A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Pinheiro, Micheline Penafort lattes
Orientador(a): Leão, Lucia Isaltina Clemente
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19111
Resumo: Our subject of study in this Master's thesis is the process of characterization of characters in the audiovisual work. Therefore, we selected two characters: Dorothy Benson Brazilian novel Geração Brasil (2014), and the movie fan Açaí com Jabá (2002) a short film of paraense production done in film. In terms of methodology, the survey combined the practical experience of the author as a make-up artist to the theoretical foundations about creating processes (Leão and Salles), communication through cyberspace networks (Leão), the technical function in audiovisual production (Rodrigues), cultural semiotics (Ferreira) and history of makeup (Leite). In addition to these characters, the corpus of the research brought together the various types of makeup techniques and speeches on social networks like Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat, some blogs, among them some professionals who called our attention in his poetic. Within this interrelationship considered the makeup as part of a multilinear set a device (Deleuze), using the account of the experience in function and concept mapping (Leão) to propose, as expected result, a type of makeup, their practices and information, as well as the cultural context in which the character is inserted in the audiovisual plot
id PUC_SP-1_d35a5816aecdf07df9a21b95135d0576
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/19111
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Leão, Lucia Isaltina Clementehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433019J9Pinheiro, Micheline Penafort2016-09-28T17:30:04Z2016-06-27Pinheiro, Micheline Penafort. A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual. 2016. 85 f. Dissertação (Dissertação em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo, 2016.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19111Our subject of study in this Master's thesis is the process of characterization of characters in the audiovisual work. Therefore, we selected two characters: Dorothy Benson Brazilian novel Geração Brasil (2014), and the movie fan Açaí com Jabá (2002) a short film of paraense production done in film. In terms of methodology, the survey combined the practical experience of the author as a make-up artist to the theoretical foundations about creating processes (Leão and Salles), communication through cyberspace networks (Leão), the technical function in audiovisual production (Rodrigues), cultural semiotics (Ferreira) and history of makeup (Leite). In addition to these characters, the corpus of the research brought together the various types of makeup techniques and speeches on social networks like Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat, some blogs, among them some professionals who called our attention in his poetic. Within this interrelationship considered the makeup as part of a multilinear set a device (Deleuze), using the account of the experience in function and concept mapping (Leão) to propose, as expected result, a type of makeup, their practices and information, as well as the cultural context in which the character is inserted in the audiovisual plotNosso tema de estudo nesta dissertação de mestrado é o processo de caracterização de personagens na obra audiovisual. Para tanto foram selecionados dois personagens: Dorothy Benson da novela brasileira Geração Brasil (2014), e o torcedor do filme Açaí com Jabá (2002) um curta-metragem de produção paraense feito em película. Em termos metodológicos, a pesquisa aliou a experiência prática da autora como maquiadora aos fundamentos teóricos acerca de processos de criação (Leão e Salles), comunicação pelas redes do ciberespaço (Leão), a função técnica na produção audiovisual (Rodrigues), semiótica da cultura (Ferreira) e história da maquiagem (Leite). Além dos personagens citados, o corpus da pesquisa reuniu os diversos tipos de técnicas de maquiagens e seus discursos nas redes sociais como Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat, alguns blogs, entre eles, alguns profissionais que nos chamaram atenção em suas poéticas. Dentro desta inter-relação considerou-se a maquiagem como elemento de um conjunto multilinear de um dispositivo (Deleuze), usando o relato da experiência na função e o conceito de mapeamento (Leão) para propor, como resultado esperado, uma tipologia da maquiagem, suas práticas e indicações, assim como o contexto cultural no qual o personagem está inserido na trama audiovisualCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/39792/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e SemióticaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesComunicaçãoMaquiagem cinematográficaAudiovisualCommunicationFilm makeupMediaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMicheline Penafort Pinheiro.pdf.txtMicheline Penafort Pinheiro.pdf.txtExtracted texttext/plain144522https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/4/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf.txtfca4d2af9e23eb83e850845b430e8d29MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51ORIGINALMicheline Penafort Pinheiro.pdfMicheline Penafort Pinheiro.pdfapplication/pdf2705564https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/2/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf80102754f6c224d653de6bc8605ca2c0MD52THUMBNAILMicheline Penafort Pinheiro.pdf.jpgMicheline Penafort Pinheiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2873https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/3/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf.jpg56e39fe058ff8efd951a00630b206f0dMD53handle/191112022-04-28 16:50:06.415oai:repositorio.pucsp.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T19:50:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual
title A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual
spellingShingle A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual
Pinheiro, Micheline Penafort
Comunicação
Maquiagem cinematográfica
Audiovisual
Communication
Film makeup
Media
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual
title_full A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual
title_fullStr A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual
title_full_unstemmed A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual
title_sort A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual
author Pinheiro, Micheline Penafort
author_facet Pinheiro, Micheline Penafort
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leão, Lucia Isaltina Clemente
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433019J9
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Micheline Penafort
contributor_str_mv Leão, Lucia Isaltina Clemente
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Maquiagem cinematográfica
Audiovisual
topic Comunicação
Maquiagem cinematográfica
Audiovisual
Communication
Film makeup
Media
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Film makeup
Media
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Our subject of study in this Master's thesis is the process of characterization of characters in the audiovisual work. Therefore, we selected two characters: Dorothy Benson Brazilian novel Geração Brasil (2014), and the movie fan Açaí com Jabá (2002) a short film of paraense production done in film. In terms of methodology, the survey combined the practical experience of the author as a make-up artist to the theoretical foundations about creating processes (Leão and Salles), communication through cyberspace networks (Leão), the technical function in audiovisual production (Rodrigues), cultural semiotics (Ferreira) and history of makeup (Leite). In addition to these characters, the corpus of the research brought together the various types of makeup techniques and speeches on social networks like Youtube, Facebook, Instagram, Snapchat, some blogs, among them some professionals who called our attention in his poetic. Within this interrelationship considered the makeup as part of a multilinear set a device (Deleuze), using the account of the experience in function and concept mapping (Leão) to propose, as expected result, a type of makeup, their practices and information, as well as the cultural context in which the character is inserted in the audiovisual plot
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-28T17:30:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pinheiro, Micheline Penafort. A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual. 2016. 85 f. Dissertação (Dissertação em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19111
identifier_str_mv Pinheiro, Micheline Penafort. A arte do disfarce: a maquiagem como mídia e o processo de construção de personagens na obra audiovisual. 2016. 85 f. Dissertação (Dissertação em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo, 2016.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/4/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/1/license.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/2/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/19111/3/Micheline%20Penafort%20Pinheiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fca4d2af9e23eb83e850845b430e8d29
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
80102754f6c224d653de6bc8605ca2c0
56e39fe058ff8efd951a00630b206f0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424045043089408