Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Santos, Danielle de Sousa lattes
Orientador(a): Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10272
Resumo: Whereas the emphasis in the public policy of the Programa Bolsa Família as a way to combat poverty, also considering the governmental discourse, according to which, education is a key element for social inclusion, considering that the Programa Bolsa Família is a public policy that assumes that access to education and staying in school would enable the social inclusion of families served, this paper aims to analyze the Bolsa Família implemented by Law 10.836/04, to identify the effects of the program in its educational aspect intended, or that is, access to education and school attendance of the children and youth served as a means of social inclusion. To this end we analyzed the rates of absences and academic achievement of students from 8th grade at a school in Sao Paulo State, located in União Vila Nova/Vila Nair, District Jacuí, at the East Zone, a region with the lowest IDH-M of São Paulo. In addition, we conducted interviews with four mothers selected from the income of children; two with good school performance, two with low school performance. Here, we used as the main theoretical base, the contributions of Bourdieu, Lahire and Charlot, referring to exclusion from school, viewed from the perspective of school failure. For this analysis we resort to an empirical and qualitative data obtained through documentary analysis of records of children school data and interviews transcript
id PUC_SP-1_c5ce1c68af4940b4bd60b1434ff66ff6
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10272
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rodrigues, Leda Maria de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296495T8Santos, Danielle de Sousa2016-04-27T16:32:22Z2010-09-222010-08-26Santos, Danielle de Sousa. Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10272Whereas the emphasis in the public policy of the Programa Bolsa Família as a way to combat poverty, also considering the governmental discourse, according to which, education is a key element for social inclusion, considering that the Programa Bolsa Família is a public policy that assumes that access to education and staying in school would enable the social inclusion of families served, this paper aims to analyze the Bolsa Família implemented by Law 10.836/04, to identify the effects of the program in its educational aspect intended, or that is, access to education and school attendance of the children and youth served as a means of social inclusion. To this end we analyzed the rates of absences and academic achievement of students from 8th grade at a school in Sao Paulo State, located in União Vila Nova/Vila Nair, District Jacuí, at the East Zone, a region with the lowest IDH-M of São Paulo. In addition, we conducted interviews with four mothers selected from the income of children; two with good school performance, two with low school performance. Here, we used as the main theoretical base, the contributions of Bourdieu, Lahire and Charlot, referring to exclusion from school, viewed from the perspective of school failure. For this analysis we resort to an empirical and qualitative data obtained through documentary analysis of records of children school data and interviews transcriptConsiderando o destaque no âmbito das políticas públicas do Programa Bolsa Família como forma de combate à pobreza, considerando ainda o discurso governamental, segundo o qual, a educação é um elemento fundamental para inclusão social, considerando que o Programa Bolsa Família é uma política pública que pressupõe que o acesso à educação e a permanência na escola possibilitariam a inclusão social das famílias atendidas, este trabalho tem como objetivo analisar o Programa Bolsa Família implementado pela Lei 10.836/04, a fim de identificar os efeitos do programa no seu aspecto educacional pretendido, ou seja, o acesso à educação e a permanência na escola das crianças e jovens atendidos como meio de inclusão social. Para tanto analisamos os índices de faltas e o rendimento escolar de alunos de uma 8ª série em uma escola da rede estadual de São Paulo, localizada na União Vila Nova/Vila Nair distrito do Jacuí, Zona Leste da cidade, região com menor IDH-M do município de São Paulo. Alem disso, realizamos entrevistas com quatro mães selecionadas a partir do rendimento das crianças; duas com bom rendimento, duas com baixo rendimento. Neste trabalho, utilizamos como principais bases teóricas as contribuições de Bourdieu, Lahire e Charlot referentes à exclusão escolar, considerada na perspectiva do fracasso escolar. Para esta análise recorremos a uma pesquisa empírica e qualitativa de dados obtidos através da análise documental dos prontuários das crianças e da transcrição das entrevistasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22578/Danielle%20de%20Sousa%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoBolsa FamíliaExclusão escolarSucesso escolarInclusão socialEducationSchool exclusionSchool successSocial inclusionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDanielle de Sousa Santos.pdf.txtDanielle de Sousa Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain249425https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10272/3/Danielle%20de%20Sousa%20Santos.pdf.txt830a17a963ba4bebf47bf0c7b803898fMD53ORIGINALDanielle de Sousa Santos.pdfapplication/pdf5040845https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10272/1/Danielle%20de%20Sousa%20Santos.pdff47c3978bf60f774b0858622080000b8MD51THUMBNAILDanielle de Sousa Santos.pdf.jpgDanielle de Sousa Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3759https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10272/2/Danielle%20de%20Sousa%20Santos.pdf.jpg7783a74ffcf63fb52c8da31d0c30b0e1MD52handle/102722022-06-10 13:36:50.056oai:repositorio.pucsp.br:handle/10272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-10T16:36:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo
title Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo
spellingShingle Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo
Santos, Danielle de Sousa
Bolsa Família
Exclusão escolar
Sucesso escolar
Inclusão social
Education
School exclusion
School success
Social inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo
title_full Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo
title_fullStr Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo
title_full_unstemmed Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo
title_sort Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo
author Santos, Danielle de Sousa
author_facet Santos, Danielle de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4296495T8
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danielle de Sousa
contributor_str_mv Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Bolsa Família
Exclusão escolar
Sucesso escolar
Inclusão social
topic Bolsa Família
Exclusão escolar
Sucesso escolar
Inclusão social
Education
School exclusion
School success
Social inclusion
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
School exclusion
School success
Social inclusion
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Whereas the emphasis in the public policy of the Programa Bolsa Família as a way to combat poverty, also considering the governmental discourse, according to which, education is a key element for social inclusion, considering that the Programa Bolsa Família is a public policy that assumes that access to education and staying in school would enable the social inclusion of families served, this paper aims to analyze the Bolsa Família implemented by Law 10.836/04, to identify the effects of the program in its educational aspect intended, or that is, access to education and school attendance of the children and youth served as a means of social inclusion. To this end we analyzed the rates of absences and academic achievement of students from 8th grade at a school in Sao Paulo State, located in União Vila Nova/Vila Nair, District Jacuí, at the East Zone, a region with the lowest IDH-M of São Paulo. In addition, we conducted interviews with four mothers selected from the income of children; two with good school performance, two with low school performance. Here, we used as the main theoretical base, the contributions of Bourdieu, Lahire and Charlot, referring to exclusion from school, viewed from the perspective of school failure. For this analysis we resort to an empirical and qualitative data obtained through documentary analysis of records of children school data and interviews transcript
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-09-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Danielle de Sousa. Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10272
identifier_str_mv Santos, Danielle de Sousa. Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10272/3/Danielle%20de%20Sousa%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10272/1/Danielle%20de%20Sousa%20Santos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10272/2/Danielle%20de%20Sousa%20Santos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 830a17a963ba4bebf47bf0c7b803898f
f47c3978bf60f774b0858622080000b8
7783a74ffcf63fb52c8da31d0c30b0e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424078301822976