Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410 |
Resumo: | Esta disserta??o de Mestrado apresenta as reflex?es e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conex?o entre a forma??o do professor de Matem?tica e suas escolhas de uso de softwares educacionais na pr?tica profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motiva??o para realizar esta pesquisa surgiu de dados emp?ricos e leituras de publica??es da ?rea que indicam que os professores de Matem?tica que usam Softwares Educacionais n?o obt?m forma??o, durante a gradua??o ou quando h? alguma forma??o, ela ? insuficiente ou inadequada. Esta forma??o ? adquirida por iniciativa e investimentos pr?prios, oriundos de motiva??es pessoais que t?m origem nas caracter?sticas pr?prias dos usu?rios destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre L?vy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investiga??o foram question?rios abertos, grava??es e di?rio de campo. Estes dados foram analisados posteriormente atrav?s da An?lise Textual Discursiva. As considera??es finais indicam que o processo de forma??o na gradua??o, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao p?blico que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influ?ncia relevante no seu comportamento e na sua linguagem |
id |
P_RS_081bf7744e9bce7aeecaa2a2f5cfcbd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3410 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:70646058720http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453379P2Machado, Celso Pessanha2015-04-14T14:12:47Z2011-10-112011-03-28MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica. 2011. 83 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 434028.pdf: 2126751 bytes, checksum: 888cc9dcef40c9efc7581c6b1c071b60 (MD5) Previous issue date: 2011-03-28Esta disserta??o de Mestrado apresenta as reflex?es e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conex?o entre a forma??o do professor de Matem?tica e suas escolhas de uso de softwares educacionais na pr?tica profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motiva??o para realizar esta pesquisa surgiu de dados emp?ricos e leituras de publica??es da ?rea que indicam que os professores de Matem?tica que usam Softwares Educacionais n?o obt?m forma??o, durante a gradua??o ou quando h? alguma forma??o, ela ? insuficiente ou inadequada. Esta forma??o ? adquirida por iniciativa e investimentos pr?prios, oriundos de motiva??es pessoais que t?m origem nas caracter?sticas pr?prias dos usu?rios destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre L?vy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investiga??o foram question?rios abertos, grava??es e di?rio de campo. Estes dados foram analisados posteriormente atrav?s da An?lise Textual Discursiva. As considera??es finais indicam que o processo de forma??o na gradua??o, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao p?blico que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influ?ncia relevante no seu comportamento e na sua linguagemapplication/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12263/434028.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OMATEM?TICA - ENSINOSOFTWARE EDUCACIONALINFORM?TICA NA EDUCA??OPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInvestigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL434028.pdf.jpg434028.pdf.jpgimage/jpeg3060http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/3/434028.pdf.jpgdbf3cad5a4913da7ee34580d7c9b3d7aMD53TEXT434028.pdf.txt434028.pdf.txttext/plain166369http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/2/434028.pdf.txtcfeb5c4485c0f0f653bebd5bdf178cdbMD52ORIGINAL434028.pdfapplication/pdf2126751http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/1/434028.pdf888cc9dcef40c9efc7581c6b1c071b60MD51tede/34102015-04-17 15:59:57.406oai:tede2.pucrs.br:tede/3410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica |
title |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica |
spellingShingle |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica Machado, Celso Pessanha EDUCA??O MATEM?TICA - ENSINO SOFTWARE EDUCACIONAL INFORM?TICA NA EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica |
title_full |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica |
title_fullStr |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica |
title_full_unstemmed |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica |
title_sort |
Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica |
author |
Machado, Celso Pessanha |
author_facet |
Machado, Celso Pessanha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21053405049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:70646058720 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453379P2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Celso Pessanha |
contributor_str_mv |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O MATEM?TICA - ENSINO SOFTWARE EDUCACIONAL INFORM?TICA NA EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL |
topic |
EDUCA??O MATEM?TICA - ENSINO SOFTWARE EDUCACIONAL INFORM?TICA NA EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta disserta??o de Mestrado apresenta as reflex?es e os resultados de uma pesquisa realizada para investigar a conex?o entre a forma??o do professor de Matem?tica e suas escolhas de uso de softwares educacionais na pr?tica profissional. Os professores participantes, em conjunto com o autor escolheram para os experimentos os softwares Google Earth, Graphmatica e Google Sketchup, considerados os mais adequados entre os avaliados para apoiar as atividades docentes. A motiva??o para realizar esta pesquisa surgiu de dados emp?ricos e leituras de publica??es da ?rea que indicam que os professores de Matem?tica que usam Softwares Educacionais n?o obt?m forma??o, durante a gradua??o ou quando h? alguma forma??o, ela ? insuficiente ou inadequada. Esta forma??o ? adquirida por iniciativa e investimentos pr?prios, oriundos de motiva??es pessoais que t?m origem nas caracter?sticas pr?prias dos usu?rios destes programas. Os autores utilizados para embasar este projeto foram Vygotsky, Pierre L?vy, e Maturana, e, secundariamente Valente, Kuhn e Mattelart. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investiga??o foram question?rios abertos, grava??es e di?rio de campo. Estes dados foram analisados posteriormente atrav?s da An?lise Textual Discursiva. As considera??es finais indicam que o processo de forma??o na gradua??o, no que tange ao uso de tecnologias digitais deve ser repensado, para se adaptar ao p?blico que chega a Universidade, cada vez mais imerso no virtual, que exerce uma influ?ncia relevante no seu comportamento e na sua linguagem |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica. 2011. 83 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Celso Pessanha. Investigando o uso de softwares educacionais como apoio ao ensino de matem?tica. 2011. 83 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/3/434028.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/2/434028.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3410/1/434028.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbf3cad5a4913da7ee34580d7c9b3d7a cfeb5c4485c0f0f653bebd5bdf178cdb 888cc9dcef40c9efc7581c6b1c071b60 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195548377088 |