Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Dias de lattes
Orientador(a): Borin, Marisa do Espírito Santo lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Departamento: Ciências Sociais
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3618
Resumo: This thesis presents an analysis of the multiple facets of the expression of authority in teaching with objective to understand the exercise of this in the contemporanity and its particularities in the context of high school. It seeks thus to examine the school environment and their correspondence with the teaching authority, investigating the explicit manifestations and 'invisible' in the school day of the first year of São Paulo public high. This is a case study whose driving force is the qualitative research with students, teachers, coordinators and management, anchoring in bibliographical research, especially in the theories of the social sciences, with emphasis on the thoughts of Hannah Arendt, but also, resorting to other areas of knowledge such as history and philosophy, in order to obtain an interdisciplinary look at the phenomenon. As a result of this process, it is shown that there are several ways to judge the teaching authority, and that being presented here is only one of them, trying to find clues that help to elucidate the complexity of teaching authority in contemporary Brazilian public school
id PUC_SP-1_e527abe2b59dd4bac9ba309353ed8325
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3618
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Borin, Marisa do Espírito Santohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720546T6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210029T1Oliveira, Adriana Dias de2016-04-26T14:55:10Z2015-04-162015-03-13Oliveira, Adriana Dias de. Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo. 2015. 262 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3618This thesis presents an analysis of the multiple facets of the expression of authority in teaching with objective to understand the exercise of this in the contemporanity and its particularities in the context of high school. It seeks thus to examine the school environment and their correspondence with the teaching authority, investigating the explicit manifestations and 'invisible' in the school day of the first year of São Paulo public high. This is a case study whose driving force is the qualitative research with students, teachers, coordinators and management, anchoring in bibliographical research, especially in the theories of the social sciences, with emphasis on the thoughts of Hannah Arendt, but also, resorting to other areas of knowledge such as history and philosophy, in order to obtain an interdisciplinary look at the phenomenon. As a result of this process, it is shown that there are several ways to judge the teaching authority, and that being presented here is only one of them, trying to find clues that help to elucidate the complexity of teaching authority in contemporary Brazilian public schoolEsta tese apresenta uma análise sobre as múltiplas faces de manifestação da autoridade no trabalho docente, sendo seu objetivo compreender o exercício desta na contemporaneidade e suas especificidades no contexto do Ensino Médio. Procura-se, desta forma, analisar o universo escolar e suas correspondências com a autoridade docente, investigando as suas manifestações explícitas e invisíveis no cotidiano escolar do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de caso cujo eixo condutor é a pesquisa qualitativa realizada com alunos, professores, coordenador e direção, ancorando-se na pesquisa bibliográfica, principalmente nas teorias das Ciências Sociais, com ênfase no pensamento de Hannah Arendt, mas também, recorrendo-se a outras áreas do conhecimento, como História e Filosofia, de forma a obter um olhar interdisciplinar sobre o fenômeno. Como resultado desse processo, demonstra-se que há várias maneiras de se julgar a autoridade docente, sendo aquela apresentada neste trabalho apenas uma delas, buscando-se encontrar pistas que auxiliem a elucidar a complexidade da autoridade docente na escola pública brasileira contemporâneaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12263/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisAutoridade docenteEnsino MédioPráticas docentesTeaching authorityHigh schoolEducational practiceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAutoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAdriana Dias de Oliveira.pdf.txtAdriana Dias de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain560273https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3618/3/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.txtfb87f0924c122a8be2ef3bf6d8d3b746MD53ORIGINALAdriana Dias de Oliveira.pdfapplication/pdf1815439https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3618/1/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdfd03915f10304d91a9e33ba0bc26f9430MD51THUMBNAILAdriana Dias de Oliveira.pdf.jpgAdriana Dias de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3618/2/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/36182022-04-28 18:34:42.279oai:repositorio.pucsp.br:handle/3618Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:34:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo
title Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo
spellingShingle Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo
Oliveira, Adriana Dias de
Autoridade docente
Ensino Médio
Práticas docentes
Teaching authority
High school
Educational practice
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo
title_full Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo
title_fullStr Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo
title_full_unstemmed Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo
title_sort Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo
author Oliveira, Adriana Dias de
author_facet Oliveira, Adriana Dias de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borin, Marisa do Espírito Santo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720546T6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210029T1
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana Dias de
contributor_str_mv Borin, Marisa do Espírito Santo
dc.subject.por.fl_str_mv Autoridade docente
Ensino Médio
Práticas docentes
topic Autoridade docente
Ensino Médio
Práticas docentes
Teaching authority
High school
Educational practice
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching authority
High school
Educational practice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This thesis presents an analysis of the multiple facets of the expression of authority in teaching with objective to understand the exercise of this in the contemporanity and its particularities in the context of high school. It seeks thus to examine the school environment and their correspondence with the teaching authority, investigating the explicit manifestations and 'invisible' in the school day of the first year of São Paulo public high. This is a case study whose driving force is the qualitative research with students, teachers, coordinators and management, anchoring in bibliographical research, especially in the theories of the social sciences, with emphasis on the thoughts of Hannah Arendt, but also, resorting to other areas of knowledge such as history and philosophy, in order to obtain an interdisciplinary look at the phenomenon. As a result of this process, it is shown that there are several ways to judge the teaching authority, and that being presented here is only one of them, trying to find clues that help to elucidate the complexity of teaching authority in contemporary Brazilian public school
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-16
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:55:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Oliveira, Adriana Dias de. Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo. 2015. 262 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3618
identifier_str_mv Oliveira, Adriana Dias de. Autoridade docente no Ensino Médio: compassos e descompassos no contexto contemporâneo. 2015. 262 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3618/3/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3618/1/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3618/2/Adriana%20Dias%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fb87f0924c122a8be2ef3bf6d8d3b746
d03915f10304d91a9e33ba0bc26f9430
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424092827746304