Escola e cidadania: balanço das concepções expressas pelas dissertações e teses das universidades brasileiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Cavalcante, Vanessa Luiz lattes
Orientador(a): Albuquerque, Helena Machado de Paula
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10339
Resumo: In this project it is intended to develop a survey that aims to raise and analyze the concepts about the relationship between school and citizenship. These concepts were brought up by the educational research, and expressed by dissertations and thesis in the Brazilian Graduate Programs. The dissertations and the thesis were chosen based on the fact that they are accessible to a possible development of a master's thesis, and because if these productions cannot be classified as high-end work, they express the production of the Brasilian Graduate Programs that can be considered as the locus of the most advanced social research in the country. The analysis of the content has been employed as the procedure for the analysis of research to demonstrate the subjects pointed out in the work. It is based on the contributions of Marshall (1967), Bobbio (2004), Castilho (2011), Arendt (2009), Carvalho (2011), and other authors that use research in education with the focus on the concept of citizenship. Sacristán (2000; 2002) and Gentili (1998; 2001). Intend to make in-depth balance with review of research involving school-citizenship through the following indicators: the concept of citizenship, and school-citizenship
id PUC_SP-1_e8b7641b58ce7ed84bd19de6ae2093b8
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10339
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Albuquerque, Helena Machado de Paulahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404078Y9Cavalcante, Vanessa Luiz2016-04-27T16:32:35Z2012-03-142012-02-29Cavalcante, Vanessa Luiz. Schooll and citizenship: overview of the concepts expressed by dissertations and theses from Brazilian universities. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10339In this project it is intended to develop a survey that aims to raise and analyze the concepts about the relationship between school and citizenship. These concepts were brought up by the educational research, and expressed by dissertations and thesis in the Brazilian Graduate Programs. The dissertations and the thesis were chosen based on the fact that they are accessible to a possible development of a master's thesis, and because if these productions cannot be classified as high-end work, they express the production of the Brasilian Graduate Programs that can be considered as the locus of the most advanced social research in the country. The analysis of the content has been employed as the procedure for the analysis of research to demonstrate the subjects pointed out in the work. It is based on the contributions of Marshall (1967), Bobbio (2004), Castilho (2011), Arendt (2009), Carvalho (2011), and other authors that use research in education with the focus on the concept of citizenship. Sacristán (2000; 2002) and Gentili (1998; 2001). Intend to make in-depth balance with review of research involving school-citizenship through the following indicators: the concept of citizenship, and school-citizenshipEsta pesquisa teve, como objetivo, levantar e analisar as concepções sobre a relação escola e cidadania que estão sendo construídas pelas dissertações e teses defendidas nos programas de Pós-Graduação brasileira. A escolha das dissertações e teses fundou-se no fato de estarem acessíveis a um levantamento possível para uma dissertação de mestrado. Se essas produções não podem ser classificadas como produções de ponta , expressam, porém, a produção dos programas de Pós-Graduação brasileira. Empregou-se, como procedimento, a análise qualitativa do conteúdo das pesquisas, com o intuito de demonstrar os aspectos abordados nos trabalhos. Utilizou-se, como apoio teórico, Marshall (1967), Bobbio (2004), Castilho (2011), Arendt (2009), Carvalho (2011) e autores que, em seus estudos, em educação, focalizam a questão da cidadania Sacristán (2000; 2002) e Gentili (1998; 2001). Pretendeu-se efetuar balanço em profundidade das pesquisas que envolvem a relação entre escola e cidadania, por meio dos seguintes indicadores: concepção de cidadania e a relação escolacidadania. Constatou-se que as pesquisas analisadas relacionam a cidadania aos direitos e deveres, é concebida como histórica modifica-se de acordo com as transformações da sociedade , é tida como sinônimo de direitos humanos, difere das leis proclamadas e das práticas vivenciadas pelas pessoas e, por fim, focaliza os excluídos dos direitos da cidadania. Para tratar da relação escola-cidadania, adotada pelas investigações, pode-se verificar a predominância dos estudos na perspectiva propositiva, as quais consideram o acesso à educação como condição de acesso à cidadaniaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22935/Vanessa%20Luiz%20Cavalcante.