Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Ciências Sociais
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4084 |
Resumo: | This dissertation is a study of the many faces that violence at schools can occur and its impact on teaching. Our objective is a contribution to studies about relationship between violence and school, understanding the violence´s ambiguity. In the other words, the violence as constitutive of the education act through the limitations that the principles of collective experience inflict and the destructive ways it can acquire. We emphasize the consequences that incivilities as invisible , small or hidden manifestations from school´s violence to bring to school every day, eroding relations established in school. Its axis was the empirical research and literature, mainly in social sciences´ theories, but also using other areas of knowledge such as philosophy and psychology in order to obtain an interdisciplinary look on the phenomenon. Finally, as a result of this study, we analyzed observations made with the school teachers surveyed, showing that in the school there are several ways to approach violence at school, and this aproach is one of many others, where I found clues to elucidate the complexity of Brazil's actual school |
id |
PUC_SP-1_cb8257123492f64b6881b0d11d0f1361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/4084 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Garcia, Carla Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210029T1Oliveira, Adriana Dias de2016-04-26T14:57:42Z2009-08-132009-06-26Oliveira, Adriana Dias de. Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4084This dissertation is a study of the many faces that violence at schools can occur and its impact on teaching. Our objective is a contribution to studies about relationship between violence and school, understanding the violence´s ambiguity. In the other words, the violence as constitutive of the education act through the limitations that the principles of collective experience inflict and the destructive ways it can acquire. We emphasize the consequences that incivilities as invisible , small or hidden manifestations from school´s violence to bring to school every day, eroding relations established in school. Its axis was the empirical research and literature, mainly in social sciences´ theories, but also using other areas of knowledge such as philosophy and psychology in order to obtain an interdisciplinary look on the phenomenon. Finally, as a result of this study, we analyzed observations made with the school teachers surveyed, showing that in the school there are several ways to approach violence at school, and this aproach is one of many others, where I found clues to elucidate the complexity of Brazil's actual schoolEsta dissertação é um estudo sobre as múltiplas faces com as quais a violência em meio escolar se manifesta e as suas repercussões no trabalho docente. Temos como objetivo contribuir para os estudos a respeito das relações que se estabelecem entre violência e escola, compreendendo a primeira na sua ambiguidade, isto é, como constitutiva do ato educativo, por meio das limitações que os princípios de vivência coletiva impõem, mas também as formas destrutivas que esta pode adquirir. Procuramos, desta forma, enfatizar as consequências que as incivilidades, enquanto manifestações 'invisíveis', miúdas' ou 'ocultas' da violência, trazem para o cotidiano escolar, corroendo as relações ali estabelecidas. Seu eixo condutor foi a pesquisa empírica e bibliográfica, ancorando-se, principalmente nas teorias das Ciências Sociais, mas também recorrendo-se a outras áreas do conhecimento, como Filosofia e Psicologia, de forma a obter um olhar interdisciplinar sobre o fenômeno. Por fim, como resultado desse processo, analisamos as observações realizadas, juntamente com os professores da escola pesquisada, demonstrando que há várias maneiras de abordar a violência escolar e, esta é apenas uma delas, na qual busca-se encontrar pistas que auxiliem a elucidar a complexidade da realidade escolar brasileira contemporâneaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12844/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisViolência escolarIncivilidadesPrática docenteViolencia na escolaProfessores e alunosViolence at schoolIncivilitiesTeaching practiceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASViolência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAdriana Dias de Oliveira.pdf.txtAdriana Dias de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain288502https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/3/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.txtecdee80986e50337bc71314a1d1722a6MD53ORIGINALAdriana Dias de Oliveira.pdfapplication/pdf422461https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/1/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdfbb6f2cee0bbfdf08bb2f17d165702fcdMD51THUMBNAILAdriana Dias de Oliveira.pdf.jpgAdriana Dias de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/2/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52handle/40842022-04-28 18:56:36.958oai:repositorio.pucsp.br:handle/4084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:56:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas |
title |
Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas |
spellingShingle |
Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas Oliveira, Adriana Dias de Violência escolar Incivilidades Prática docente Violencia na escola Professores e alunos Violence at school Incivilities Teaching practice CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas |
title_full |
Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas |
title_fullStr |
Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas |
title_full_unstemmed |
Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas |
title_sort |
Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas |
author |
Oliveira, Adriana Dias de |
author_facet |
Oliveira, Adriana Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Carla Cristina |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210029T1 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Adriana Dias de |
contributor_str_mv |
Garcia, Carla Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência escolar Incivilidades Prática docente Violencia na escola Professores e alunos |
topic |
Violência escolar Incivilidades Prática docente Violencia na escola Professores e alunos Violence at school Incivilities Teaching practice CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Violence at school Incivilities Teaching practice |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
This dissertation is a study of the many faces that violence at schools can occur and its impact on teaching. Our objective is a contribution to studies about relationship between violence and school, understanding the violence´s ambiguity. In the other words, the violence as constitutive of the education act through the limitations that the principles of collective experience inflict and the destructive ways it can acquire. We emphasize the consequences that incivilities as invisible , small or hidden manifestations from school´s violence to bring to school every day, eroding relations established in school. Its axis was the empirical research and literature, mainly in social sciences´ theories, but also using other areas of knowledge such as philosophy and psychology in order to obtain an interdisciplinary look on the phenomenon. Finally, as a result of this study, we analyzed observations made with the school teachers surveyed, showing that in the school there are several ways to approach violence at school, and this aproach is one of many others, where I found clues to elucidate the complexity of Brazil's actual school |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-08-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-06-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T14:57:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira, Adriana Dias de. Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4084 |
identifier_str_mv |
Oliveira, Adriana Dias de. Violência escolar: verso e reverso das sociabilidades contemporâneas. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciências Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/3/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/1/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/4084/2/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ecdee80986e50337bc71314a1d1722a6 bb6f2cee0bbfdf08bb2f17d165702fcd 8c1280dca4077478b5fad29883580c72 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423994121093120 |