity in the 19th century from the theoretical assumption that photography was considered, in its origins, a kind of pencil of nature . This concept was developed by the English researcher and photographer William Henry Fox Talbot, in the work The Pencil of Nature, published between 1844 and 1846. Our discussion is based on the assumption that The Pencil of Nature already presented ambiguities and ambivalences typical of the photographic practice in the 19th century and, to an extent, until today, as regards the technical, scientific, commercial and artistic appeal of an industrial society. We draw examples from the photographic production at the time, using concepts developed by philosophers and theorists of photography such as Martin Heidegger, Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Philippe Dubois, André Rouillé and Boris Kossoy, related to some basic notions about the photographic language: the question of technology and photographic verisimilitude, the shift in the perception of reality through photography and the presence of death in the photographic image
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-23
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T17:26:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues. Ambiguidades no lápis da natureza . 2010. 211 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11547
identifier_str_mv Ruiz, Paulo Eduardo Rodrigues. Ambiguidades no lápis da natureza . 2010. 211 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11547/3/Paulo%20Eduardo%20Rodrigues%20Ruiz.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11547/1/Paulo%20Eduardo%20Rodrigues%20Ruiz.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11547/2/Paulo%20Eduardo%20Rodrigues%20Ruiz.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d081a2784e629e572ac9b672f951332
3ae3cf02e74bd112c2c13464d3b713ec
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424058421870592