A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Galvão, Nelson Leite lattes
Orientador(a): Rodrigues, Leda Maria de Oliveira lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10337
Resumo: This research is inserted on the theme called success and failure among popular groups and aims at evidencing the social conditions of students who were approved on the 2009 placement test of Embraer School, in São José dos Campos - SP, based on Bourdieu s social, cultural and economical capital concepts (1998, 2004 e 2009), as well as on Lahire s family configurations concept (1997), aspects that might have contributed for their successful school trajectories. This study may be characterized, under methodological aspects, as being empirical with qualitative analysis. In order to select the study subjects, our starting point was the 3,949 elementary public school students who had enrolled for Embraer school placement test in 2009/2010 class. These 3,949 students were divided into two groups: the registered and the approved ones. From the 200 students classified in the approved group we have chosen four students to be interviewed. The results confirm the hypothesis revealing that Embraer school students, although having come from public schools, have a social, economical and cultural condition that make them different from the popular classes, what makes them succeed on the placement test of that school. Besides that, there are family configurations that determine the success on the placement test for Embraer High School, of student from less favored social origins
id PUC_SP-1_fb7a323a1db6c43145c5784c80f077a1
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10337
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Rodrigues, Leda Maria de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793251E3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230080H8Galvão, Nelson Leite2016-04-27T16:32:35Z2012-03-092012-02-14Galvão, Nelson Leite. A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer. 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10337This research is inserted on the theme called success and failure among popular groups and aims at evidencing the social conditions of students who were approved on the 2009 placement test of Embraer School, in São José dos Campos - SP, based on Bourdieu s social, cultural and economical capital concepts (1998, 2004 e 2009), as well as on Lahire s family configurations concept (1997), aspects that might have contributed for their successful school trajectories. This study may be characterized, under methodological aspects, as being empirical with qualitative analysis. In order to select the study subjects, our starting point was the 3,949 elementary public school students who had enrolled for Embraer school placement test in 2009/2010 class. These 3,949 students were divided into two groups: the registered and the approved ones. From the 200 students classified in the approved group we have chosen four students to be interviewed. The results confirm the hypothesis revealing that Embraer school students, although having come from public schools, have a social, economical and cultural condition that make them different from the popular classes, what makes them succeed on the placement test of that school. Besides that, there are family configurations that determine the success on the placement test for Embraer High School, of student from less favored social originsEsta pesquisa está inserida na temática sucesso/fracasso escolar em meios populares e tem como objetivo evidenciar as condições de origem social dos alunos que foram aprovados no exame de seleção de 2009 da Escola da Embraer, em São José dos Campos - SP, a partir dos conceitos de capital social, capital cultural e capital econômico de Bourdieu (1998, 2004 e 2009), bem como o conceito de configurações familiares de Lahire (1997), aspectos que podem ter contribuído para sua trajetória escolar de sucesso. Este estudo pode ser caracterizado, em termos metodológicos, de natureza empírica com análise qualitativa. Para seleção dos sujeitos, deste estudo, partiu-se dos 3.949 alunos egressos do ensino fundamental da escola pública que se inscreveram para o exame da escola da Embraer, no ano de 2009/turma 2010. Esses 3.949 alunos foram divididos em dois grupos: inscritos e aprovados. Do grupo de 200 aprovados foram escolhidos 04 alunos para serem entrevistados. Os resultados obtidos confirmam as hipóteses, revelando que os alunos da Escola da Embraer, embora sejam alunos oriundos da escola pública, têm uma condição social, econômica e cultural que os diferencia das classes populares, o que lhes possibilita sucesso no exame de seleção da referida escola. Além disso, existem configurações familiares que determinam o sucesso no exame de seleção, para o Ensino Médio da Embraer, de alunos de origem social menos favorecidaConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22926/Nelson%20Leite%20Galvao.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, SociedadePUC-SPBREducaçãoOrigem socialConfigurações familiaresEnsino MédioEscola da EmbraerSocial originFamily configurationsHigh schoolEmbraer schoolCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTNelson Leite Galvao.pdf.txtNelson Leite Galvao.pdf.txtExtracted texttext/plain343001https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10337/3/Nelson%20Leite%20Galvao.pdf.txt34f14d303b5fe0eebb37f336c6f222adMD53ORIGINALNelson Leite Galvao.pdfapplication/pdf1503542https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10337/1/Nelson%20Leite%20Galvao.pdf31b3eb81c54b4abcc9adcc234ab01aa3MD51THUMBNAILNelson Leite Galvao.pdf.jpgNelson Leite Galvao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10337/2/Nelson%20Leite%20Galvao.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/103372022-06-28 16:05:32.247oai:repositorio.pucsp.br:handle/10337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-06-28T19:05:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer
title A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer
spellingShingle A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer
Galvão, Nelson Leite
Origem social
Configurações familiares
Ensino Médio
Escola da Embraer
Social origin
Family configurations
High school
Embraer school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer
title_full A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer
title_fullStr A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer
title_full_unstemmed A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer
title_sort A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer
author Galvão, Nelson Leite
author_facet Galvão, Nelson Leite
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793251E3
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230080H8
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Nelson Leite
contributor_str_mv Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Origem social
Configurações familiares
Ensino Médio
Escola da Embraer
topic Origem social
Configurações familiares
Ensino Médio
Escola da Embraer
Social origin
Family configurations
High school
Embraer school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Social origin
Family configurations
High school
Embraer school
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description This research is inserted on the theme called success and failure among popular groups and aims at evidencing the social conditions of students who were approved on the 2009 placement test of Embraer School, in São José dos Campos - SP, based on Bourdieu s social, cultural and economical capital concepts (1998, 2004 e 2009), as well as on Lahire s family configurations concept (1997), aspects that might have contributed for their successful school trajectories. This study may be characterized, under methodological aspects, as being empirical with qualitative analysis. In order to select the study subjects, our starting point was the 3,949 elementary public school students who had enrolled for Embraer school placement test in 2009/2010 class. These 3,949 students were divided into two groups: the registered and the approved ones. From the 200 students classified in the approved group we have chosen four students to be interviewed. The results confirm the hypothesis revealing that Embraer school students, although having come from public schools, have a social, economical and cultural condition that make them different from the popular classes, what makes them succeed on the placement test of that school. Besides that, there are family configurations that determine the success on the placement test for Embraer High School, of student from less favored social origins
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:32:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Galvão, Nelson Leite. A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer. 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10337
identifier_str_mv Galvão, Nelson Leite. A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola da Embraer. 2012. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10337/3/Nelson%20Leite%20Galvao.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10337/1/Nelson%20Leite%20Galvao.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10337/2/Nelson%20Leite%20Galvao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 34f14d303b5fe0eebb37f336c6f222ad
31b3eb81c54b4abcc9adcc234ab01aa3
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1793424000348585984