O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Lamattina Júnior, Paulo lattes
Orientador(a): Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Departamento: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18270
Resumo: The intention of the paper The Personal Learning Environment as a possibility of learning in the WEB 2.0 is to explore the possibilities of use of new technologies in learning processes. Due to the fact that, time wise, the technology became more affordable to a biggest group of people and that every day more and more people that come into the scholar age are familiar with its use, we tried to identify how this new generation uses these tools in their learning processes. Specially, we have studied the PLE Personal Learning Environment that enables the aggregation of several different tools and resources available in the WEB 2.0, making possible the electronic register of the virtual ways that each individual goes through. The theoretical part was supported by some different authors. From Santaella we lend the considerations of the immersive reader in the virtual universe, from Piaget and Ausubel we will bring the subsidies to comprehend the bases to the collaborative learning. Thus, this paper intends to connect the learning theories to the every day more intensive use of technology together with the new possibilities of learning using the WEB 2.0, having in mind that the new students are familiar with its potential and know how to use them
id PUC_SP-1_ebe0a863467cbb329f0c2479c8e47367
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18270
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255850H0Lamattina Júnior, Paulo2016-04-29T14:23:56Z2010-08-172010-05-13Lamattina Júnior, Paulo. O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0. 2010. 77 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18270The intention of the paper The Personal Learning Environment as a possibility of learning in the WEB 2.0 is to explore the possibilities of use of new technologies in learning processes. Due to the fact that, time wise, the technology became more affordable to a biggest group of people and that every day more and more people that come into the scholar age are familiar with its use, we tried to identify how this new generation uses these tools in their learning processes. Specially, we have studied the PLE Personal Learning Environment that enables the aggregation of several different tools and resources available in the WEB 2.0, making possible the electronic register of the virtual ways that each individual goes through. The theoretical part was supported by some different authors. From Santaella we lend the considerations of the immersive reader in the virtual universe, from Piaget and Ausubel we will bring the subsidies to comprehend the bases to the collaborative learning. Thus, this paper intends to connect the learning theories to the every day more intensive use of technology together with the new possibilities of learning using the WEB 2.0, having in mind that the new students are familiar with its potential and know how to use themO trabalho O Personal Learning Environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 busca fazer uma explorar as possibilidades de uso e novas tecnologias para o processo de aprendizagem. Partindo do fato de que ao longo do tempo a tecnologia se tornou mais acessível a um grupo maior de pessoas e que cada dia mais a população que adentra ao mundo escolar chega letrada em tecnologia, procuramos identificar como este público faz uso destas ferramentas para seu processo de aprendizado. Notadamente, foi estudado o PLE - Personal Learning Environment, que possibilita a agregação de diversas ferramentas e recursos disponíveis na WEB 2.0 viabilizando um registro eletrônico dos caminhos virtuais que o individuo percorre. Para o suporte teórico, foram utilizados alguns autores. De Santaella emprestamos as considerações sobre o leitor imersivo no universo virtual, Piaget e Ausubel fornecerão os subsídios para a compreensão das bases da aprendizagem colaborativa. Desta forma este trabalho pretende conectar as teorias da aprendizagem ao uso cada vez maior da tecnologia da informação junto as novas possibilidades de aprendizado com as ferramentas da WEB 2.0, potencializada pela familiaridade tecnológica que a nova geração de estudantes possuiapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35064/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaTecnologia da informaçãoArte e cienciaEducacao -- Efeito das inovacoes tecnologicasFerramentas de busca na WebWeb 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao)AprendizagemTecnologia educacionalTechnologyCNPQ::ENGENHARIASO personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPaulo Lamattina Junior.pdf.txtPaulo Lamattina Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain120597https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/3/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf.txt401fa6a36837c18c272137250d8e8d64MD53ORIGINALPaulo Lamattina Junior.pdfapplication/pdf2463698https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/1/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf0ec49ce16f69bc4855b933dfe15665e5MD51THUMBNAILPaulo Lamattina Junior.pdf.jpgPaulo Lamattina Junior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2336https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/2/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf.jpg351a1dea844881f47ca701349fcf9f42MD52handle/182702022-06-15 12:25:28.988oai:repositorio.pucsp.br:handle/18270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-15T15:25:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0
title O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0
spellingShingle O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0
Lamattina Júnior, Paulo
Tecnologia da informação
Arte e ciencia
Educacao -- Efeito das inovacoes tecnologicas
Ferramentas de busca na Web
Web 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao)
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Technology
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0
title_full O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0
title_fullStr O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0
title_full_unstemmed O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0
title_sort O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0
author Lamattina Júnior, Paulo
author_facet Lamattina Júnior, Paulo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255850H0
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamattina Júnior, Paulo
contributor_str_mv Allegretti, Sônia Maria de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Arte e ciencia
Educacao -- Efeito das inovacoes tecnologicas
Ferramentas de busca na Web
Web 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao)
Aprendizagem
Tecnologia educacional
topic Tecnologia da informação
Arte e ciencia
Educacao -- Efeito das inovacoes tecnologicas
Ferramentas de busca na Web
Web 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao)
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Technology
CNPQ::ENGENHARIAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
description The intention of the paper The Personal Learning Environment as a possibility of learning in the WEB 2.0 is to explore the possibilities of use of new technologies in learning processes. Due to the fact that, time wise, the technology became more affordable to a biggest group of people and that every day more and more people that come into the scholar age are familiar with its use, we tried to identify how this new generation uses these tools in their learning processes. Specially, we have studied the PLE Personal Learning Environment that enables the aggregation of several different tools and resources available in the WEB 2.0, making possible the electronic register of the virtual ways that each individual goes through. The theoretical part was supported by some different authors. From Santaella we lend the considerations of the immersive reader in the virtual universe, from Piaget and Ausubel we will bring the subsidies to comprehend the bases to the collaborative learning. Thus, this paper intends to connect the learning theories to the every day more intensive use of technology together with the new possibilities of learning using the WEB 2.0, having in mind that the new students are familiar with its potential and know how to use them
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-08-17
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T14:23:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Lamattina Júnior, Paulo. O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0. 2010. 77 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18270
identifier_str_mv Lamattina Júnior, Paulo. O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0. 2010. 77 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/3/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/1/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/2/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 401fa6a36837c18c272137250d8e8d64
0ec49ce16f69bc4855b933dfe15665e5
351a1dea844881f47ca701349fcf9f42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793423961911984128