"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência"
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
Departamento: |
Educação
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10124 |
Resumo: | This collaborative inter-disciplinary research in action aims to reflect upon an experience of early childhood teacher education, basead on the belief that the school is the proper locus for the (trans)formation of the educators through a process of valuing and strengthening their own practical and theoretical knowledge and their group culture. It has its foundation in a constructivist philosophy that stresses the importance of social interaction and practical knowledge present in everyday life in the classroom. The methodology of study was structured in projects of work which included the elaboration of portfolios and data bases as instruments for reflection and replainning of the curriculum. The curriculum in action was built with the use of methodological instruments as: observation, recording, reflection, planning and evaluation in the search of attending the living demands of the group class such as: interests, needs and lacks, which drive the transformation of the pedagogical practices. The results indicate the value of early childhood teacher education experiences based on this constructivist approach. The teachers involved in this project demonstrated gains in: being more conscious and responsible on his own choices, action and authorship in pedagogical projects and the colective life of the school |
id |
PUC_SP-1_c17e105d276ac8af4112760410684ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10124 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Feldmann, Marina Grazielahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559298Y3Proença, Maria Alice de Rezende2016-04-27T14:32:28Z2009-05-282009-05-07Proença, Maria Alice de Rezende. "The construction of a curriculum in action in early childhood teacher education - from Alice to Alice: reports of experiences in the wonderlands of teaching". 2009. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10124This collaborative inter-disciplinary research in action aims to reflect upon an experience of early childhood teacher education, basead on the belief that the school is the proper locus for the (trans)formation of the educators through a process of valuing and strengthening their own practical and theoretical knowledge and their group culture. It has its foundation in a constructivist philosophy that stresses the importance of social interaction and practical knowledge present in everyday life in the classroom. The methodology of study was structured in projects of work which included the elaboration of portfolios and data bases as instruments for reflection and replainning of the curriculum. The curriculum in action was built with the use of methodological instruments as: observation, recording, reflection, planning and evaluation in the search of attending the living demands of the group class such as: interests, needs and lacks, which drive the transformation of the pedagogical practices. The results indicate the value of early childhood teacher education experiences based on this constructivist approach. The teachers involved in this project demonstrated gains in: being more conscious and responsible on his own choices, action and authorship in pedagogical projects and the colective life of the schoolEsta pesquisa-ação colaborativa de cunho interdisciplinar tem como objetivo apresentar, no sentido de tornar presente, um projeto de formação em serviço de educadores da infância. A escola, considerada como o lócus apropriado para a (trans)formação dos docentes, a partir dos saberes e fazeres dos professores de educação infantil e do fortalecimento de uma cultura de grupo, foi o espaço-ambiente deste processo. A pesquisa baseia-se na elaboração de um currículo vivo , construído no dia-a-dia da instituição, pautado no uso de instrumentos metodológico observação, planejamento, registro, reflexão e avaliação , considerados como ferramentas essenciais ao trabalho pedagógico qualificado. A meta foi a construção de um currículo que contemplasse interesses, necessidades, faltas do grupo e nas transformações decorrentes das práticas pedagógicas. A proposta de formação está baseada na filosofia construtivista, na interação entre os sujeitos do grupo e na relação estabelecida entre fazeres e saberes pedagógicos que compõem a ação cotidiana dos professores. A metodologia utilizada foi o trabalho com projetos e registros em redes e portfólios, espaços de interação e trocas desafiadoras, que ampliam matrizes de atuação de cada sujeito e do grupo como um todo. Os resultados obtidos com o projeto apontam para a apropriação da intencionalidade da ação docente, a responsabilidade de escolhas, a construção da autoria dos projetos, a participação do grupo como um todo na aprendizagem de cada sujeito e, em especial, a clareza do que é ser professor de educação infantilapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22188/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoEducação infantilFormação de professoresCurrículo em açãoAutoriaCurriculoEducacao de criancasProfessores de educacao pre-escolar -- Formacao profissionalInterdisciplinaridade em educacaoEarly childhoodTeacher educationCurriculum in actionInterdisciplinarityAuthorshipCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência""The construction of a curriculum in action in early childhood teacher education - from Alice to Alice: reports of experiences in the wonderlands of