Fluxos de comunicação sobre o IDESP entre a Secretaria de Estado da Educação e escolas da rede de ensino do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Galindo, Fábio Rodrigues lattes
Orientador(a): Casali, Alipio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9832
Resumo: The present work has as aim to analyze and to think about flows of communication of IDESP, and how this bad efficiency influences in the publicizing, direction, discussion and comprehension from coordinating to public schools of São Paulo state. So, the work will show a bibliographyc review about the public politics of outside avaliation in Brazil, about IDESP, and about the flow of communication in the institutions. The dissertation is supported upon qualitative search with school principals, education coordinators, teachers, education supervisors and coordinator teachers of educational core, all from the public schools, about the way of publicizing and understanding IDESP informations. It analyzes how these informations are passed on to everyone of the envolved persons, until to reach the teacher, final element in this educator s chain, what kinds of action of upbringing exists to understand these informations and in which measure the objectives that are wanted in publicizing are accomplished. It concludes, noticing that the publicizing of informations by SEE-SP has occurred in a agile and practical form of the institutional site, but that the formation process are fault, and can be considered much more a process of extension of information instead formation properly said, taking to unefficiency of public politics
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spelling Casali, Alipiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213134Y5Galindo, Fábio Rodrigues2016-04-27T14:31:32Z2015-03-132015-02-24Galindo, Fábio Rodrigues. Communication flows about IDESP among State Departament of Education and public schools of São Paulo State. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9832The present work has as aim to analyze and to think about flows of communication of IDESP, and how this bad efficiency influences in the publicizing, direction, discussion and comprehension from coordinating to public schools of São Paulo state. So, the work will show a bibliographyc review about the public politics of outside avaliation in Brazil, about IDESP, and about the flow of communication in the institutions. The dissertation is supported upon qualitative search with school principals, education coordinators, teachers, education supervisors and coordinator teachers of educational core, all from the public schools, about the way of publicizing and understanding IDESP informations. It analyzes how these informations are passed on to everyone of the envolved persons, until to reach the teacher, final element in this educator s chain, what kinds of action of upbringing exists to understand these informations and in which measure the objectives that are wanted in publicizing are accomplished. It concludes, noticing that the publicizing of informations by SEE-SP has occurred in a agile and practical form of the institutional site, but that the formation process are fault, and can be considered much more a process of extension of information instead formation properly said, taking to unefficiency of public politicsO presente trabalho analisa e reflete sobre fluxos de comunicação do IDESP, e como sua baixa eficácia influencia na divulgação, orientação, discussão e compreensão, da Secretaria de Estado da Educação às escolas da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. Para isso, apresenta uma revisão bibliográfica sobre as políticas públicas de avaliação externa no Brasil, sobre o IDESP e o fluxo de comunicação nas instituições. A dissertação está apoiada em pesquisa qualitativa com diretores de escola, coordenadores pedagógicos, professores, supervisores de ensino e professores coordenadores do núcleo pedagógico, todos da rede estadual de ensino, sobre a forma de divulgação e entendimento dos dados do IDESP. Analisa-se como esses dados são transmitidos a cada um dos envolvidos até chegar ao professor, elemento final dessa cadeia de educadores; que tipos de ações de formação existem para se entender esses dados; e em que medida os objetivos almejados ao divulgá-los são alcançados. Finaliza-se constatando que a divulgação dos dados pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) tem ocorrido de forma prática e ágil por meio do site institucional, mas que os processos de formação são falhos, sendo muito mais processo de extensão de informação do que de formação propriamente dita, levando à ineficiência da política públicaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22888/Fabio%20Rodrigues%20Galindo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoAvaliações externasIDESPFluxo de comunicaçãoCurriculumExternal evaluationsCommunication flowCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOFluxos de comunicação sobre o IDESP entre a Secretaria de Estado da Educação e escolas da rede de ensino do Estado de São PauloCommunication flows about IDESP among State Departament of Education and public schools of São Paulo Stateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTFabio Rodrigues Galindo.pdf.txtFabio Rodrigues Galindo.pdf.txtExtracted texttext/plain257457https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9832/3/Fabio%20Rodrigues%20Galindo.pdf.txt7475a2c79b56adbd4429b2f0f55fc47dMD53ORIGINALFabio Rodrigues Galindo.pdfapplication/pdf956968https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9832/1/Fabio%20Rodrigues%20Galindo.pdf714a1d0d3a47757a8e64ec40db8c0bf3MD51THUMBNAILFabio Rodrigues Galindo.pdf.jpgFabio Rodrigues Galindo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/9832/2/Fabio%20Rodrigues%20Galindo.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/98322022-04-27 09:20:52.056oai:repositorio.pucsp.br:handle/9832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T12:20:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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