A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Machado, Marco Antonio de Jesus
Orientador(a): Feldmann, Marina Graziela
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10064
Resumo: Pontificia Universidade de São Paulo
id PUC_SP-1_cdfd9116f9592f224ea512d3eaef3482
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10064
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC_SP
repository_id_str
spelling Feldmann, Marina GrazielaMachado, Marco Antonio de Jesus2016-04-27T14:32:15Z2005-05-092005-05-12Machado, Marco Antonio de Jesus. A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10064Pontificia Universidade de São PauloA penetração do pensamento mercantil no ideário pedagógico, incentiva a privatização do ensino para que ele deixe de ser um direito e passe a ser um serviço. Gestores educacionais preocupados com as exigências do mercado adotam mecanismos organizacionais voltados para o controle e para a lógica da regulação, e para tanto têm utilizado a avaliação docente apenas como instrumento de classificação, punição e monitoramento, impondo determinadas ações e comportamentos aos professores, objetivando a eficácia do seu desempenho. Todavia, acreditamos na relevância da avaliação do trabalho docente como processo de melhoria da qualidade do ensino, quando intenciona a formação contínua do professor em serviço, por meio de uma ação continuada de reflexão sobre a prática, com o objetivo de mudar e aprimorar a qualidade do seu trabalho. A partir deste pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo identificar fatores e/ou condições para que a avaliação docente tenha caráter formativo, pois reconhecemos que a intenção formativa contemplada por atividades reflexivas e teóricas, propicia uma formação em serviço que capacita o professor a resolver problemas e a produzir coletivamente novos saberes. Para dar conta dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa, privilegiamos a abordagem quantitativa, pois esta se coaduna com uma concepção de mundo que associa imagem sensorial, pensamentos e linguagem, objetivando uma ação transformadora sobre o mundo. Na coleta de dados optamos pela entrevista semi-estruturada, por permitir explorar com maior profundidade os saberes do entrevistado, que se vê mais à vontade para dar uma resposta que exprima o que pensa, representa, crê e valoriza. Munidos de tais procedimentos, procuramos investigar as opiniões, resistências, sentimentos e significados elaborados pelos professores durante o processo de avaliação docente em três instituições de ensino: uma privada e as demais públicas. A análise dos dados nos vários contextos pesquisados elenca as principais condições e/ou fatores, apontados na pesquisa, que facilitam o caráter formativo na avaliação do trabalho docente e ressalta a importância da reflexão individual e coletiva durante todo o processo avaliativo.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22075/mestrado.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoavaliação docenteformação em serviçoProfessores - Formação profissionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA avaliação docente como processo de formação contínua em serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTmestrado.pdf.txtmestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain283234https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/3/mestrado.pdf.txte2db0502ab18940d4fac6599e0f1bb1dMD53ORIGINALmestrado.pdfapplication/pdf612597https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/1/mestrado.pdf78ec3f85a6def35e56171cc5db336dafMD51THUMBNAILmestrado.pdf.jpgmestrado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4093https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/2/mestrado.pdf.jpg07b49dc88b2d213cfb1d63cc4bf2fb20MD52handle/100642022-04-27 20:10:52.275oai:repositorio.pucsp.br:handle/10064Repositório Institucionalhttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T23:10:52Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço
title A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço
spellingShingle A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço
Machado, Marco Antonio de Jesus
avaliação docente
formação em serviço
Professores - Formação profissional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço
title_full A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço
title_fullStr A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço
title_full_unstemmed A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço
title_sort A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço
author Machado, Marco Antonio de Jesus
author_facet Machado, Marco Antonio de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feldmann, Marina Graziela
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Marco Antonio de Jesus
contributor_str_mv Feldmann, Marina Graziela
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação docente
formação em serviço
Professores - Formação profissional
topic avaliação docente
formação em serviço
Professores - Formação profissional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Pontificia Universidade de São Paulo
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-05-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Machado, Marco Antonio de Jesus. A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10064
identifier_str_mv Machado, Marco Antonio de Jesus. A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Repositório Institucional da PUC_SP
collection Repositório Institucional da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/3/mestrado.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/1/mestrado.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10064/2/mestrado.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e2db0502ab18940d4fac6599e0f1bb1d
78ec3f85a6def35e56171cc5db336daf
07b49dc88b2d213cfb1d63cc4bf2fb20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1840370602378002432