A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço
| Ano de defesa: | 2005 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
| Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
|
| Departamento: |
Educação
|
| País: |
BR
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Área do conhecimento CNPq: | |
| Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10064 |
Resumo: | Pontificia Universidade de São Paulo |
| id |
PUC_SP-1_cdfd9116f9592f224ea512d3eaef3482 |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/10064 |
| network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
| network_name_str |
Repositório Institucional da PUC_SP |
| repository_id_str |
|
| spelling |
Feldmann, Marina GrazielaMachado, Marco Antonio de Jesus2016-04-27T14:32:15Z2005-05-092005-05-12Machado, Marco Antonio de Jesus. A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10064Pontificia Universidade de São PauloA penetração do pensamento mercantil no ideário pedagógico, incentiva a privatização do ensino para que ele deixe de ser um direito e passe a ser um serviço. Gestores educacionais preocupados com as exigências do mercado adotam mecanismos organizacionais voltados para o controle e para a lógica da regulação, e para tanto têm utilizado a avaliação docente apenas como instrumento de classificação, punição e monitoramento, impondo determinadas ações e comportamentos aos professores, objetivando a eficácia do seu desempenho. Todavia, acreditamos na relevância da avaliação do trabalho docente como processo de melhoria da qualidade do ensino, quando intenciona a formação contínua do professor em serviço, por meio de uma ação continuada de reflexão sobre a prática, com o objetivo de mudar e aprimorar a qualidade do seu trabalho. A partir deste pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo identificar fatores e/ou condições para que a avaliação docente tenha caráter formativo, pois reconhecemos que a intenção formativa contemplada por atividades reflexivas e teóricas, propicia uma formação em serviço que capacita o professor a resolver problemas e a produzir coletivamente novos saberes. Para dar conta dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa, privilegiamos a abordagem quantitativa, pois esta se coaduna com uma concepção de mundo que associa imagem sensorial, pensamentos e linguagem, objetivando uma ação transformadora sobre o mundo. Na coleta de dados optamos pela entrevista semi-estruturada, por permitir explorar com maior profundidade os saberes do entrevistado, que se vê mais à vontade para dar uma resposta que exprima o que pensa, representa, crê e valoriza. Munidos de tais procedimentos, procuramos investigar as opiniões, resistências, sentimentos e significados elaborados pelos professores durante o processo de avaliação docente em três instituições de ensino: uma privada e as demais públicas. A análise dos dados nos vários contextos pesquisados elenca as principais condições e/ou fatores, apontados na pesquisa, que facilitam o caráter formativo na avaliação do trabalho docente e ressalta a importância da reflexão individual e coletiva durante todo o processo avaliativo.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22075/mestrado.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoavaliação docenteformação em serviçoProfessores - Formação profissionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA avaliação docente como processo de formação contínua em serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTmestrado.pdf.txtmestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain283234https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/3/mestrado.pdf.txte2db0502ab18940d4fac6599e0f1bb1dMD53ORIGINALmestrado.pdfapplication/pdf612597https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/1/mestrado.pdf78ec3f85a6def35e56171cc5db336dafMD51THUMBNAILmestrado.pdf.jpgmestrado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4093https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/2/mestrado.pdf.jpg07b49dc88b2d213cfb1d63cc4bf2fb20MD52handle/100642022-04-27 20:10:52.275oai:repositorio.pucsp.br:handle/10064Repositório Institucionalhttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T23:10:52Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
| dc.title.por.fl_str_mv |
A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço |
| title |
A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço |
| spellingShingle |
A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço Machado, Marco Antonio de Jesus avaliação docente formação em serviço Professores - Formação profissional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| title_short |
A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço |
| title_full |
A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço |
| title_fullStr |
A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço |
| title_full_unstemmed |
A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço |
| title_sort |
A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço |
| author |
Machado, Marco Antonio de Jesus |
| author_facet |
Machado, Marco Antonio de Jesus |
| author_role |
author |
| dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feldmann, Marina Graziela |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Marco Antonio de Jesus |
| contributor_str_mv |
Feldmann, Marina Graziela |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação docente formação em serviço Professores - Formação profissional |
| topic |
avaliação docente formação em serviço Professores - Formação profissional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| description |
Pontificia Universidade de São Paulo |
| publishDate |
2005 |
| dc.date.available.fl_str_mv |
2005-05-09 |
| dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-05-12 |
| dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T14:32:15Z |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
| format |
masterThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Machado, Marco Antonio de Jesus. A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10064 |
| identifier_str_mv |
Machado, Marco Antonio de Jesus. A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
| url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10064 |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
| dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
| dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
| dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
| dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
| publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
| instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
| instacron_str |
PUC_SP |
| institution |
PUC_SP |
| reponame_str |
Repositório Institucional da PUC_SP |
| collection |
Repositório Institucional da PUC_SP |
| bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/3/mestrado.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/1/mestrado.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/2/mestrado.pdf.jpg |
| bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2db0502ab18940d4fac6599e0f1bb1d 78ec3f85a6def35e56171cc5db336daf 07b49dc88b2d213cfb1d63cc4bf2fb20 |
| bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
| repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
| repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
| _version_ |
1840370602378002432 |