O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
|
Departamento: |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18270 |
Resumo: | The intention of the paper The Personal Learning Environment as a possibility of learning in the WEB 2.0 is to explore the possibilities of use of new technologies in learning processes. Due to the fact that, time wise, the technology became more affordable to a biggest group of people and that every day more and more people that come into the scholar age are familiar with its use, we tried to identify how this new generation uses these tools in their learning processes. Specially, we have studied the PLE Personal Learning Environment that enables the aggregation of several different tools and resources available in the WEB 2.0, making possible the electronic register of the virtual ways that each individual goes through. The theoretical part was supported by some different authors. From Santaella we lend the considerations of the immersive reader in the virtual universe, from Piaget and Ausubel we will bring the subsidies to comprehend the bases to the collaborative learning. Thus, this paper intends to connect the learning theories to the every day more intensive use of technology together with the new possibilities of learning using the WEB 2.0, having in mind that the new students are familiar with its potential and know how to use them |
id |
PUC_SP-1_ebe0a863467cbb329f0c2479c8e47367 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18270 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Allegretti, Sônia Maria de Macedohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255850H0Lamattina Júnior, Paulo2016-04-29T14:23:56Z2010-08-172010-05-13Lamattina Júnior, Paulo. O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0. 2010. 77 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18270The intention of the paper The Personal Learning Environment as a possibility of learning in the WEB 2.0 is to explore the possibilities of use of new technologies in learning processes. Due to the fact that, time wise, the technology became more affordable to a biggest group of people and that every day more and more people that come into the scholar age are familiar with its use, we tried to identify how this new generation uses these tools in their learning processes. Specially, we have studied the PLE Personal Learning Environment that enables the aggregation of several different tools and resources available in the WEB 2.0, making possible the electronic register of the virtual ways that each individual goes through. The theoretical part was supported by some different authors. From Santaella we lend the considerations of the immersive reader in the virtual universe, from Piaget and Ausubel we will bring the subsidies to comprehend the bases to the collaborative learning. Thus, this paper intends to connect the learning theories to the every day more intensive use of technology together with the new possibilities of learning using the WEB 2.0, having in mind that the new students are familiar with its potential and know how to use themO trabalho O Personal Learning Environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 busca fazer uma explorar as possibilidades de uso e novas tecnologias para o processo de aprendizagem. Partindo do fato de que ao longo do tempo a tecnologia se tornou mais acessível a um grupo maior de pessoas e que cada dia mais a população que adentra ao mundo escolar chega letrada em tecnologia, procuramos identificar como este público faz uso destas ferramentas para seu processo de aprendizado. Notadamente, foi estudado o PLE - Personal Learning Environment, que possibilita a agregação de diversas ferramentas e recursos disponíveis na WEB 2.0 viabilizando um registro eletrônico dos caminhos virtuais que o individuo percorre. Para o suporte teórico, foram utilizados alguns autores. De Santaella emprestamos as considerações sobre o leitor imersivo no universo virtual, Piaget e Ausubel fornecerão os subsídios para a compreensão das bases da aprendizagem colaborativa. Desta forma este trabalho pretende conectar as teorias da aprendizagem ao uso cada vez maior da tecnologia da informação junto as novas possibilidades de aprendizado com as ferramentas da WEB 2.0, potencializada pela familiaridade tecnológica que a nova geração de estudantes possuiapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35064/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBRFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaTecnologia da informaçãoArte e cienciaEducacao -- Efeito das inovacoes tecnologicasFerramentas de busca na WebWeb 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao)AprendizagemTecnologia educacionalTechnologyCNPQ::ENGENHARIASO personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTPaulo Lamattina Junior.pdf.txtPaulo Lamattina Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain120597https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/3/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf.txt401fa6a36837c18c272137250d8e8d64MD53ORIGINALPaulo Lamattina Junior.pdfapplication/pdf2463698https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/1/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf0ec49ce16f69bc4855b933dfe15665e5MD51THUMBNAILPaulo Lamattina Junior.pdf.jpgPaulo Lamattina Junior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2336https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/2/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf.jpg351a1dea844881f47ca701349fcf9f42MD52handle/182702022-06-15 12:25:28.988oai:repositorio.pucsp.br:handle/18270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-15T15:25:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 |
title |
O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 |
spellingShingle |
O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 Lamattina Júnior, Paulo Tecnologia da informação Arte e ciencia Educacao -- Efeito das inovacoes tecnologicas Ferramentas de busca na Web Web 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao) Aprendizagem Tecnologia educacional Technology CNPQ::ENGENHARIAS |
title_short |
O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 |
title_full |
O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 |
title_fullStr |
O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 |
title_full_unstemmed |
O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 |
title_sort |
O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0 |
author |
Lamattina Júnior, Paulo |
author_facet |
Lamattina Júnior, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255850H0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamattina Júnior, Paulo |
contributor_str_mv |
Allegretti, Sônia Maria de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Arte e ciencia Educacao -- Efeito das inovacoes tecnologicas Ferramentas de busca na Web Web 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao) Aprendizagem Tecnologia educacional |
topic |
Tecnologia da informação Arte e ciencia Educacao -- Efeito das inovacoes tecnologicas Ferramentas de busca na Web Web 2.0 (Sistema de recuperacao da informacao) Aprendizagem Tecnologia educacional Technology CNPQ::ENGENHARIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
description |
The intention of the paper The Personal Learning Environment as a possibility of learning in the WEB 2.0 is to explore the possibilities of use of new technologies in learning processes. Due to the fact that, time wise, the technology became more affordable to a biggest group of people and that every day more and more people that come into the scholar age are familiar with its use, we tried to identify how this new generation uses these tools in their learning processes. Specially, we have studied the PLE Personal Learning Environment that enables the aggregation of several different tools and resources available in the WEB 2.0, making possible the electronic register of the virtual ways that each individual goes through. The theoretical part was supported by some different authors. From Santaella we lend the considerations of the immersive reader in the virtual universe, from Piaget and Ausubel we will bring the subsidies to comprehend the bases to the collaborative learning. Thus, this paper intends to connect the learning theories to the every day more intensive use of technology together with the new possibilities of learning using the WEB 2.0, having in mind that the new students are familiar with its potential and know how to use them |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-08-17 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T14:23:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Lamattina Júnior, Paulo. O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0. 2010. 77 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18270 |
identifier_str_mv |
Lamattina Júnior, Paulo. O personal learning environment como uma possibilidade de aprendizagem na WEB 2.0. 2010. 77 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/3/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/1/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18270/2/Paulo%20Lamattina%20Junior.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
401fa6a36837c18c272137250d8e8d64 0ec49ce16f69bc4855b933dfe15665e5 351a1dea844881f47ca701349fcf9f42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1793423961911984128 |