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoCidadaniaEscolaPesquisas acadêmicasCitizenshipSchoolAcademic researchCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEscola e cidadania: balanço das concepções expressas pelas dissertações e teses das universidades brasileirasSchooll and citizenship: overview of the concepts expressed by dissertations and theses from Brazilian universitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTVanessa Luiz Cavalcante.pdf.txtVanessa Luiz Cavalcante.pdf.txtExtracted texttext/plain223349https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10339/3/Vanessa%20Luiz%20Cavalcante.pdf.txt9d0453221b4a54bc7732409adef3288bMD53ORIGINALVanessa Luiz Cavalcante.pdfapplication/pdf547867https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10339/1/Vanessa%20Luiz%20Cavalcante.pdf1adcaf40a9a1885514d180f68cfea079MD51THUMBNAILVanessa Luiz Cavalcante.pdf.jpgVanessa Luiz Cavalcante.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10339/2/Vanessa%20Luiz%20Cavalcante.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/103392022-06-28 09:40:20.123oai:repositorio.pucsp.br:handle/10339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T12:40:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Escola e cidadania: balanço das concepções expressas pelas dissertações e teses das universidades brasileiras
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Schooll and citizenship: overview of the concepts expressed by dissertations and theses from Brazilian universities
title Escola e cidadania: balanço das concepções expressas pelas dissertações e teses das universidades brasileiras
spellingShingle Escola e cidadania: balanço das concepções expressas pelas dissertações e teses das universidades brasileiras
Cavalcante, Vanessa Luiz
Cidadania
Escola
Pesquisas acadêmicas
Citizenship
School
Academic research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Escola e cidadania: balanço das concepções expressas pelas dissertações e teses das universidades brasileiras
title_full Escola e cidadania: balanço das concepções expressas pelas dissertações e teses das universidades brasileiras
title_fullStr Escola e cidadania: balanço das concepções expressas pelas dissertações e teses das universidades brasileiras
title_full_unstemmed Escola e cidadania: balanço das concepções expressas pelas dissertações e teses das universidades brasileiras
title_sort Escola e cidadania: balanço das concepções expressas pelas dissertações e teses das universidades brasileiras
author Cavalcante, Vanessa Luiz
author_facet Cavalcante, Vanessa Luiz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Helena Machado de Paula
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404078Y9
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Vanessa Luiz
contributor_str_mv Albuquerque, Helena Machado de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Escola
Pesquisas acadêmicas
topic Cidadania
Escola
Pesquisas acadêmicas
Citizenship
School
Academic research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Citizenship
School
Academic research
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description In this project it is intended to develop a survey that aims to raise and analyze the concepts about the relationship between school and citizenship. These concepts were brought up by the educational research, and expressed by dissertations and thesis in the Brazilian Graduate Programs. The dissertations and the thesis were chosen based on the fact that they are accessible to a possible development of a master's thesis, and because if these productions cannot be classified as high-end work, they express the production of the Brasilian Graduate Programs that can be considered as the locus of the most advanced social research in the country. The analysis of the content has been employed as the procedure for the analysis of research to demonstrate the subjects pointed out in the work. It is based on the contributions of Marshall (1967), Bobbio (2004), Castilho (2011), Arendt (2009), Carvalho (2011), and other authors that use research in education with the focus on the concept of citizenship. Sacristán (2000; 2002) and Gentili (1998; 2001). Intend to make in-depth balance with review of research involving school-citizenship through the following indicators: the concept of citizenship, and school-citizenship
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cavalcante, Vanessa Luiz. Schooll and citizenship: overview of the concepts expressed by dissertations and theses from Brazilian universities. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10339
identifier_str_mv Cavalcante, Vanessa Luiz. Schooll and citizenship: overview of the concepts expressed by dissertations and theses from Brazilian universities. 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10339/3/Vanessa%20Luiz%20Cavalcante.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10339/1/Vanessa%20Luiz%20Cavalcante.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10339/2/Vanessa%20Luiz%20Cavalcante.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d0453221b4a54bc7732409adef3288b
1adcaf40a9a1885514d180f68cfea079
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424101334843392