Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Cônsolo, Adriane Treitero lattes
Orientador(a): Almeida, Fernando José de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Faculdade de Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9679
Resumo: This research goal is to study about communication and information technologies applied in deaf education. To this end, we started tracing certain aspects of the historical course of the deaf in society, presenting difficulties over time to be inserted and accepted in society. This research is fundamented in the process and methods education investigation for the deaf students in the history. We also sought to show that the development of reading and writing skills were very relevant issues for the individual deaf begin the process of integration in society through written language. Later we discussed the question of breakthrough communication technologies and information and how this technology can enhance the living and social interaction among deaf people in society in which we live. All this teaching methodologies applied in the school. For the realization this research we use bibliographic references and field research in a deaf bilingual school called EMEBS Helen Keller. The searches were applied using interviews with teachers and questionnaires with closed to deaf students. And we concluded that the technology is well planned and employed can be an important resource for the teaching and learning of deaf students
id PUC_SP-1_be15d60f65ca30042b37f4c3bf057acf
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/9679
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Almeida, Fernando José dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268411P4Cônsolo, Adriane Treitero2016-04-27T14:31:01Z2012-12-112012-11-09Cônsolo, Adriane Treitero. Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9679This research goal is to study about communication and information technologies applied in deaf education. To this end, we started tracing certain aspects of the historical course of the deaf in society, presenting difficulties over time to be inserted and accepted in society. This research is fundamented in the process and methods education investigation for the deaf students in the history. We also sought to show that the development of reading and writing skills were very relevant issues for the individual deaf begin the process of integration in society through written language. Later we discussed the question of breakthrough communication technologies and information and how this technology can enhance the living and social interaction among deaf people in society in which we live. All this teaching methodologies applied in the school. For the realization this research we use bibliographic references and field research in a deaf bilingual school called EMEBS Helen Keller. The searches were applied using interviews with teachers and questionnaires with closed to deaf students. And we concluded that the technology is well planned and employed can be an important resource for the teaching and learning of deaf studentsEsta pesquisa realiza um estudo voltado às tecnologias de comunicação e informação aplicadas à educação de sujeitos surdos. Para tanto, foram traçados alguns aspectos do percurso histórico do indivíduo surdo vivendo no ambiente escolar e apresentando dificuldades ao longo do tempo para ser inserido e aceito na sociedade. Esta pesquisa também se volta para uma investigação dos processos e métodos educacionais do aluno não ouvinte ao longo dos tempos. Procurou-se mostrar que o desenvolvimento de habilidades de escrever e ler foram questões bastante relevantes para que o indivíduo surdo iniciasse seu processo de inserção na sociedade através da linguagem escrita. Posteriormente, se discute a questão do avanço das tecnologias de comunicação e de informação e como o uso desta tecnologia pode potencializar o convívio e interação social entre pessoas surdas na sociedade. Descreve-se de que forma todo esse processo está inserido nas metodologias de ensino dentro de uma instituição educacional. Para realização desta pesquisa foram utilizadas, como metodologia, as pesquisas bibliográficas e a pesquisa de campo em uma escola bilíngue para surdos chamada EMEBS Helen Keller. As pesquisas foram aplicadas por meio de entrevistas com o corpo docente e questionários com perguntas fechadas para os alunos surdos. E pudemos concluir que a tecnologia se bem planejada e empregada pode ser um recurso importante para o ensino e aprendizagem de alunos surdosapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22692/Adriane%20Treitero%20Consolo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBRFaculdade de EducaçãoEducação bilíngueTecnologias de comunicação e informaçãoSurdosBilingual educationCurriculumInformation and communication technologiesDeafCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOEfeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdosThe effects of the computer, the internet and the phone can provide the living and written communication between deafinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAdriane Treitero Consolo.pdf.txtAdriane Treitero Consolo.pdf.txtExtracted texttext/plain215142https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9679/3/Adriane%20Treitero%20Consolo.pdf.txtf8c1359393bbe4f6ff1e019c31e64cb8MD53ORIGINALAdriane Treitero Consolo.pdfapplication/pdf5023041https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9679/1/Adriane%20Treitero%20Consolo.pdfbd6e8b3508f9bbc65992b419d3b83d32MD51THUMBNAILAdriane Treitero Consolo.pdf.jpgAdriane Treitero Consolo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9679/2/Adriane%20Treitero%20Consolo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/96792022-04-27 08:57:50.644oai:repositorio.pucsp.br:handle/9679Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T11:57:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The effects of the computer, the internet and the phone can provide the living and written communication between deaf
title Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos
spellingShingle Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos
Cônsolo, Adriane Treitero
Educação bilíngue
Tecnologias de comunicação e informação
Surdos
Bilingual education
Curriculum
Information and communication technologies
Deaf
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos
title_full Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos
title_fullStr Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos
title_full_unstemmed Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos
title_sort Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos
author Cônsolo, Adriane Treitero
author_facet Cônsolo, Adriane Treitero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Fernando José de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268411P4
dc.contributor.author.fl_str_mv Cônsolo, Adriane Treitero
contributor_str_mv Almeida, Fernando José de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue
Tecnologias de comunicação e informação
Surdos
topic Educação bilíngue
Tecnologias de comunicação e informação
Surdos
Bilingual education
Curriculum
Information and communication technologies
Deaf
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.eng.fl_str_mv Bilingual education
Curriculum
Information and communication technologies
Deaf
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This research goal is to study about communication and information technologies applied in deaf education. To this end, we started tracing certain aspects of the historical course of the deaf in society, presenting difficulties over time to be inserted and accepted in society. This research is fundamented in the process and methods education investigation for the deaf students in the history. We also sought to show that the development of reading and writing skills were very relevant issues for the individual deaf begin the process of integration in society through written language. Later we discussed the question of breakthrough communication technologies and information and how this technology can enhance the living and social interaction among deaf people in society in which we live. All this teaching methodologies applied in the school. For the realization this research we use bibliographic references and field research in a deaf bilingual school called EMEBS Helen Keller. The searches were applied using interviews with teachers and questionnaires with closed to deaf students. And we concluded that the technology is well planned and employed can be an important resource for the teaching and learning of deaf students
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cônsolo, Adriane Treitero. Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9679
identifier_str_mv Cônsolo, Adriane Treitero. Efeitos do computador, da internet e do celular na comunicação escrita entre surdos. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9679/3/Adriane%20Treitero%20Consolo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9679/1/Adriane%20Treitero%20Consolo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9679/2/Adriane%20Treitero%20Consolo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f8c1359393bbe4f6ff1e019c31e64cb8
bd6e8b3508f9bbc65992b419d3b83d32
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424121754812416