Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Marini, Wagner lattes
Orientador(a): Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11021
Resumo: The objective of this dissertation is to carry out a study focused on the research of Teaching and Learning of Calculus in Exact initial courses, produced in Brazil from 2003 to 2013. This study involves survey, categorization, and synthesis of the results and it was organized through a Panorama that includes dissertations, theses and articles focused on this theme. Methodological procedures that lead to the analysis of the collected material are those appropriate to qualitative research theorist related to state of the art. The analysis of the work constituents of Panorama aimed to highlight the relationship between the theories of sustaining, methodologies adopted and philosophical conceptions with the approach and development of work itself, having as reference, especially what is indicated by the English (2010). Furthermore, the analysis guided by the quest to answer the four questions drawn up for this purpose, has allowed the observation that there is a diversity of theories used as support of the work and a profusion of outcomes that allow the desirable bridge between the theory and the practice of Teaching and Learning the Differential and Integral Calculus. Results are highlighted based on the need of the area to establish consensus
id PUC_SP-1_c5c240b5562d1c319644271e6dd0aac8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11021
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Igliori, Sonia Barbosa Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4496001Y9Marini, Wagner2016-04-27T16:57:35Z2015-04-102015-02-27Marini, Wagner. Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11021The objective of this dissertation is to carry out a study focused on the research of Teaching and Learning of Calculus in Exact initial courses, produced in Brazil from 2003 to 2013. This study involves survey, categorization, and synthesis of the results and it was organized through a Panorama that includes dissertations, theses and articles focused on this theme. Methodological procedures that lead to the analysis of the collected material are those appropriate to qualitative research theorist related to state of the art. The analysis of the work constituents of Panorama aimed to highlight the relationship between the theories of sustaining, methodologies adopted and philosophical conceptions with the approach and development of work itself, having as reference, especially what is indicated by the English (2010). Furthermore, the analysis guided by the quest to answer the four questions drawn up for this purpose, has allowed the observation that there is a diversity of theories used as support of the work and a profusion of outcomes that allow the desirable bridge between the theory and the practice of Teaching and Learning the Differential and Integral Calculus. Results are highlighted based on the need of the area to establish consensusO objetivo desta dissertação é o de realizar um estudo focado nas pesquisas, sobre o Ensino e de Aprendizagem do Cálculo em cursos iniciais de Exatas, produzidas no Brasil no período de 2003 e 2013. Esse estudo envolve levantamento, categorização e síntese dos resultados e foi organizado por meio de um Panorama que inclui dissertações teses e artigos com foco nesse tema. Os procedimentos metodológicos que conduzem a análise do material coletado são aqueles adequados às pesquisas qualitativas teóricas assemelhadas ao estado da arte. A análise dos trabalhos constituintes do Panorama visou destacar a relação das teorias de sustentação, das metodologias adotadas e das concepções filosóficas, com a abordagem e desenvolvimento dos trabalhos propriamente dito, tendo como referência, especialmente o que é indicado por English (2010). Além disso, a análise, norteada pela busca de respostas a quatro perguntas elaboradas para esse fim, permitiu a constatação de que há uma diversidade de teorias utilizadas como sustentação desses trabalhos e uma profusão de resultados que fazem a ponte desejável entre a teoria e a prática do Ensino e Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. Resultados são destacados atendendo a necessidade da área no estabelecimento de consensosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24249/Wagner%20Marini.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoPesquisasPanoramaEnsinoAprendizagem do cálculoSearchPanoramaTeachingLearningCalculusCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUm panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTWagner Marini.pdf.txtWagner Marini.pdf.txtExtracted texttext/plain228412https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11021/3/Wagner%20Marini.pdf.txt9d3aa86b720d458b6c86a3922197ab69MD53ORIGINALWagner Marini.pdfapplication/pdf979138https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11021/1/Wagner%20Marini.pdff3882bd2078421c09e44be2c9f6d6645MD51THUMBNAILWagner Marini.pdf.jpgWagner Marini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11021/2/Wagner%20Marini.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/110212022-04-27 13:15:21.982oai:repositorio.pucsp.br:handle/11021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:15:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013
title Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013
spellingShingle Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013
Marini, Wagner
Pesquisas
Panorama
Ensino
Aprendizagem do cálculo
Search
Panorama
Teaching
Learning
Calculus
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013
title_full Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013
title_fullStr Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013
title_full_unstemmed Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013
title_sort Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013
author Marini, Wagner
author_facet Marini, Wagner
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4496001Y9
dc.contributor.author.fl_str_mv Marini, Wagner
contributor_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisas
Panorama
Ensino
Aprendizagem do cálculo
topic Pesquisas
Panorama
Ensino
Aprendizagem do cálculo
Search
Panorama
Teaching
Learning
Calculus
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Search
Panorama
Teaching
Learning
Calculus
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The objective of this dissertation is to carry out a study focused on the research of Teaching and Learning of Calculus in Exact initial courses, produced in Brazil from 2003 to 2013. This study involves survey, categorization, and synthesis of the results and it was organized through a Panorama that includes dissertations, theses and articles focused on this theme. Methodological procedures that lead to the analysis of the collected material are those appropriate to qualitative research theorist related to state of the art. The analysis of the work constituents of Panorama aimed to highlight the relationship between the theories of sustaining, methodologies adopted and philosophical conceptions with the approach and development of work itself, having as reference, especially what is indicated by the English (2010). Furthermore, the analysis guided by the quest to answer the four questions drawn up for this purpose, has allowed the observation that there is a diversity of theories used as support of the work and a profusion of outcomes that allow the desirable bridge between the theory and the practice of Teaching and Learning the Differential and Integral Calculus. Results are highlighted based on the need of the area to establish consensus
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Marini, Wagner. Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11021
identifier_str_mv Marini, Wagner. Um panorama de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem do cálculo diferencial e integral: 2003 a 2013. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11021/3/Wagner%20Marini.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11021/1/Wagner%20Marini.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11021/2/Wagner%20Marini.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d3aa86b720d458b6c86a3922197ab69
f3882bd2078421c09e44be2c9f6d6645
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423934810488832