"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Proença, Maria Alice de Rezende lattes
Orientador(a): Feldmann, Marina Graziela
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10124
Resumo: This collaborative inter-disciplinary research in action aims to reflect upon an experience of early childhood teacher education, basead on the belief that the school is the proper locus for the (trans)formation of the educators through a process of valuing and strengthening their own practical and theoretical knowledge and their group culture. It has its foundation in a constructivist philosophy that stresses the importance of social interaction and practical knowledge present in everyday life in the classroom. The methodology of study was structured in projects of work which included the elaboration of portfolios and data bases as instruments for reflection and replainning of the curriculum. The curriculum in action was built with the use of methodological instruments as: observation, recording, reflection, planning and evaluation in the search of attending the living demands of the group class such as: interests, needs and lacks, which drive the transformation of the pedagogical practices. The results indicate the value of early childhood teacher education experiences based on this constructivist approach. The teachers involved in this project demonstrated gains in: being more conscious and responsible on his own choices, action and authorship in pedagogical projects and the colective life of the school
id PUC_SP-1_c17e105d276ac8af4112760410684ebb
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10124
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Feldmann, Marina Grazielahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559298Y3Proença, Maria Alice de Rezende2016-04-27T14:32:28Z2009-05-282009-05-07Proença, Maria Alice de Rezende. "The construction of a curriculum in action in early childhood teacher education - from Alice to Alice: reports of experiences in the wonderlands of teaching". 2009. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10124This collaborative inter-disciplinary research in action aims to reflect upon an experience of early childhood teacher education, basead on the belief that the school is the proper locus for the (trans)formation of the educators through a process of valuing and strengthening their own practical and theoretical knowledge and their group culture. It has its foundation in a constructivist philosophy that stresses the importance of social interaction and practical knowledge present in everyday life in the classroom. The methodology of study was structured in projects of work which included the elaboration of portfolios and data bases as instruments for reflection and replainning of the curriculum. The curriculum in action was built with the use of methodological instruments as: observation, recording, reflection, planning and evaluation in the search of attending the living demands of the group class such as: interests, needs and lacks, which drive the transformation of the pedagogical practices. The results indicate the value of early childhood teacher education experiences based on this constructivist approach. The teachers involved in this project demonstrated gains in: being more conscious and responsible on his own choices, action and authorship in pedagogical projects and the colective life of the schoolEsta pesquisa-ação colaborativa de cunho interdisciplinar tem como objetivo apresentar, no sentido de tornar presente, um projeto de formação em serviço de educadores da infância. A escola, considerada como o lócus apropriado para a (trans)formação dos docentes, a partir dos saberes e fazeres dos professores de educação infantil e do fortalecimento de uma cultura de grupo, foi o espaço-ambiente deste processo. A pesquisa baseia-se na elaboração de um currículo vivo , construído no dia-a-dia da instituição, pautado no uso de instrumentos metodológico observação, planejamento, registro, reflexão e avaliação , considerados como ferramentas essenciais ao trabalho pedagógico qualificado. A meta foi a construção de um currículo que contemplasse interesses, necessidades, faltas do grupo e nas transformações decorrentes das práticas pedagógicas. A proposta de formação está baseada na filosofia construtivista, na interação entre os sujeitos do grupo e na relação estabelecida entre fazeres e saberes pedagógicos que compõem a ação cotidiana dos professores. A metodologia utilizada foi o trabalho com projetos e registros em redes e portfólios, espaços de interação e trocas desafiadoras, que ampliam matrizes de atuação de cada sujeito e do grupo como um todo. Os resultados obtidos com o projeto apontam para a apropriação da intencionalidade da ação docente, a responsabilidade de escolhas, a construção da autoria dos projetos, a participação do grupo como um todo na aprendizagem de cada sujeito e, em especial, a clareza do que é ser professor de educação infantilapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22188/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoEducação infantilFormação de professoresCurrículo em açãoAutoriaCurriculoEducacao de criancasProfessores de educacao pre-escolar -- Formacao profissionalInterdisciplinaridade em educacaoEarly childhoodTeacher educationCurriculum in actionInterdisciplinarityAuthorshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência""The construction of a curriculum in action in early childhood teacher