A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
|
Departamento: |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19111 |
Resumo: | Our subject of study in this Master's thesis is the process of characterization of characters in the audiovisual work. Therefore, we selected two characters: Dorothy Benson Brazilian novel Geração Brasil (2014), and the movie fan Açaí com Jabá (2002) a short film of paraense production done in film. In terms of methodology, the survey combined the practical experience of the author as a make-up artist to the theoretical foundations about creating processes (Leão and Salles), communication through cyberspace networks (Leão), the technical function in audiovisual production (Rodrigues), cultural semiotics (Ferreira) and history of makeup (Leite). In addition to these characters, the corpus of the research brought together the various types of makeup techniques and speeches on social networks like Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat, some blogs, among them some professionals who called our attention in his poetic. Within this interrelationship considered the makeup as part of a multilinear set a device (Deleuze), using the account of the experience in function and concept mapping (Leão) to propose, as expected result, a type of makeup, their practices and information, as well as the cultural context in which the character is inserted in the audiovisual plot |
id |
PUC_SP-1_d35a5816aecdf07df9a21b95135d0576 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/19111 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Leão, Lucia Isaltina Clementehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433019J9Pinheiro, Micheline Penafort2016-09-28T17:30:04Z2016-06-27Pinheiro, Micheline Penafort. A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual. 2016. 85 f. Dissertação (Dissertação em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19111Our subject of study in this Master's thesis is the process of characterization of characters in the audiovisual work. Therefore, we selected two characters: Dorothy Benson Brazilian novel Geração Brasil (2014), and the movie fan Açaí com Jabá (2002) a short film of paraense production done in film. In terms of methodology, the survey combined the practical experience of the author as a make-up artist to the theoretical foundations about creating processes (Leão and Salles), communication through cyberspace networks (Leão), the technical function in audiovisual production (Rodrigues), cultural semiotics (Ferreira) and history of makeup (Leite). In addition to these characters, the corpus of the research brought together the various types of makeup techniques and speeches on social networks like Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat, some blogs, among them some professionals who called our attention in his poetic. Within this interrelationship considered the makeup as part of a multilinear set a device (Deleuze), using the account of the experience in function and concept mapping (Leão) to propose, as expected result, a type of makeup, their practices and information, as well as the cultural context in which the character is inserted in the audiovisual plotNosso tema de estudo nesta dissertação de mestrado é o processo de caracterização de personagens na obra audiovisual. Para tanto foram selecionados dois personagens: Dorothy Benson da novela brasileira Geração Brasil (2014), e o torcedor do filme Açaí com Jabá (2002) um curta-metragem de produção paraense feito em película. Em termos metodológicos, a pesquisa aliou a experiência prática da autora como maquiadora aos fundamentos teóricos acerca de processos de criação (Leão e Salles), comunicação pelas redes do ciberespaço (Leão), a função técnica na produção audiovisual (Rodrigues), semiótica da cultura (Ferreira) e história da maquiagem (Leite). Além dos personagens citados, o corpus da pesquisa reuniu os diversos tipos de técnicas de maquiagens e seus discursos nas redes sociais como Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat, alguns blogs, entre eles, alguns profissionais que nos chamaram atenção em suas poéticas. Dentro desta inter-relação considerou-se a maquiagem como elemento de um conjunto multilinear de um dispositivo (Deleuze), usando o relato da experiência na função e o conceito de mapeamento (Leão) para propor, como resultado esperado, uma tipologia da maquiagem, suas práticas e indicações, assim como o contexto cultural no qual o personagem está inserido na trama audiovisualCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/39792/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesComunicaçãoMaquiagem cinematográficaAudiovisualCommunicationFilm makeupMediaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMicheline Penafort Pinheiro.pdf.txtMicheline Penafort Pinheiro.pdf.txtExtracted texttext/plain144522https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/4/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf.txtfca4d2af9e23eb83e850845b430e8d29MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALMicheline Penafort Pinheiro.pdfMicheline Penafort Pinheiro.pdfapplication/pdf2705564https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/2/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf80102754f6c224d653de6bc8605ca2c0MD52THUMBNAILMicheline Penafort Pinheiro.pdf.jpgMicheline Penafort Pinheiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2873https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/3/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf.jpg56e39fe058ff8efd951a00630b206f0dMD53handle/191112022-04-28 16:50:06.415oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T19:50:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual |
title |
A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual |
spellingShingle |
A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual Pinheiro, Micheline Penafort Comunicação Maquiagem cinematográfica Audiovisual Communication Film makeup Media CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual |
title_full |
A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual |
title_fullStr |
A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual |
title_full_unstemmed |
A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual |
title_sort |
A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual |
author |
Pinheiro, Micheline Penafort |
author_facet |
Pinheiro, Micheline Penafort |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Leão, Lucia Isaltina Clemente |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433019J9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Micheline Penafort |
contributor_str_mv |
Leão, Lucia Isaltina Clemente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Maquiagem cinematográfica Audiovisual |
topic |
Comunicação Maquiagem cinematográfica Audiovisual Communication Film makeup Media CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Film makeup Media |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Our subject of study in this Master's thesis is the process of characterization of characters in the audiovisual work. Therefore, we selected two characters: Dorothy Benson Brazilian novel Geração Brasil (2014), and the movie fan Açaí com Jabá (2002) a short film of paraense production done in film. In terms of methodology, the survey combined the practical experience of the author as a make-up artist to the theoretical foundations about creating processes (Leão and Salles), communication through cyberspace networks (Leão), the technical function in audiovisual production (Rodrigues), cultural semiotics (Ferreira) and history of makeup (Leite). In addition to these characters, the corpus of the research brought together the various types of makeup techniques and speeches on social networks like Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat, some blogs, among them some professionals who called our attention in his poetic. Within this interrelationship considered the makeup as part of a multilinear set a device (Deleuze), using the account of the experience in function and concept mapping (Leão) to propose, as expected result, a type of makeup, their practices and information, as well as the cultural context in which the character is inserted in the audiovisual plot |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-09-28T17:30:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pinheiro, Micheline Penafort. A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual. 2016. 85 f. Dissertação (Dissertação em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19111 |
identifier_str_mv |
Pinheiro, Micheline Penafort. A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual. 2016. 85 f. Dissertação (Dissertação em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo, 2016. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/4/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/1/license.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/2/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/3/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fca4d2af9e23eb83e850845b430e8d29 bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 80102754f6c224d653de6bc8605ca2c0 56e39fe058ff8efd951a00630b206f0d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793424045043089408 |