Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Chaves, Jésura Lopes lattes
Orientador(a): Pereira, Vera Wannmacher lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Faculdade de Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2035
Resumo: This dissertation consists of a scientific study that investigates the relationship among reading comprehension, textual awareness and argumentative writing, basing especially in Psycholinguistic assumptions. Its aim is to contribute to the improvement of educational practices related to reading and to production of texts, taking into account the important role that consciousness plays in this process. The research objectives lie, first, in verifying the correlation among the variables in focus; then, in proposing pedagogical strategies that can enhance the reading comprehension and the writing of argumentative texts through textual awareness. In order to accomplish these goals, the performance of seventy-four students from the first, second and third years of high school is evaluated by means of specific tests. After that, the correlation between two variables is analyzed separately for each school year by calculating the Pearson linear correlation coefficient (r). The survey results confirm the correlation between the analyzed variables, which are established under different rates. From the data analysis, which provides important clues about the subjects' behavior, the need of stimulating early argumentative reasoning in schools is postulated, based on activities of reflection and on self-monitoring.
id P_RS_1257f5bc2f74b329cb81279ee7b514cc
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2035
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Pereira, Vera WannmacherCPF:28033159049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0CPF:71303049015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794809P6Chaves, Jésura Lopes2015-04-14T13:38:34Z2012-03-142012-01-10CHAVES, Jésura Lopes. Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual. 2012. 315 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2035This dissertation consists of a scientific study that investigates the relationship among reading comprehension, textual awareness and argumentative writing, basing especially in Psycholinguistic assumptions. Its aim is to contribute to the improvement of educational practices related to reading and to production of texts, taking into account the important role that consciousness plays in this process. The research objectives lie, first, in verifying the correlation among the variables in focus; then, in proposing pedagogical strategies that can enhance the reading comprehension and the writing of argumentative texts through textual awareness. In order to accomplish these goals, the performance of seventy-four students from the first, second and third years of high school is evaluated by means of specific tests. After that, the correlation between two variables is analyzed separately for each school year by calculating the Pearson linear correlation coefficient (r). The survey results confirm the correlation between the analyzed variables, which are established under different rates. From the data analysis, which provides important clues about the subjects' behavior, the need of stimulating early argumentative reasoning in schools is postulated, based on activities of reflection and on self-monitoring.Esta tese consiste em um estudo científico que investiga a relação entre compreensão leitora, consciência textual e escritura argumentativa, pautando-se especialmente em postulados psicolinguísticos. Busca-se, assim, contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas concernentes à leitura e à produção textual, considerando o importante papel que a consciência exerce nesse processo. Os objetivos da pesquisa residem, primeiramente, em verificar a correlação entre as variáveis em pauta; a seguir, em propor estratégias pedagógicas que possam potencializar a compreensão leitora e a escritura de textos argumentativos por intermédio da consciência textual. Nesse intuito, avalia-se o desempenho de setenta e quatro alunos do primeiro, do segundo e do terceiro ano do ensino médio por meio de testes específicos. Procede-se, então, à análise de correlação entre duas variáveis separadamente, em cada ano escolar, pelo cálculo do coeficiente de correlação linear de Pearson (r). Os resultados da pesquisa confirmam a correlação entre as variáveis avaliadas, que se estabelecem sob diferentes índices. A partir da análise dos dados obtidos, que oferecem importantes indícios sobre o comportamento dos sujeitos, postula-se sobre a necessidade de se estimular mais precocemente o raciocínio argumentativo nas escolas, com base em atividades de reflexão e de automonitoramento.Made available in DSpace on 2015-04-14T13:38:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437337.pdf: 936741 bytes, checksum: 6a0c1d13998943768ec127285c19cb54 (MD5) Previous issue date: 2012-01-10application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/9318/437337.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasPUCRSBRFaculdade de LetrasLINGUÍSTICALEITURAESCRITAARGUMENTAÇÃOCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASUma conexão entre leitura, escritura e consciência textualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis8447345070736321569500600-2856882280194242995info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL437337.pdf.jpg437337.pdf.jpgimage/jpeg2633http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2035/3/437337.pdf.jpg3292f0d9c707eb7e9fb02940a5b44666MD53TEXT437337.pdf.txt437337.pdf.txttext/plain333767http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2035/2/437337.pdf.txtb1dd600c116513a57e578ac26ef84680MD52ORIGINAL437337.pdfapplication/pdf936741http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2035/1/437337.pdf6a0c1d13998943768ec127285c19cb54MD51tede/20352015-04-17 16:57:00.331oai:tede2.pucrs.br:tede/2035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual
title Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual
spellingShingle Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual
Chaves, Jésura Lopes
LINGUÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
ARGUMENTAÇÃO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual
title_full Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual
title_fullStr Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual
title_full_unstemmed Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual
title_sort Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual
author Chaves, Jésura Lopes
author_facet Chaves, Jésura Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:28033159049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338H0
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:71303049015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794809P6
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Jésura Lopes
contributor_str_mv Pereira, Vera Wannmacher
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
ARGUMENTAÇÃO
topic LINGUÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
ARGUMENTAÇÃO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This dissertation consists of a scientific study that investigates the relationship among reading comprehension, textual awareness and argumentative writing, basing especially in Psycholinguistic assumptions. Its aim is to contribute to the improvement of educational practices related to reading and to production of texts, taking into account the important role that consciousness plays in this process. The research objectives lie, first, in verifying the correlation among the variables in focus; then, in proposing pedagogical strategies that can enhance the reading comprehension and the writing of argumentative texts through textual awareness. In order to accomplish these goals, the performance of seventy-four students from the first, second and third years of high school is evaluated by means of specific tests. After that, the correlation between two variables is analyzed separately for each school year by calculating the Pearson linear correlation coefficient (r). The survey results confirm the correlation between the analyzed variables, which are established under different rates. From the data analysis, which provides important clues about the subjects' behavior, the need of stimulating early argumentative reasoning in schools is postulated, based on activities of reflection and on self-monitoring.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T13:38:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAVES, Jésura Lopes. Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual. 2012. 315 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2035
identifier_str_mv CHAVES, Jésura Lopes. Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual. 2012. 315 f. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 8447345070736321569
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -2856882280194242995
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2035/3/437337.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2035/2/437337.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/2035/1/437337.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3292f0d9c707eb7e9fb02940a5b44666
b1dd600c116513a57e578ac26ef84680
6a0c1d13998943768ec127285c19cb54
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765460556709888