Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Dias de lattes
Orientador(a): Garcia, Carla Cristina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4084
Resumo: This dissertation is a study of the many faces that violence at schools can occur and its impact on teaching. Our objective is a contribution to studies about relationship between violence and school, understanding the violence´s ambiguity. In the other words, the violence as constitutive of the education act through the limitations that the principles of collective experience inflict and the destructive ways it can acquire. We emphasize the consequences that incivilities as invisible , small or hidden manifestations from school´s violence to bring to school every day, eroding relations established in school. Its axis was the empirical research and literature, mainly in social sciences´ theories, but also using other areas of knowledge such as philosophy and psychology in order to obtain an interdisciplinary look on the phenomenon. Finally, as a result of this study, we analyzed observations made with the school teachers surveyed, showing that in the school there are several ways to approach violence at school, and this aproach is one of many others, where I found clues to elucidate the complexity of Brazil's actual school
id PUC_SP-1_cb8257123492f64b6881b0d11d0f1361
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/4084
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Garcia, Carla Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210029T1Oliveira, Adriana Dias de2016-04-26T14:57:42Z2009-08-132009-06-26Oliveira, Adriana Dias de. Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4084This dissertation is a study of the many faces that violence at schools can occur and its impact on teaching. Our objective is a contribution to studies about relationship between violence and school, understanding the violence´s ambiguity. In the other words, the violence as constitutive of the education act through the limitations that the principles of collective experience inflict and the destructive ways it can acquire. We emphasize the consequences that incivilities as invisible , small or hidden manifestations from school´s violence to bring to school every day, eroding relations established in school. Its axis was the empirical research and literature, mainly in social sciences´ theories, but also using other areas of knowledge such as philosophy and psychology in order to obtain an interdisciplinary look on the phenomenon. Finally, as a result of this study, we analyzed observations made with the school teachers surveyed, showing that in the school there are several ways to approach violence at school, and this aproach is one of many others, where I found clues to elucidate the complexity of Brazil's actual schoolEsta dissertação é um estudo sobre as múltiplas faces com as quais a violência em meio escolar se manifesta e as suas repercussões no trabalho docente. Temos como objetivo contribuir para os estudos a respeito das relações que se estabelecem entre violência e escola, compreendendo a primeira na sua ambiguidade, isto é, como constitutiva do ato educativo, por meio das limitações que os princípios de vivência coletiva impõem, mas também as formas destrutivas que esta pode adquirir. Procuramos, desta forma, enfatizar as consequências que as incivilidades, enquanto manifestações 'invisíveis', miúdas' ou 'ocultas' da violência, trazem para o cotidiano escolar, corroendo as relações ali estabelecidas. Seu eixo condutor foi a pesquisa empírica e bibliográfica, ancorando-se, principalmente nas teorias das Ciências Sociais, mas também recorrendo-se a outras áreas do conhecimento, como Filosofia e Psicologia, de forma a obter um olhar interdisciplinar sobre o fenômeno. Por fim, como resultado desse processo, analisamos as observações realizadas, juntamente com os professores da escola pesquisada, demonstrando que há várias maneiras de abordar a violência escolar e, esta é apenas uma delas, na qual busca-se encontrar pistas que auxiliem a elucidar a complexidade da realidade escolar brasileira contemporâneaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12844/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisViolência escolarIncivilidadesPrática docenteViolencia na escolaProfessores e alunosViolence at schoolIncivilitiesTeaching practiceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASViolência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAdriana Dias de Oliveira.pdf.txtAdriana Dias de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain288502https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/3/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.txtecdee80986e50337bc71314a1d1722a6MD53ORIGINALAdriana Dias de Oliveira.pdfapplication/pdf422461https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/1/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdfbb6f2cee0bbfdf08bb2f17d165702fcdMD51THUMBNAILAdriana Dias de Oliveira.pdf.jpgAdriana Dias de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/2/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52handle/40842022-04-28 18:56:36.958oai:repositorio.pucsp.br:handle/4084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:56:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas
title Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas
spellingShingle Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas
Oliveira, Adriana Dias de
Violência escolar
Incivilidades
Prática docente
Violencia na escola
Professores e alunos
Violence at school
Incivilities
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas
title_full Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas
title_fullStr Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas
title_full_unstemmed Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas
title_sort Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas
author Oliveira, Adriana Dias de
author_facet Oliveira, Adriana Dias de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Carla Cristina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210029T1
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana Dias de
contributor_str_mv Garcia, Carla Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
Incivilidades
Prática docente
Violencia na escola
Professores e alunos
topic Violência escolar
Incivilidades
Prática docente
Violencia na escola
Professores e alunos
Violence at school
Incivilities
Teaching practice
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Violence at school
Incivilities
Teaching practice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This dissertation is a study of the many faces that violence at schools can occur and its impact on teaching. Our objective is a contribution to studies about relationship between violence and school, understanding the violence´s ambiguity. In the other words, the violence as constitutive of the education act through the limitations that the principles of collective experience inflict and the destructive ways it can acquire. We emphasize the consequences that incivilities as invisible , small or hidden manifestations from school´s violence to bring to school every day, eroding relations established in school. Its axis was the empirical research and literature, mainly in social sciences´ theories, but also using other areas of knowledge such as philosophy and psychology in order to obtain an interdisciplinary look on the phenomenon. Finally, as a result of this study, we analyzed observations made with the school teachers surveyed, showing that in the school there are several ways to approach violence at school, and this aproach is one of many others, where I found clues to elucidate the complexity of Brazil's actual school
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-08-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:57:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Adriana Dias de. Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4084
identifier_str_mv Oliveira, Adriana Dias de. Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/3/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/1/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/2/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ecdee80986e50337bc71314a1d1722a6
bb6f2cee0bbfdf08bb2f17d165702fcd
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423994121093120