O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula
Ano de defesa: | 2005 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
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Departamento: |
Educação
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11482 |
Resumo: | The objective of this research is to contribute to the understanding of how the process of incorporation of subjects related to Combinatory , Probability and Statistics on Basic Education and the relations of this curricular inovation with the process of continuous teachers formation. In our research we were looking for the methods triangulation, that is, the use of procedures like the observation of a continuated formation course, interwiews and observation of four teachers classes , who made part of this formation , in classes of Fundamental and Medium teaching . Our study reveals that, generally, these teachers don t think these concepts viables to Fundamental teaching and even to Medium teaching; they present some resistence , by not dominate these concepts; they consider these concepts weren t foreseen by the proposals. To Fundamental teaching ; they affirm not having knowledge of PCN s proposal, for the Combinatory, Probability and Statistics teaching and declare they didn t studies these subjects in graduation course. In accordance with the continuated formation course , we verify that the lack of more consistent discussions related to the teaching practice of these subjects in classroom and the little time reserved to the subject s development , made this contribution insufficient to the practice of proposals to these subjects teaching , in order to making possible pupils good learning. |
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Pires, Celia Maria CarolinoSantos, Clemente Ramos dos2016-04-27T17:12:54Z2016-08-25T17:25:41Z2005-11-222005-11-01Santos, Clemente Ramos dos. O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula. 2005. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11482The objective of this research is to contribute to the understanding of how the process of incorporation of subjects related to Combinatory , Probability and Statistics on Basic Education and the relations of this curricular inovation with the process of continuous teachers formation. In our research we were looking for the methods triangulation, that is, the use of procedures like the observation of a continuated formation course, interwiews and observation of four teachers classes , who made part of this formation , in classes of Fundamental and Medium teaching . Our study reveals that, generally, these teachers don t think these concepts viables to Fundamental teaching and even to Medium teaching; they present some resistence , by not dominate these concepts; they consider these concepts weren t foreseen by the proposals. To Fundamental teaching ; they affirm not having knowledge of PCN s proposal, for the Combinatory, Probability and Statistics teaching and declare they didn t studies these subjects in graduation course. In accordance with the continuated formation course , we verify that the lack of more consistent discussions related to the teaching practice of these subjects in classroom and the little time reserved to the subject s development , made this contribution insufficient to the practice of proposals to these subjects teaching , in order to making possible pupils good learning.Este trabalho tem como finalidade contribuir para o entendimento de como se dá o processo de incorporação de temas ligados à combinatória, probabilidade e estatística na Educação Básica e as relações dessa inovação curricular com o processo de formação continuada de professores. Em nossa pesquisa buscamos a triangulação de métodos, ou seja, a utilização de procedimentos como a observação de um curso de formação continuada, entrevistas e observação de aulas de quatro professores, que participaram dessa formação, em turmas de Ensino Fundamental e Médio. Nosso estudo revela que, de modo geral, esses professores não acham esses conteúdos viáveis para o Ensino Fundamental e mesmo para o Ensino Médio; apresentam certa resistência por não dominarem esses conteúdos e consideram que estes não estão previstos pelas propostas para o ensino fundamental e que são complexos. Afirmam não ter conhecimento do que é proposto pelos PCN para o ensino de combinatória, probabilidade e estatística e declaram não ter estudado esses conteúdos no curso de graduação. Com relação ao curso de formação continuada, constatamos que a falta de discussões mais consistentes em relação à prática de ensino desses conteúdos em sala de aula e o pouco tempo destinado para o desenvolvimento do assunto fazem com que sua contribuição não tenha sido suficiente para colocação em prática de propostas para o ensino desses conteúdos, de forma a possibilitar boa aprendizagem por parte dos alunos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24098/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoTratamento da InformaçãoInovação CurricularFormação de ProfessoresEducação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoProfessores - Formação profissionalInformation TreatmentCurricular InovationTeachers formationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTHUMBNAILClemente Ramos dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11482/1/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD51TEXTClemente Ramos dos Santos.pdf.txtExtracted Texttext/plain158592https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11482/2/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf.txtdb83882bd7629d8851726c734fdbb9b1MD52ORIGINALClemente Ramos dos Santos.pdfapplication/pdf2715636https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11482/3/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf32de4197b9af58f38bb301ca8b08addcMD53handle/114822022-04-28 14:58:27.558oai:repositorio.pucsp.br:handle/11482Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:58:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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