teaching"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMaria Alice de Rezende Proenca.pdf.txtMaria Alice de Rezende Proenca.pdf.txtExtracted texttext/plain358044https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/3/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf.txt7c45b8028dc72e932cc541f3e626f596MD53ORIGINALMaria Alice de Rezende Proenca.pdfapplication/pdf4022423https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/1/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf992efec6c9914eeb5cbbfc8a3e488544MD51THUMBNAILMaria Alice de Rezende Proenca.pdf.jpgMaria Alice de Rezende Proenca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3339https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/2/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf.jpg0ddaa6351f94e7d963e73e70ed2a0410MD52handle/101242022-04-28 03:06:41.58oai:repositorio.pucsp.br:handle/10124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T06:06:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência" |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
"The construction of a curriculum in action in early childhood teacher education - from Alice to Alice: reports of experiences in the wonderlands of teaching" |
title |
"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência" |
spellingShingle |
"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência" Proença, Maria Alice de Rezende Educação infantil Formação de professores Currículo em ação Autoria Curriculo Educacao de criancas Professores de educacao pre-escolar -- Formacao profissional Interdisciplinaridade em educacao Early childhood Teacher education Curriculum in action Interdisciplinarity Authorship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência" |
title_full |
"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência" |
title_fullStr |
"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência" |
title_full_unstemmed |
"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência" |
title_sort |
"A construção de um currículo em ação na formação do educador infantil. De Alice a Alice: relatos de experiências no país das maravilhas da docência" |
author |
Proença, Maria Alice de Rezende |
author_facet |
Proença, Maria Alice de Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feldmann, Marina Graziela |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559298Y3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proença, Maria Alice de Rezende |
contributor_str_mv |
Feldmann, Marina Graziela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Formação de professores Currículo em ação Autoria Curriculo Educacao de criancas Professores de educacao pre-escolar -- Formacao profissional Interdisciplinaridade em educacao |
topic |
Educação infantil Formação de professores Currículo em ação Autoria Curriculo Educacao de criancas Professores de educacao pre-escolar -- Formacao profissional Interdisciplinaridade em educacao Early childhood Teacher education Curriculum in action Interdisciplinarity Authorship CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood Teacher education Curriculum in action Interdisciplinarity Authorship |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This collaborative inter-disciplinary research in action aims to reflect upon an experience of early childhood teacher education, basead on the belief that the school is the proper locus for the (trans)formation of the educators through a process of valuing and strengthening their own practical and theoretical knowledge and their group culture. It has its foundation in a constructivist philosophy that stresses the importance of social interaction and practical knowledge present in everyday life in the classroom. The methodology of study was structured in projects of work which included the elaboration of portfolios and data bases as instruments for reflection and replainning of the curriculum. The curriculum in action was built with the use of methodological instruments as: observation, recording, reflection, planning and evaluation in the search of attending the living demands of the group class such as: interests, needs and lacks, which drive the transformation of the pedagogical practices. The results indicate the value of early childhood teacher education experiences based on this constructivist approach. The teachers involved in this project demonstrated gains in: being more conscious and responsible on his own choices, action and authorship in pedagogical projects and the colective life of the school |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-05-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:32:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Proença, Maria Alice de Rezende. "The construction of a curriculum in action in early childhood teacher education - from Alice to Alice: reports of experiences in the wonderlands of teaching". 2009. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10124 |
identifier_str_mv |
Proença, Maria Alice de Rezende. "The construction of a curriculum in action in early childhood teacher education - from Alice to Alice: reports of experiences in the wonderlands of teaching". 2009. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/3/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/1/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10124/2/Maria%20Alice%20de%20Rezende%20Proenca.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c45b8028dc72e932cc541f3e626f596 992efec6c9914eeb5cbbfc8a3e488544 0ddaa6351f94e7d963e73e70ed2a0410 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423928794808320 |