O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Santos, Clemente Ramos dos
Orientador(a): Pires, Celia Maria Carolino
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11482
Resumo: The objective of this research is to contribute to the understanding of how the process of incorporation of subjects related to Combinatory , Probability and Statistics on Basic Education and the relations of this curricular inovation with the process of continuous teachers formation. In our research we were looking for the methods triangulation, that is, the use of procedures like the observation of a continuated formation course, interwiews and observation of four teachers classes , who made part of this formation , in classes of Fundamental and Medium teaching . Our study reveals that, generally, these teachers don t think these concepts viables to Fundamental teaching and even to Medium teaching; they present some resistence , by not dominate these concepts; they consider these concepts weren t foreseen by the proposals. To Fundamental teaching ; they affirm not having knowledge of PCN s proposal, for the Combinatory, Probability and Statistics teaching and declare they didn t studies these subjects in graduation course. In accordance with the continuated formation course , we verify that the lack of more consistent discussions related to the teaching practice of these subjects in classroom and the little time reserved to the subject s development , made this contribution insufficient to the practice of proposals to these subjects teaching , in order to making possible pupils good learning.
id PUC_SP-1_d15703f05486d67e7ef2c781713f77db
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11482
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pires, Celia Maria CarolinoSantos, Clemente Ramos dos2016-04-27T17:12:54Z2016-08-25T17:25:41Z2005-11-222005-11-01Santos, Clemente Ramos dos. O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula. 2005. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11482The objective of this research is to contribute to the understanding of how the process of incorporation of subjects related to Combinatory , Probability and Statistics on Basic Education and the relations of this curricular inovation with the process of continuous teachers formation. In our research we were looking for the methods triangulation, that is, the use of procedures like the observation of a continuated formation course, interwiews and observation of four teachers classes , who made part of this formation , in classes of Fundamental and Medium teaching . Our study reveals that, generally, these teachers don t think these concepts viables to Fundamental teaching and even to Medium teaching; they present some resistence , by not dominate these concepts; they consider these concepts weren t foreseen by the proposals. To Fundamental teaching ; they affirm not having knowledge of PCN s proposal, for the Combinatory, Probability and Statistics teaching and declare they didn t studies these subjects in graduation course. In accordance with the continuated formation course , we verify that the lack of more consistent discussions related to the teaching practice of these subjects in classroom and the little time reserved to the subject s development , made this contribution insufficient to the practice of proposals to these subjects teaching , in order to making possible pupils good learning.Este trabalho tem como finalidade contribuir para o entendimento de como se dá o processo de incorporação de temas ligados à combinatória, probabilidade e estatística na Educação Básica e as relações dessa inovação curricular com o processo de formação continuada de professores. Em nossa pesquisa buscamos a triangulação de métodos, ou seja, a utilização de procedimentos como a observação de um curso de formação continuada, entrevistas e observação de aulas de quatro professores, que participaram dessa formação, em turmas de Ensino Fundamental e Médio. Nosso estudo revela que, de modo geral, esses professores não acham esses conteúdos viáveis para o Ensino Fundamental e mesmo para o Ensino Médio; apresentam certa resistência por não dominarem esses conteúdos e consideram que estes não estão previstos pelas propostas para o ensino fundamental e que são complexos. Afirmam não ter conhecimento do que é proposto pelos PCN para o ensino de combinatória, probabilidade e estatística e declaram não ter estudado esses conteúdos no curso de graduação. Com relação ao curso de formação continuada, constatamos que a falta de discussões mais consistentes em relação à prática de ensino desses conteúdos em sala de aula e o pouco tempo destinado para o desenvolvimento do assunto fazem com que sua contribuição não tenha sido suficiente para colocação em prática de propostas para o ensino desses conteúdos, de forma a possibilitar boa aprendizagem por parte dos alunos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24098/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoTratamento da InformaçãoInovação CurricularFormação de ProfessoresEducação matemáticaMatemática - Estudo e ensinoProfessores - Formação profissionalInformation TreatmentCurricular InovationTeachers formationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTHUMBNAILClemente Ramos dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11482/1/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf.jpgc4715912a635b5fbde63d2a9b070733fMD51TEXTClemente Ramos dos Santos.pdf.txtExtracted Texttext/plain158592https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11482/2/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf.txtdb83882bd7629d8851726c734fdbb9b1MD52ORIGINALClemente Ramos dos Santos.pdfapplication/pdf2715636https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11482/3/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf32de4197b9af58f38bb301ca8b08addcMD53handle/114822022-04-28 14:58:27.558oai:repositorio.pucsp.br:handle/11482Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T17:58:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula
title O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula
spellingShingle O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula
Santos, Clemente Ramos dos
Tratamento da Informação
Inovação Curricular
Formação de Professores
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação profissional
Information Treatment
Curricular Inovation
Teachers formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula
title_full O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula
title_fullStr O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula
title_full_unstemmed O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula
title_sort O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula
author Santos, Clemente Ramos dos
author_facet Santos, Clemente Ramos dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Celia Maria Carolino
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Clemente Ramos dos
contributor_str_mv Pires, Celia Maria Carolino
dc.subject.por.fl_str_mv Tratamento da Informação
Inovação Curricular
Formação de Professores
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação profissional
topic Tratamento da Informação
Inovação Curricular
Formação de Professores
Educação matemática
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação profissional
Information Treatment
Curricular Inovation
Teachers formation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Information Treatment
Curricular Inovation
Teachers formation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The objective of this research is to contribute to the understanding of how the process of incorporation of subjects related to Combinatory , Probability and Statistics on Basic Education and the relations of this curricular inovation with the process of continuous teachers formation. In our research we were looking for the methods triangulation, that is, the use of procedures like the observation of a continuated formation course, interwiews and observation of four teachers classes , who made part of this formation , in classes of Fundamental and Medium teaching . Our study reveals that, generally, these teachers don t think these concepts viables to Fundamental teaching and even to Medium teaching; they present some resistence , by not dominate these concepts; they consider these concepts weren t foreseen by the proposals. To Fundamental teaching ; they affirm not having knowledge of PCN s proposal, for the Combinatory, Probability and Statistics teaching and declare they didn t studies these subjects in graduation course. In accordance with the continuated formation course , we verify that the lack of more consistent discussions related to the teaching practice of these subjects in classroom and the little time reserved to the subject s development , made this contribution insufficient to the practice of proposals to these subjects teaching , in order to making possible pupils good learning.
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-11-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T17:12:54Z
2016-08-25T17:25:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Clemente Ramos dos. O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula. 2005. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11482
identifier_str_mv Santos, Clemente Ramos dos. O tratamento da informação: currículos prescritos, formação de professores e implementação na sala de aula. 2005. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11482/1/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11482/2/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11482/3/Clemente%20Ramos%20dos%20Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c4715912a635b5fbde63d2a9b070733f
db83882bd7629d8851726c734fdbb9b1
32de4197b9af58f38bb301ca8b08addc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424050002853888