A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Fonseca, Rogério Ferreira da lattes
Orientador(a): Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10843
Resumo: This research is theoretical and has the goal of studying the concept of the real number. Epistemological issues are discussed surrounding the concept of number in general, and in particular the concept of real numbers. The discussions are based on the concept of complementarity as regards the analysis of cognitive and epistemological aspects of mathematical concepts. The focus of the research is to investigate a new proposal for the concept of numbers presented by the British mathematician John Horton Conway of Princeton University, which allows one to uniquely answer the question, What is a number? , which has long mobilized Mathematics philosophers and epistemologists. In addition, for this theory, a class of games is presented as a model for interpretation or application of the theory, thereby conceptualizing number as a game. Moreover, the game has assisted in learning Mathematics. We can conclude with this research that Conway s theory, in a complementary manner, can add new elements to the classical approaches to the concept of number, can indicate some of its weaknesses, and can highlight the importance of epistemological questioning in the evolution of mathematical knowledge. Another result of this research is to indicate the fertility of the concept of number that opens new frontiers for Mathematics. It is our opinion that Mathematics Education needs to be and should be close to advances in Mathematics
id PUC_SP-1_e985e66f6eeba7737fef90df768e2a18
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10843
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Igliori, Sonia Barbosa Camargohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751921H1Fonseca, Rogério Ferreira da2016-04-27T16:57:02Z2011-01-062010-11-26Fonseca, Rogério Ferreira da. A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway. 2010. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10843This research is theoretical and has the goal of studying the concept of the real number. Epistemological issues are discussed surrounding the concept of number in general, and in particular the concept of real numbers. The discussions are based on the concept of complementarity as regards the analysis of cognitive and epistemological aspects of mathematical concepts. The focus of the research is to investigate a new proposal for the concept of numbers presented by the British mathematician John Horton Conway of Princeton University, which allows one to uniquely answer the question, What is a number? , which has long mobilized Mathematics philosophers and epistemologists. In addition, for this theory, a class of games is presented as a model for interpretation or application of the theory, thereby conceptualizing number as a game. Moreover, the game has assisted in learning Mathematics. We can conclude with this research that Conway s theory, in a complementary manner, can add new elements to the classical approaches to the concept of number, can indicate some of its weaknesses, and can highlight the importance of epistemological questioning in the evolution of mathematical knowledge. Another result of this research is to indicate the fertility of the concept of number that opens new frontiers for Mathematics. It is our opinion that Mathematics Education needs to be and should be close to advances in MathematicsEsta pesquisa é de cunho teórico e tem por alvo o estudo do conceito de número real. Nela são discutidas questões de ordem epistemológicas que cercam o conceito de número, em geral, e em particular o conceito de número real. As discussões estão fundamentadas no conceito de complementaridade no que concerne à análise de aspectos cognitivos e epistemológicos de conceitos matemáticos. O foco da pesquisa é investigar uma nova proposta de conceituação de número apresentada pelo matemático inglês John Horton Conway, da Universidade de Princeton, a qual possibilita responder, de forma única, à questão: o que é número?, indagação que mobilizou filósofos e epistemólogos da Matemática por muito tempo. Além disso, para esta teoria uma classe de jogos se apresenta como um modelo de interpretação ou aplicação da teoria, conceituando então número como um jogo. Aliás, o jogo tem sido um auxiliar na aprendizagem da Matemática. Podemos inferir com esta pesquisa que a teoria de Conway de forma complementar pode acrescentar novos elementos às abordagens clássicas da conceituação de número, apontar algumas de suas fragilidades e destacar a importância dos questionamentos epistemológicos para a evolução do conhecimento matemático. Outro resultado desta pesquisa é indicar a fertilidade do conceito de número que ainda abre novas fronteiras para a Matemática. É nosso julgamento que a Educação Matemática precisa e deve estar próxima dos avanços da MatemáticaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23763/Rogerio%20Ferreira%20da%20Fonseca.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoNúmero realJogosComplementaridadeReal numberGamesConway, ComplementarityCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conwayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRogerio Ferreira da Fonseca.pdfapplication/pdf1033862https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10843/1/Rogerio%20Ferreira%20da%20Fonseca.pdf7874e284aff29ac820ecbd35113c89aeMD51TEXTRogerio Ferreira da Fonseca.pdf.txtRogerio Ferreira da Fonseca.pdf.txtExtracted Texttext/plain294033https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10843/2/Rogerio%20Ferreira%20da%20Fonseca.pdf.txt1487e75cf26a60493b1169d03fc4459dMD52THUMBNAILRogerio Ferreira da Fonseca.pdf.jpgRogerio Ferreira da Fonseca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4140https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10843/3/Rogerio%20Ferreira%20da%20Fonseca.pdf.jpg94205e476e5126794ab3e4e03ef74d4fMD53handle/108432022-04-27 12:33:32.508oai:repositorio.pucsp.br:handle/10843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T15:33:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway
title A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway
spellingShingle A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway
Fonseca, Rogério Ferreira da
Número real
Jogos
Complementaridade
Real number
Games
Conway, Complementarity
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway
title_full A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway
title_fullStr A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway
title_full_unstemmed A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway
title_sort A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway
author Fonseca, Rogério Ferreira da
author_facet Fonseca, Rogério Ferreira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751921H1
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Rogério Ferreira da
contributor_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Número real
Jogos
Complementaridade
topic Número real
Jogos
Complementaridade
Real number
Games
Conway, Complementarity
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Real number
Games
Conway, Complementarity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This research is theoretical and has the goal of studying the concept of the real number. Epistemological issues are discussed surrounding the concept of number in general, and in particular the concept of real numbers. The discussions are based on the concept of complementarity as regards the analysis of cognitive and epistemological aspects of mathematical concepts. The focus of the research is to investigate a new proposal for the concept of numbers presented by the British mathematician John Horton Conway of Princeton University, which allows one to uniquely answer the question, What is a number? , which has long mobilized Mathematics philosophers and epistemologists. In addition, for this theory, a class of games is presented as a model for interpretation or application of the theory, thereby conceptualizing number as a game. Moreover, the game has assisted in learning Mathematics. We can conclude with this research that Conway s theory, in a complementary manner, can add new elements to the classical approaches to the concept of number, can indicate some of its weaknesses, and can highlight the importance of epistemological questioning in the evolution of mathematical knowledge. Another result of this research is to indicate the fertility of the concept of number that opens new frontiers for Mathematics. It is our opinion that Mathematics Education needs to be and should be close to advances in Mathematics
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-26
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Fonseca, Rogério Ferreira da. A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway. 2010. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10843
identifier_str_mv Fonseca, Rogério Ferreira da. A complementaridade entre os aspectos intensional e extensional na conceituação de número real proposta por John Horton Conway. 2010. 182 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10843/1/Rogerio%20Ferreira%20da%20Fonseca.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10843/2/Rogerio%20Ferreira%20da%20Fonseca.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10843/3/Rogerio%20Ferreira%20da%20Fonseca.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7874e284aff29ac820ecbd35113c89ae
1487e75cf26a60493b1169d03fc4459d
94205e476e5126794ab3e4e03ef74d4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424040573009920