Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Brezolin, Ligia Maria Teixeira de Faria lattes
Orientador(a): Giorno, Fernando Antonio de Castro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18256
Resumo: This research is a proposal for the application of concept maps in Higher Education Computing in two aspects: the integration of disciplines that make up the curriculum, as well as in students learning, leading them to a meaningful learning. Higher education is seen as a challenge in creating techniques that can be a potential factor in student learning in a way they could study and learn the subjects contents in a more enjoyable way. The study was based on the qualitative analysis, having as a theoretical reference Ausubel, Novak, Gowin, Gagné, Piaget and Bruner. The concepts related to teaching and learning are discussed, highlighting the cognitive theory of learning and concept maps. The research was carried out in Computing Science Course at UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Unidade de Ensino de Lorena, in the subject Object-Oriented Programming Language. The teacher and the students of first year (second semester) course were the subjects of the research. The activities related to the course contents and the use of concept maps across the CmapTools software and analysis of the maps developed by the students were carried out during the research. The results showed that the implementation of the concept maps technique in the teaching of computing was a potential learning facilitator action as well as to allow this occurrence in other disciplines of the course
id PUC_SP-1_bf51b7830ccbc0663b4fb092fda7a0d7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18256
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Giorno, Fernando Antonio de Castrohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4524406U1Brezolin, Ligia Maria Teixeira de Faria2016-04-29T14:23:53Z2010-04-272010-02-25Brezolin, Ligia Maria Teixeira de Faria. Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18256This research is a proposal for the application of concept maps in Higher Education Computing in two aspects: the integration of disciplines that make up the curriculum, as well as in students learning, leading them to a meaningful learning. Higher education is seen as a challenge in creating techniques that can be a potential factor in student learning in a way they could study and learn the subjects contents in a more enjoyable way. The study was based on the qualitative analysis, having as a theoretical reference Ausubel, Novak, Gowin, Gagné, Piaget and Bruner. The concepts related to teaching and learning are discussed, highlighting the cognitive theory of learning and concept maps. The research was carried out in Computing Science Course at UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Unidade de Ensino de Lorena, in the subject Object-Oriented Programming Language. The teacher and the students of first year (second semester) course were the subjects of the research. The activities related to the course contents and the use of concept maps across the CmapTools software and analysis of the maps developed by the students were carried out during the research. The results showed that the implementation of the concept maps technique in the teaching of computing was a potential learning facilitator action as well as to allow this occurrence in other disciplines of the courseEsta pesquisa consiste numa proposta para aplicação de Mapas Conceituais no Ensino Superior de Computação em duas vertentes: na integração vertical e horizontal das disciplinas que compõe a grade curricular, bem como na aprendizagem do aluno levando-o a uma aprendizagem significativa. Destaca-se o Ensino Superior como um desafio em adotar técnicas que possam ser um fator potencial no aprendizado do aluno, pois permitirá estudar e aprender os conteúdos das disciplinas de um modo mais agradável. O estudo baseou-se na análise qualitativa, tomando como referencial teórico Ausubel, Novak, Gowin, Gagné, Piaget e Bruner. São abordados conceitos relacionados ao ensino-aprendizagem, destacando-se a Teoria Cognitivista de Aprendizagem e Mapas Conceituais. A pesquisa foi efetivada no curso de Ciência da Computação do UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo Unidade de Ensino de Lorena, abordando a disciplina Linguagem de Programação Orientada a Objeto. Participaram a professora e os alunos do primeiro ano (segundo semestre) do curso. Foram desenvolvidas atividades relacionadas com os conteúdos da disciplina e o uso de Mapas Conceituais através do software CMapTools e análise da evolução dos mapas desenvolvidos pelos alunos. Os resultados mostraram que a implementação da técnica de Mapas Conceituais no ensino da Computação se constituiu numa ação potencialmente facilitadora de aprendizagem, além de possibilitar essa ocorrência nas demais disciplinas do cursoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35050/Ligia%20Maria%20Teixeira%20de%20Faria%20Brezolin.