Abandonado no meio do deserto como um santo que Deus largou em plena penitência: das raízes do romantismo aos Lugares do Sagrado na obra de Caio Fernando Abreu
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
|
Departamento: |
Faculdade de Ciências Sociais
|
País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25930 |
Resumo: | This thesis is divided into three movements. The first – the flesh – proposes to analyze, based on his biography, interviews, letters and chronicles, the spaces that “Holy” occupies in the life of Brazilian writer Caio Fernando Abreu. “Between acts”, the second movement – the spirit – deals with the author based on the assumptions of Romanticism: his work announces the primacy of emotion over reason, outlining a kind of literature that seeks the inside and the “meeting” with Nature. The third and last movement – the sacred – is rebuilt in the mirroring of the first and the second, verifying its implications in the narrative elements of two literary works: Triângulo das Águas and Onde andará Dulce Veiga? The hypotheses: the almost obsessive interest in the “Other Thing” results in a literature committed to elevating the spirit. Towards Infinity. The writer is a late twentieth-century romantic, who seeks God, and his poetry incorporates aspects of the new spiritual movements |
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Londoño, Fernando Torreshttp://lattes.cnpq.br/0707506010946254http://lattes.cnpq.br/4567853738859994Dias, Cleberson2022-04-27T17:49:01Z2022-04-27T17:49:01Z2022-03-11Dias, Cleberson. Abandonado no meio do deserto como um santo que Deus largou em plena penitência: das raízes do romantismo aos Lugares do Sagrado na obra de Caio Fernando Abreu. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2022.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/25930This thesis is divided into three movements. The first – the flesh – proposes to analyze, based on his biography, interviews, letters and chronicles, the spaces that “Holy” occupies in the life of Brazilian writer Caio Fernando Abreu. “Between acts”, the second movement – the spirit – deals with the author based on the assumptions of Romanticism: his work announces the primacy of emotion over reason, outlining a kind of literature that seeks the inside and the “meeting” with Nature. The third and last movement – the sacred – is rebuilt in the mirroring of the first and the second, verifying its implications in the narrative elements of two literary works: Triângulo das Águas and Onde andará Dulce Veiga? The hypotheses: the almost obsessive interest in the “Other Thing” results in a literature committed to elevating the spirit. Towards Infinity. The writer is a late twentieth-century romantic, who seeks God, and his poetry incorporates aspects of the new spiritual movementsEsta tese está dividida em três movimentos. O primeiro – da carne – propõe-se a analisar, a partir da sua biografia, entrevistas, cartas e crônicas, os espaços que o “Sagrado” ocupa na vida do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu. “Entre-atos”, o segundo movimento – do espírito – trata o autor a partir dos pressupostos próprios do Romantismo: sua obra anuncia a primazia da emoção sobre a razão, delineando uma literatura que busca o interior e o “encontro” com a Natureza. O terceiro e último movimento – do sagrado – reelabora-se no espelhamento do primeiro e do segundo, verificando suas implicações nos elementos narrativos de duas obras literárias: Triângulo das Águas e Onde andará Dulce Veiga?. As hipóteses: o interesse quase obsessivo pela “Outra Coisa” resulta numa literatura empenhada em elevar o espírito. Na direção do Infinito. Ocorre que o escritor é mesmo um romântico do final do século XX que busca a Deus, e sua poética incorpora os aspectos próprios dos novos movimentos espirituaiCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESFundação São Paulo – FUNDASPporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da ReligiãoPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASCaio Fernando AbreuReligiãoLiteraturaSagradoRomantismoNaturezaCaio Fernando AbreuReligionLiteratureHolyRomanticismNatureAbandonado no meio do deserto como um santo que Deus largou em plena penitência: das raízes do romantismo aos Lugares do Sagrado na obra de Caio Fernando Abreuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTCleberson Dias.pdf.txtCleberson Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain666446https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25930/2/Cleberson%20Dias.pdf.txt0e93c99fb78a6d0ecaef74d5e9fba939MD52THUMBNAILCleberson Dias.pdf.jpgCleberson Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1339https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25930/3/Cleberson%20Dias.pdf.jpgce9d5bbd8f39babbd687b43591d7e351MD53ORIGINALCleberson Dias.pdfCleberson Dias.pdfapplication/pdf2862361https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/25930/4/Cleberson%20Dias.pdffae9fafe5b1ba28c0ac6424800d6fe90MD54handle/259302023-03-30 12:28:29.719oai:repositorio.pucsp.br:handle/25930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-30T15:28:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
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