Nas dobras da hist?ria : o desafio do Conselho Municipal dos Direitos da Crian?a e do Adolescente na constru??o da cidadania para o s?culo XXI
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Servi?o Social
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Departamento: |
Faculdade de Servi?o Social
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/419 |
Resumo: | Tendo como embasamento a teoria hegeliana esta tese busca mostrar o Conselho Municipal dos Direitos da Crian?a e do Adolescente de Carazinho RS (COMDICACAR), como espa?o prop?cio ? constru??o da cidadania, a partir da participa??o popular, neste in?cio de S?culo XXI. Partimos do pressuposto de que a reconstru??o das dobras da hist?ria brasileira mostrou-nos um processo dram?tico, permeado por pr?ticas de controle associadas a escravid?o e a passividade da popula??o. Desta forma, o COMDICACAR, apresenta-se esvaziado em sua responsabilidade, sem conseguir propor mudan?as que se associem ? proposta do Estatuto da Crian?a e do Adolescente, sem se destacar como um espa?o prop?cio ? constru??o de cidadania e ? participa??o popular. Para a realiza??o desta pesquisa foram utilizadas as atas de reuni?es ordin?rias e extra-ordin?rias cujos documentos registraram o cotidiano no qual evidenciou-se as categorias principais desta pesquisa; Constru??o da Cidadania, Participa??o Popular e COMDICACAR. Numa s?ntese provis?ria, este estudo concluiu que o Conselho Municipal dos Direitos da Crian?a e do Adolescente de Carazinho pode constituir-se num espa?o de constru??o de cidadania atrav?s da participa??o popular na medida em que possibilite uma a??o cidad? capaz de implementar pr?ticas de uma cultura de participa??o popular desenvolvidas no interior dos pr?prios Conselhos. |
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