Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Santoro, Thiago Suman
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2815
Resumo: A presente tese investiga a idéia de fundamentação última do conhecimento a partir do conceito de intuição intelectual na obra de J. G. Fichte. O objetivo principal da investigação é indicar em que medida esse conceito central à doutrina-da-ciência pode auxiliar na superação do impasse epistêmico que o conhecimento discursivo acarreta. Mais especificamente, trata-se de avaliar criticamente o problema do dualismo epistêmico gerado pela intencionalidade da consciência, e o alcance da solução proposta por Fichte. Para tanto, primeiramente serão apresentadas três objeções à idéia de intuição intelectual, bem como à noção de fundamentação última, tal como postuladas por Kant, Hegel e Hans Albert. A segunda parte do trabalho faz uma análise da posição de Fichte, e de possíveis respostas suas a tais críticas, tomando como texto base a Segunda Introdução à Doutrina-da- Ciência (1797/8). Pretende-se indicar com essa análise o papel fundamental que o conceito de intuição intelectual desempenha no projeto fichtiano de fundamentação do saber. Por fim, na terceira parte do trabalho, pretende-se mostrar que a idéia de intuição intelectual está intimamente vinculada à idéia de insuficiência da razão discursiva. Nessa seção, realiza-se uma análise desse problema a partir do texto da Doutrina-da-Ciência de 1804, também com o intuito de examinar uma possível relação teórica entre duas fases do pensamento de Fichte.
id P_RS_3e0730368b5171b06e9d20f40f9b82d8
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2815
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectualFILOSOFIATEORIA DO CONHECIMENTOIDEALISMO ALEMÃOFICHTE, JOHANN GOTTLIEB - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAA presente tese investiga a idéia de fundamentação última do conhecimento a partir do conceito de intuição intelectual na obra de J. G. Fichte. O objetivo principal da investigação é indicar em que medida esse conceito central à doutrina-da-ciência pode auxiliar na superação do impasse epistêmico que o conhecimento discursivo acarreta. Mais especificamente, trata-se de avaliar criticamente o problema do dualismo epistêmico gerado pela intencionalidade da consciência, e o alcance da solução proposta por Fichte. Para tanto, primeiramente serão apresentadas três objeções à idéia de intuição intelectual, bem como à noção de fundamentação última, tal como postuladas por Kant, Hegel e Hans Albert. A segunda parte do trabalho faz uma análise da posição de Fichte, e de possíveis respostas suas a tais críticas, tomando como texto base a Segunda Introdução à Doutrina-da- Ciência (1797/8). Pretende-se indicar com essa análise o papel fundamental que o conceito de intuição intelectual desempenha no projeto fichtiano de fundamentação do saber. Por fim, na terceira parte do trabalho, pretende-se mostrar que a idéia de intuição intelectual está intimamente vinculada à idéia de insuficiência da razão discursiva. Nessa seção, realiza-se uma análise desse problema a partir do texto da Doutrina-da-Ciência de 1804, também com o intuito de examinar uma possível relação teórica entre duas fases do pensamento de Fichte.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de Filosofia e Ciências HumanasBRPUCRSPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaLuft, Eduardohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798082T2Santoro, Thiago Suman2015-04-14T13:54:58Z2009-04-142009-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTORO, Thiago Suman. Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual. 2009. 172 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2015-04-17T19:25:48Zoai:tede2.pucrs.br:tede/2815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:25:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual
title Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual
spellingShingle Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual
Santoro, Thiago Suman
FILOSOFIA
TEORIA DO CONHECIMENTO
IDEALISMO ALEMÃO
FICHTE, JOHANN GOTTLIEB - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
title_short Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual
title_full Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual
title_fullStr Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual
title_full_unstemmed Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual
title_sort Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual
author Santoro, Thiago Suman
author_facet Santoro, Thiago Suman
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luft, Eduardo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798082T2
dc.contributor.author.fl_str_mv Santoro, Thiago Suman
dc.subject.por.fl_str_mv FILOSOFIA
TEORIA DO CONHECIMENTO
IDEALISMO ALEMÃO
FICHTE, JOHANN GOTTLIEB - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic FILOSOFIA
TEORIA DO CONHECIMENTO
IDEALISMO ALEMÃO
FICHTE, JOHANN GOTTLIEB - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
description A presente tese investiga a idéia de fundamentação última do conhecimento a partir do conceito de intuição intelectual na obra de J. G. Fichte. O objetivo principal da investigação é indicar em que medida esse conceito central à doutrina-da-ciência pode auxiliar na superação do impasse epistêmico que o conhecimento discursivo acarreta. Mais especificamente, trata-se de avaliar criticamente o problema do dualismo epistêmico gerado pela intencionalidade da consciência, e o alcance da solução proposta por Fichte. Para tanto, primeiramente serão apresentadas três objeções à idéia de intuição intelectual, bem como à noção de fundamentação última, tal como postuladas por Kant, Hegel e Hans Albert. A segunda parte do trabalho faz uma análise da posição de Fichte, e de possíveis respostas suas a tais críticas, tomando como texto base a Segunda Introdução à Doutrina-da- Ciência (1797/8). Pretende-se indicar com essa análise o papel fundamental que o conceito de intuição intelectual desempenha no projeto fichtiano de fundamentação do saber. Por fim, na terceira parte do trabalho, pretende-se mostrar que a idéia de intuição intelectual está intimamente vinculada à idéia de insuficiência da razão discursiva. Nessa seção, realiza-se uma análise desse problema a partir do texto da Doutrina-da-Ciência de 1804, também com o intuito de examinar uma possível relação teórica entre duas fases do pensamento de Fichte.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-14
2009-04-02
2015-04-14T13:54:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTORO, Thiago Suman. Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual. 2009. 172 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2815
identifier_str_mv SANTORO, Thiago Suman. Sobre a fundamentação do conhecimento : Fichte e a intuição intelectual. 2009. 172 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1849064500123140096