education - from Alice to Alice: reports of experiences in the wonderlands of teaching"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Alice de Rezende Proenca.pdf.txtMaria Alice de Rezende Proenca.pdf.txtExtracted texttext/plain358044https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/3/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf.txt7c45b8028dc72e932cc541f3e626f596MD53ORIGINALMaria Alice de Rezende Proenca.pdfapplication/pdf4022423https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/1/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf992efec6c9914eeb5cbbfc8a3e488544MD51THUMBNAILMaria Alice de Rezende Proenca.pdf.jpgMaria Alice de Rezende Proenca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3339https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/2/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf.jpg0ddaa6351f94e7d963e73e70ed2a0410MD52handle/101242022-04-28 03:06:41.58oai:repositorio.pucsp.br:handle/10124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T06:06:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv "A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência"
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv "The construction of a curriculum in action in early childhood teacher education - from Alice to Alice: reports of experiences in the wonderlands of teaching"
title "A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência"
spellingShingle "A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência"
Proença, Maria Alice de Rezende
Educação infantil
Formação de professores
Currículo em ação
Autoria
Curriculo
Educacao de criancas
Professores de educacao pre-escolar -- Formacao profissional
Interdisciplinaridade em educacao
Early childhood
Teacher education
Curriculum in action
Interdisciplinarity
Authorship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short "A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência"
title_full "A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência"
title_fullStr "A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência"
title_full_unstemmed "A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência"
title_sort "A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência"
author Proença, Maria Alice de Rezende
author_facet Proença, Maria Alice de Rezende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feldmann, Marina Graziela
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559298Y3
dc.contributor.author.fl_str_mv Proença, Maria Alice de Rezende
contributor_str_mv Feldmann, Marina Graziela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Formação de professores
Currículo em ação
Autoria
Curriculo
Educacao de criancas
Professores de educacao pre-escolar -- Formacao profissional
Interdisciplinaridade em educacao
topic Educação infantil
Formação de professores
Currículo em ação
Autoria
Curriculo
Educacao de criancas
Professores de educacao pre-escolar -- Formacao profissional
Interdisciplinaridade em educacao
Early childhood
Teacher education
Curriculum in action
Interdisciplinarity
Authorship
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood
Teacher education
Curriculum in action
Interdisciplinarity
Authorship
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This collaborative inter-disciplinary research in action aims to reflect upon an experience of early childhood teacher education, basead on the belief that the school is the proper locus for the (trans)formation of the educators through a process of valuing and strengthening their own practical and theoretical knowledge and their group culture. It has its foundation in a constructivist philosophy that stresses the importance of social interaction and practical knowledge present in everyday life in the classroom. The methodology of study was structured in projects of work which included the elaboration of portfolios and data bases as instruments for reflection and replainning of the curriculum. The curriculum in action was built with the use of methodological instruments as: observation, recording, reflection, planning and evaluation in the search of attending the living demands of the group class such as: interests, needs and lacks, which drive the transformation of the pedagogical practices. The results indicate the value of early childhood teacher education experiences based on this constructivist approach. The teachers involved in this project demonstrated gains in: being more conscious and responsible on his own choices, action and authorship in pedagogical projects and the colective life of the school
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Proença, Maria Alice de Rezende. "The construction of a curriculum in action in early childhood teacher education - from Alice to Alice: reports of experiences in the wonderlands of teaching". 2009. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10124
identifier_str_mv Proença, Maria Alice de Rezende. "The construction of a curriculum in action in early childhood teacher education - from Alice to Alice: reports of experiences in the wonderlands of teaching". 2009. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/3/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/1/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/2/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c45b8028dc72e932cc541f3e626f596
992efec6c9914eeb5cbbfc8a3e488544
0ddaa6351f94e7d963e73e70ed2a0410
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423928794808320