Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Santos, Ana Maria Smith
Orientador(a): Toledo, Maria Rita de Almeida
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10805
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
id PUC_SP-1_ea38eda21696b778a3bc73297ddacf80
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10805
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Toledo, Maria Rita de AlmeidaSantos, Ana Maria Smith2016-04-27T16:34:08Z2005-07-222005-07-25Santos, Ana Maria Smith. Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA. 2005. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10805Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoO estudo faz uma análise dos textos oficiais do Projeto Político Pedagógico da Escola Cabana da Prefeitura de Belém do Pará nos anos de 1997 a 2004, administrado pelo Partido dos Trabalhadores, especialmente, dos seus Cadernos de Educação, partindo da orientação de investigação da arqueologia dos objetos, metodologia constitutiva do referencial teórico da História Cultural. Consoante a este método, o questionário feito aos Cadernos partiu da intenção de analisar as estratégias para as quais foram produzidos, as marcas que guardam como a de representação de professor, as prescrições de bom professor e perceber a veiculação de mensagens favoráveis da administração como integrante de um projeto cabano. Buscou-se, em igual importância, analisar a série dos Cadernos sendo constituída para servir de suporte empregado na formação docente e na conformação de práticas adequadas à Reforma Educacional e como objeto de veiculação das Ações Significativas da SEMEC e de seus professores. O exame do periódico também centrou-se em seus dispositivos materiais e textuais tentando compreender a contribuição da forma e do conteúdo na prescrição de prática, partindo da premissa de que os textos são objetos culturais que, além de guardar as marcas das práticas de sua produção, veiculam um regramento de saberes destinado aos seus leitores, considerando que são textos oficiais produzidos para uma Reforma Educacional e carregam dispositivos derivados de um lugar de poder ao prescreverem atuações adequadas e ao servir como veículos de representações criadas pela administração com relação ao docente e sua atuação.application/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23759/AnaSantos.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoformação de professoresimpressos pedagógicosdispositivos textuais e materiaisprescrição de práticasEscola CabanaEducação e Estado - Belém, PAPrática de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAnaSantos.pdf.txtAnaSantos.pdf.txtExtracted texttext/plain619518https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/3/AnaSantos.pdf.txtc06f1bd6f1ee24e552dc7ec1a13f5d5bMD53ORIGINALAnaSantos.pdfapplication/pdf5957968https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/1/AnaSantos.pdf6aa087e6a55b0f60a7345111100bea89MD51THUMBNAILAnaSantos.pdf.jpgAnaSantos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4970https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/2/AnaSantos.pdf.jpg789d920019bb14d90cdde57c9a6abf21MD52handle/108052022-06-13 16:55:17.67oai:repositorio.pucsp.br:handle/10805Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-13T19:55:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA
title Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA
spellingShingle Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA
Santos, Ana Maria Smith
formação de professores
impressos pedagógicos
dispositivos textuais e materiais
prescrição de práticas
Escola Cabana
Educação e Estado - Belém, PA
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA
title_full Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA
title_fullStr Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA
title_full_unstemmed Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA
title_sort Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA
author Santos, Ana Maria Smith
author_facet Santos, Ana Maria Smith
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toledo, Maria Rita de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Maria Smith
contributor_str_mv Toledo, Maria Rita de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
impressos pedagógicos
dispositivos textuais e materiais
prescrição de práticas
Escola Cabana
Educação e Estado - Belém, PA
Prática de ensino
topic formação de professores
impressos pedagógicos
dispositivos textuais e materiais
prescrição de práticas
Escola Cabana
Educação e Estado - Belém, PA
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
publishDate 2005
dc.date.available.fl_str_mv 2005-07-22
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-07-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:34:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santos, Ana Maria Smith. Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA. 2005. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10805
identifier_str_mv Santos, Ana Maria Smith. Os cadernos de Educação da Escola Cabana (1997-2004): Dispositivos Textuais e Materiais para a estratégia de conformação e prescrição de práticas pedagógicas em Belém-PA. 2005. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/3/AnaSantos.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/1/AnaSantos.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10805/2/AnaSantos.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c06f1bd6f1ee24e552dc7ec1a13f5d5b
6aa087e6a55b0f60a7345111100bea89
789d920019bb14d90cdde57c9a6abf21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424060082814976