Medo do escuro: jogo digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Buesso Junior, José Carlos lattes
Orientador(a): Lemes, David de Oliveira lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29583
Resumo: This work describes the creation of the Fear of the Dark Game: Digital Game and how digital games can help us overcome our fears.Fear in digital games can present itself in many ways, from simple to dark. Regardless of which way, the digital game challenges us to face situations that generate emotions in us and stimulate cognitive processes (perception, memory and reasoning), which allows us to gain experience, solve problems and make plans.The research carried out is divided into two aspects: a) the theoretical research of how fear affects the player and how we can use it in a positive way in digital games; b) practical research involves the best conduct in the development of digital games.For theoretical research, the works of authors such as, for example, neuroscientist and researcher Joseph LeDoux (whose research focuses mainly on survival circuits) and professor and researcher Dolf Zillmann (developer of the excitation transfer paradigm) were used. . And in practical research, the works of authors such as Maureen Murdock were used. The creation of the story of the Medo do Escuro game was based on studies of his work A Jornada da Heroína (2022). To create the Game Design, we analyzed Donald Norman's Mental Model (2002), we used Nielsen's ten Heuristics (1993) and Steve Swink'sReal-Time Control Spheres, Simulated Environment and Polishing (Game Feel) (2008)
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spelling Lemes, David de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0456341463142407http://lattes.cnpq.br/1132040543899025Buesso Junior, José Carlos2022-11-03T18:39:38Z2022-11-03T18:39:38Z2022-08-30Buesso Junior, José Carlos. Medo do escuro: jogo digital. 2022. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29583This work describes the creation of the Fear of the Dark Game: Digital Game and how digital games can help us overcome our fears.Fear in digital games can present itself in many ways, from simple to dark. Regardless of which way, the digital game challenges us to face situations that generate emotions in us and stimulate cognitive processes (perception, memory and reasoning), which allows us to gain experience, solve problems and make plans.The research carried out is divided into two aspects: a) the theoretical research of how fear affects the player and how we can use it in a positive way in digital games; b) practical research involves the best conduct in the development of digital games.For theoretical research, the works of authors such as, for example, neuroscientist and researcher Joseph LeDoux (whose research focuses mainly on survival circuits) and professor and researcher Dolf Zillmann (developer of the excitation transfer paradigm) were used. . And in practical research, the works of authors such as Maureen Murdock were used. The creation of the story of the Medo do Escuro game was based on studies of his work A Jornada da Heroína (2022). To create the Game Design, we analyzed Donald Norman's Mental Model (2002), we used Nielsen's ten Heuristics (1993) and Steve Swink'sReal-Time Control Spheres, Simulated Environment and Polishing (Game Feel) (2008)Este trabalho descreve a criação do Jogo Medo do Escuro: Jogo Digital e como os jogos digitais podem nos ajudar a vencer nossos medos.O medo em jogos digitais pode se apresentar de diversas maneiras, de simples à tenebrosa. Independente de qual seja esta maneira, o jogo digital nos desafia a enfrentar situações que geram em nós emoções e estimulam processos cognitivos (percepção, memória e raciocínio), o que nos possibilita adquirir experiência, resolver problemas e elaborar planos.A pesquisa realizada se divide em dois aspectos: a) a pesquisa teórica de como o medo afeta o jogador e como podemos utilizá-lo de forma positiva em jogos digitais; b) a pesquisa prática envolve as melhores condutas no desenvolvimento de jogos digitais. Para a pesquisa teórica foram utilizados os trabalhos de autores, como, por exemplo, o do neurocientista e pesquisador Joseph LeDoux (cuja pesquisa se concentra principalmente em circuitos de sobrevivência) e o professor e pesquisador Dolf Zillmann (desenvolvedor do paradigma da transferência de excitação).E na pesquisa prática foram utilizados os trabalhos de autores como Maureen Murdock. A criação da história do jogo Medo do Escuro foi baseada nos estudos sobre sua obra A Jornada da Heroína (2022). Para a criação do Game Design, analisamos o Modelo Mentalde Donald Norman (2002), utilizamos as dez Heurísticas de Nielsen (1993) e as Esferas de Controle em Tempo Real, Ambiente Simulado e Polimento de Steve Swink (Game Feel) (2008)porPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Desenvolvimento de Jogos DigitaisPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASJogos digitaisMedo do escuroFobiaNictofobiaDigital gamesFear of the darkPhobiaNictophobiaMedo do escuro: jogo digitalFear of the dark: digital gaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTJosé Carlos Buesso Junior.pdf.txtJosé Carlos Buesso Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain70948https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29583/2/Jos%c3%a9%20Carlos%20Buesso%20Junior.pdf.txt9bd33ba5d51e9ae879e4fbaeb809bd43MD52THUMBNAILJosé Carlos Buesso Junior.pdf.jpgJosé Carlos Buesso Junior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29583/3/Jos%c3%a9%20Carlos%20Buesso%20Junior.pdf.jpg74fe94eabdc37e7a3c07158767ab49a2MD53ORIGINALJosé Carlos Buesso Junior.pdfJosé Carlos Buesso Junior.pdfapplication/pdf4815941https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29583/4/Jos%c3%a9%20Carlos%20Buesso%20Junior.pdfd02d7fbdb75eb8c7ad81bd678ecb0fd2MD54handle/295832022-11-16 09:53:40.457oai:repositorio.pucsp.br:handle/29583Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-16T12:53:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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