Robótica e as transformações geométricas: um estudo exploratório com alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Accioli, Rosangela Mengai
Orientador(a): Healy, Siobhan Victoria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11319
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
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spelling Healy, Siobhan VictoriaAccioli, Rosangela Mengai2016-04-27T16:58:42Z2005-05-042005-05-06Accioli, Rosangela Mengai. Robótica e as transformações geométricas: um estudo exploratório com alunos do ensino fundamental. 2005. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11319Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste estudo teve por finalidade investigar as funcionalidades e as potencialidades do ambiente robotizado ROBOLAB funcionar como um micromundo, no sentido de possibilitar a construção de novos significados para a Simetria. Para alcançarmos este objetivo, foi desenvolvido um design experiment divido em duas fases de investigação, denominadas Estudos Preliminares e Experimentação . A partir das observações de três oficinas de robótica na primeira fase, surgiu a hipótese que o ambiente robótico poderia ser explorado em atividades que focalizassem a Reflexão e a Simetria. Na fase de Experimentação foram coletados dados durante duas oficinas extracurriculares de robótica, uma destinada a crianças da 3a e 4a séries e outra a crianças da 5a e 7a séries, ambas do Ensino Fundamental, envolvendo atividades que exploravam os movimentos dos robôs como se fosse uma dança. Estes dados foram complementados com uma series de atividades na mídia papel e lápis, com enfoque explicito na Reflexão. As análises indicaram diferentes significados matemáticos, expressados pelos participantes, relacionados à mídia disponível para a resolução das atividades. Na mídia papel e lápis, congruência era a propriedade da reflexão mais destacada pelos alunos, privilegiando as propriedades internas de objetos (intrafigural). No contexto da dança de robôs, os alunos expressaram também, através da linguagem de programação, propriedades associadas à orientação e com evidencias que consideraram as relações entre os objetos (interfigural). As estratégias de resolução possíveis no ROBOLAB, em particular, a necessidade de se expressar usando uma linguagem formal, parecer ter contribuindo ou para a construção ou para a percepção do conhecimento sobre Simetria, porém este conhecimento nem sempre foi utilizando além do contexto no qual surgiu. Estes resultados confirmam que as mídias presentes nas situações de aprendizagem têm um papel central na organização e exposição do pensamento do aluno.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23670/Tese%20de%20Mestrado.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoRobóticaSimetriamicromundotransformações geométricasabstração situadaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICARobótica e as transformações geométricas: um estudo exploratório com alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTTese de Mestrado.pdf.txtTese de Mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain236631https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11319/3/Tese%20de%20Mestrado.pdf.txtd641e530befc6de7c173dc6ac866ee68MD53ORIGINALTese de Mestrado.pdfapplication/pdf28924266https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11319/1/Tese%20de%20Mestrado.pdf44eee75aee9a7145518a0c8395c5e997MD51THUMBNAILTese de Mestrado.pdf.jpgTese de Mestrado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3818https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11319/2/Tese%20de%20Mestrado.pdf.jpg5b83819c5bcc664bc575e41344713796MD52handle/113192022-04-27 12:16:04.33oai:repositorio.pucsp.br:handle/11319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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