O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Andrade, Marília Santana lattes
Orientador(a): Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Departamento: Psicologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16201
Resumo: The discussion on the inclusion of children with disabilities in the regular school system and the concepts and school practices, among other aspects that address inclusion, are among the themes in greater evidence today as it relates to the integration of people with deficiencies in good standing of their citizens, with rights and duties of social participation and contribution. This paper discusses the inclusion in the educational field as well as its possible implications in the Brazilian educational scenario, but specifically in Piauí, especially when you consider the recent guidelines and recommendations of national and international organizations on the subject. Thus, this study aims to unveil how it is being made to include children in special schools network of public education of Teresina - Piauí. The research methodology referenced in this work is exploratory and descriptive research with qualitative approach and data collection used the semi-structured interview. A general analysis of all answers given by respondents allows us to say that the implementation of the educational inclusion policy is developed to provide guarantees inclusion and integration of students in the school environment
id PUC_SP-1_fa2ec4afb245da87cbe785abcef29fd5
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16201
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Aguiar, Wanda Maria Junqueira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4254060P8Andrade, Marília Santana2016-04-28T20:56:56Z2015-10-302015-10-16Andrade, Marília Santana. O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16201The discussion on the inclusion of children with disabilities in the regular school system and the concepts and school practices, among other aspects that address inclusion, are among the themes in greater evidence today as it relates to the integration of people with deficiencies in good standing of their citizens, with rights and duties of social participation and contribution. This paper discusses the inclusion in the educational field as well as its possible implications in the Brazilian educational scenario, but specifically in Piauí, especially when you consider the recent guidelines and recommendations of national and international organizations on the subject. Thus, this study aims to unveil how it is being made to include children in special schools network of public education of Teresina - Piauí. The research methodology referenced in this work is exploratory and descriptive research with qualitative approach and data collection used the semi-structured interview. A general analysis of all answers given by respondents allows us to say that the implementation of the educational inclusion policy is developed to provide guarantees inclusion and integration of students in the school environmentA discussão sobre a inclusão de crianças com deficiências na rede regular de ensino e as concepções e práticas escolares, dentre outros aspectos que abordam a inclusão, estão entre as temáticas em maior evidência na atualidade, pois se reportam à integração de pessoas com deficiências, em pleno gozo de sua cidadania, com direitos e deveres de participação e contribuição social. Este trabalho pretende discutir a inclusão, no âmbito educacional, bem como suas possíveis implicações no cenário educacional brasileiro, mais especificamente no piauiense, sobretudo quando se consideram as recentes diretrizes e recomendações de organizações nacionais e internacionais a respeito do assunto. Dessa forma, o presente trabalho tem como principal objetivo desvelar como está sendo feita a inclusão de crianças com deficiência nas escolas da rede de ensino público de Teresina, Piauí. A metodologia da pesquisa referenciada neste trabalho é a pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa e, para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. Uma análise geral de todas as respostas dadas pelos entrevistados possibilita-nos dizer que a implementação da política de inclusão escolar desenvolve-se de modo a proporcionar garantias de inclusão e integração dos alunos no ambiente escolarCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32416/Marilia%20Santana%20Andrade.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaEscola inclusivaDeficiênciaEnsino regularPráticas escolaresInclusive educationDisabilitiesRegular educationSchool practicesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALO atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMarilia Santana Andrade.pdf.txtMarilia Santana Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain116497https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16201/3/Marilia%20Santana%20Andrade.pdf.txtcd5c0f8b711c4bb9a0c56a6a716dad7fMD53ORIGINALMarilia Santana Andrade.pdfapplication/pdf2571087https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16201/1/Marilia%20Santana%20Andrade.pdf62d3916b6ba727abdd854d8792eec4c7MD51THUMBNAILMarilia Santana Andrade.pdf.jpgMarilia Santana Andrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16201/2/Marilia%20Santana%20Andrade.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/162012022-04-27 15:35:12.141oai:repositorio.pucsp.br:handle/16201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T18:35:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores
title O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores
spellingShingle O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores
Andrade, Marília Santana
Escola inclusiva
Deficiência
Ensino regular
Práticas escolares
Inclusive education
Disabilities
Regular education
School practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores
title_full O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores
title_fullStr O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores
title_full_unstemmed O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores
title_sort O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores
author Andrade, Marília Santana
author_facet Andrade, Marília Santana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4254060P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marília Santana
contributor_str_mv Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola inclusiva
Deficiência
Ensino regular
Práticas escolares
topic Escola inclusiva
Deficiência
Ensino regular
Práticas escolares
Inclusive education
Disabilities
Regular education
School practices
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusive education
Disabilities
Regular education
School practices
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description The discussion on the inclusion of children with disabilities in the regular school system and the concepts and school practices, among other aspects that address inclusion, are among the themes in greater evidence today as it relates to the integration of people with deficiencies in good standing of their citizens, with rights and duties of social participation and contribution. This paper discusses the inclusion in the educational field as well as its possible implications in the Brazilian educational scenario, but specifically in Piauí, especially when you consider the recent guidelines and recommendations of national and international organizations on the subject. Thus, this study aims to unveil how it is being made to include children in special schools network of public education of Teresina - Piauí. The research methodology referenced in this work is exploratory and descriptive research with qualitative approach and data collection used the semi-structured interview. A general analysis of all answers given by respondents allows us to say that the implementation of the educational inclusion policy is developed to provide guarantees inclusion and integration of students in the school environment
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-30
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:56:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Andrade, Marília Santana. O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16201
identifier_str_mv Andrade, Marília Santana. O atendimento educacional especializado (AEE) nas Escolas da Rede Municipal de Teresina, Piauí, no olhar de professores. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16201/3/Marilia%20Santana%20Andrade.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16201/1/Marilia%20Santana%20Andrade.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16201/2/Marilia%20Santana%20Andrade.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd5c0f8b711c4bb9a0c56a6a716dad7f
62d3916b6ba727abdd854d8792eec4c7
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424083007832064