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaMapas conceituaisAprendizagem significativaComputaçãoCiencia da computacao -- Estudo e ensinoInteligencia artificialEngenharia de softwareConcept mapsMeaningful learningComputerCNPQ::ENGENHARIASUma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTLigia Maria Teixeira de Faria Brezolin.pdf.txtLigia Maria Teixeira de Faria Brezolin.pdf.txtExtracted texttext/plain186777https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18256/3/Ligia%20Maria%20Teixeira%20de%20Faria%20Brezolin.pdf.txt1c7c11da786c10669fe6624f7f1a5286MD53ORIGINALLigia Maria Teixeira de Faria Brezolin.pdfapplication/pdf9818670https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18256/1/Ligia%20Maria%20Teixeira%20de%20Faria%20Brezolin.pdfcc257edfb80c2050f5d0f3b82ea3c40eMD51THUMBNAILLigia Maria Teixeira de Faria Brezolin.pdf.jpgLigia Maria Teixeira de Faria Brezolin.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3804https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18256/2/Ligia%20Maria%20Teixeira%20de%20Faria%20Brezolin.pdf.jpgc9756bc384c6d1294be190bbfacf171dMD52handle/182562022-06-15 13:13:53.521oai:repositorio.pucsp.br:handle/18256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-15T16:13:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação
title Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação
spellingShingle Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação
Brezolin, Ligia Maria Teixeira de Faria
Mapas conceituais
Aprendizagem significativa
Computação
Ciencia da computacao -- Estudo e ensino
Inteligencia artificial
Engenharia de software
Concept maps
Meaningful learning
Computer
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação
title_full Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação
title_fullStr Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação
title_full_unstemmed Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação
title_sort Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação
author Brezolin, Ligia Maria Teixeira de Faria
author_facet Brezolin, Ligia Maria Teixeira de Faria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giorno, Fernando Antonio de Castro
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4524406U1
dc.contributor.author.fl_str_mv Brezolin, Ligia Maria Teixeira de Faria
contributor_str_mv Giorno, Fernando Antonio de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas conceituais
Aprendizagem significativa
Computação
Ciencia da computacao -- Estudo e ensino
Inteligencia artificial
Engenharia de software
topic Mapas conceituais
Aprendizagem significativa
Computação
Ciencia da computacao -- Estudo e ensino
Inteligencia artificial
Engenharia de software
Concept maps
Meaningful learning
Computer
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Concept maps
Meaningful learning
Computer
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description This research is a proposal for the application of concept maps in Higher Education Computing in two aspects: the integration of disciplines that make up the curriculum, as well as in students learning, leading them to a meaningful learning. Higher education is seen as a challenge in creating techniques that can be a potential factor in student learning in a way they could study and learn the subjects contents in a more enjoyable way. The study was based on the qualitative analysis, having as a theoretical reference Ausubel, Novak, Gowin, Gagné, Piaget and Bruner. The concepts related to teaching and learning are discussed, highlighting the cognitive theory of learning and concept maps. The research was carried out in Computing Science Course at UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Unidade de Ensino de Lorena, in the subject Object-Oriented Programming Language. The teacher and the students of first year (second semester) course were the subjects of the research. The activities related to the course contents and the use of concept maps across the CmapTools software and analysis of the maps developed by the students were carried out during the research. The results showed that the implementation of the concept maps technique in the teaching of computing was a potential learning facilitator action as well as to allow this occurrence in other disciplines of the course
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:23:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Brezolin, Ligia Maria Teixeira de Faria. Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18256
identifier_str_mv Brezolin, Ligia Maria Teixeira de Faria. Uma proposta para aplicação de mapas conceituais ao processo de ensino-aprendizagem de computação. 2010. 138 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18256/3/Ligia%20Maria%20Teixeira%20de%20Faria%20Brezolin.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18256/1/Ligia%20Maria%20Teixeira%20de%20Faria%20Brezolin.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18256/2/Ligia%20Maria%20Teixeira%20de%20Faria%20Brezolin.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c7c11da786c10669fe6624f7f1a5286
cc257edfb80c2050f5d0f3b82ea3c40e
c9756bc384c6d1294be190bbfacf171d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424062756683776