Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Alves, Gehysa Guimarães lattes
Orientador(a): Bernardes, Nara Maria Guazzelli lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educaç
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3602
Resumo: Nesta tese foi problematizada a construção e o desenvolvimento de uma capacitação em vigilância da saúde da criança para trabalhadores da saúde, a qual se caracteriza como uma ação educativa fundamentada em princípios da educação popular, que envolvem a participação, a reflexão crítica, o respeito, a autonomia e a escuta, conforme as contribuições teóricas de Freire (1983, 2001), Brandão (1995, 2001, 2002), Vasconcelos (2001, 2002) e Valla (1998b, 2000). Pretendeu, portanto, investigar como se constrói e se processa tal capacitação, em serviço, com trabalhadores da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (RS), mediante um método de pesquisa-ação inspirado nos estudos de Car e Kemmis (1998), Thiollent (1984) e Serrano (1990). Essa opção metodológica, cuja finalidade foi promover a participação ativa das pessoas envolvidas e desencadear uma ação transformadora da prática cotidiana, requer o conhecimento da dinâmica das relações de trabalho e do discurso desses participantes, pressupondo que, nesse processo, todos possam vivenciar, descobrir, aprender, ensinar e reinventar novas relações humanas, pautadas no respeito mútuo e no aprendizado contínuo. Os participantes foram os trabalhadores de duas equipes de saúde locais (uma Unidade Básica de Saúde e uma unidade do Programa de Saúde da Família) e uma equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis (EEV) da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação foi desenvolvida durante o ano de 2004 e o material empírico foi coletado por meio de entrevistas individuais realizadas com cada um dos trabalhadores de cada serviço, focalizando as facilidades e dificuldades de trabalho e o entendimento sobre vigilância da saúde; discussões em grupo que possibilitaram a reflexão sobre o processo de trabalho e os conceitos de vigilância da saúde, modelo de atenção e educação popular em saúde. Os dados foram trabalhados por meio de uma análise deconteúdo numa perspectiva dialética, conforme proposto por Pagés et al. (1990), e do discurso do sujeito coletivo, desenvolvido por Lefèvre, Lefèvre e Teixeira (2000, 2003). A reflexão sobre as análises construídas na sistematização desta pesquisa corroboram a tese de que uma capacitação em serviço para trabalhadores da saúde, no âmbito de uma secretaria da saúde municipal, baseada em princípios da educação popular, somente atingirá seus objetivos se houver a participação ativa e comprometida dos trabalhadores da saúde e dos gestores, se houver o desejo de refletir para transformar a prática cotidiana e se houver um profundo respeito pelas diferenças e pelos processos vivenciados pelos distintos grupos.
id P_RS_48c637ce346e3d95f72e94895b58763c
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3602
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Bernardes, Nara Maria GuazzelliCPF:05852919853http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6CPF:33411433000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728179P1Alves, Gehysa Guimarães2015-04-14T14:22:53Z2006-12-182006-08-15ALVES, Gehysa Guimarães. Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular. 2006. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3602Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 385588.pdf: 630782 bytes, checksum: 765cf0507859b5d20f33f6adbb311cb5 (MD5) Previous issue date: 2006-08-15Nesta tese foi problematizada a construção e o desenvolvimento de uma capacitação em vigilância da saúde da criança para trabalhadores da saúde, a qual se caracteriza como uma ação educativa fundamentada em princípios da educação popular, que envolvem a participação, a reflexão crítica, o respeito, a autonomia e a escuta, conforme as contribuições teóricas de Freire (1983, 2001), Brandão (1995, 2001, 2002), Vasconcelos (2001, 2002) e Valla (1998b, 2000). Pretendeu, portanto, investigar como se constrói e se processa tal capacitação, em serviço, com trabalhadores da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (RS), mediante um método de pesquisa-ação inspirado nos estudos de Car e Kemmis (1998), Thiollent (1984) e Serrano (1990). Essa opção metodológica, cuja finalidade foi promover a participação ativa das pessoas envolvidas e desencadear uma ação transformadora da prática cotidiana, requer o conhecimento da dinâmica das relações de trabalho e do discurso desses participantes, pressupondo que, nesse processo, todos possam vivenciar, descobrir, aprender, ensinar e reinventar novas relações humanas, pautadas no respeito mútuo e no aprendizado contínuo. Os participantes foram os trabalhadores de duas equipes de saúde locais (uma Unidade Básica de Saúde e uma unidade do Programa de Saúde da Família) e uma equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis (EEV) da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação foi desenvolvida durante o ano de 2004 e o material empírico foi coletado por meio de entrevistas individuais realizadas com cada um dos trabalhadores de cada serviço, focalizando as facilidades e dificuldades de trabalho e o entendimento sobre vigilância da saúde; discussões em grupo que possibilitaram a reflexão sobre o processo de trabalho e os conceitos de vigilância da saúde, modelo de atenção e educação popular em saúde. Os dados foram trabalhados por meio de uma análise deconteúdo numa perspectiva dialética, conforme proposto por Pagés et al. (1990), e do discurso do sujeito coletivo, desenvolvido por Lefèvre, Lefèvre e Teixeira (2000, 2003). A reflexão sobre as análises construídas na sistematização desta pesquisa corroboram a tese de que uma capacitação em serviço para trabalhadores da saúde, no âmbito de uma secretaria da saúde municipal, baseada em princípios da educação popular, somente atingirá seus objetivos se houver a participação ativa e comprometida dos trabalhadores da saúde e dos gestores, se houver o desejo de refletir para transformar a prática cotidiana e se houver um profundo respeito pelas diferenças e pelos processos vivenciados pelos distintos grupos.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13204/385588.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPUCRSBRFaculdade de EducaçEDUCAÇÃO POPULARPROMOÇÃO DA SAÚDESAÚDE ESCOLAREDUCAÇÃO E SAÚDECNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCapacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL385588.pdf.jpg385588.pdf.jpgimage/jpeg3057http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3602/3/385588.pdf.jpgaaebc8c7c42a2f8262b83182aaaa7581MD53TEXT385588.pdf.txt385588.pdf.txttext/plain439602http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3602/2/385588.pdf.txt1f0e69959ad40f0d4c4f097bf614d925MD52ORIGINAL385588.pdfapplication/pdf630782http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3602/1/385588.pdf765cf0507859b5d20f33f6adbb311cb5MD51tede/36022015-04-17 15:54:58.285oai:tede2.pucrs.br:tede/3602Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular
title Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular
spellingShingle Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular
Alves, Gehysa Guimarães
EDUCAÇÃO POPULAR
PROMOÇÃO DA SAÚDE
SAÚDE ESCOLAR
EDUCAÇÃO E SAÚDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular
title_full Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular
title_fullStr Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular
title_full_unstemmed Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular
title_sort Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular
author Alves, Gehysa Guimarães
author_facet Alves, Gehysa Guimarães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardes, Nara Maria Guazzelli
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:05852919853
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780085T6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:33411433000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728179P1
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Gehysa Guimarães
contributor_str_mv Bernardes, Nara Maria Guazzelli
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO POPULAR
PROMOÇÃO DA SAÚDE
SAÚDE ESCOLAR
EDUCAÇÃO E SAÚDE
topic EDUCAÇÃO POPULAR
PROMOÇÃO DA SAÚDE
SAÚDE ESCOLAR
EDUCAÇÃO E SAÚDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Nesta tese foi problematizada a construção e o desenvolvimento de uma capacitação em vigilância da saúde da criança para trabalhadores da saúde, a qual se caracteriza como uma ação educativa fundamentada em princípios da educação popular, que envolvem a participação, a reflexão crítica, o respeito, a autonomia e a escuta, conforme as contribuições teóricas de Freire (1983, 2001), Brandão (1995, 2001, 2002), Vasconcelos (2001, 2002) e Valla (1998b, 2000). Pretendeu, portanto, investigar como se constrói e se processa tal capacitação, em serviço, com trabalhadores da saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (RS), mediante um método de pesquisa-ação inspirado nos estudos de Car e Kemmis (1998), Thiollent (1984) e Serrano (1990). Essa opção metodológica, cuja finalidade foi promover a participação ativa das pessoas envolvidas e desencadear uma ação transformadora da prática cotidiana, requer o conhecimento da dinâmica das relações de trabalho e do discurso desses participantes, pressupondo que, nesse processo, todos possam vivenciar, descobrir, aprender, ensinar e reinventar novas relações humanas, pautadas no respeito mútuo e no aprendizado contínuo. Os participantes foram os trabalhadores de duas equipes de saúde locais (uma Unidade Básica de Saúde e uma unidade do Programa de Saúde da Família) e uma equipe de Vigilância de Eventos Vitais, Doenças e Agravos não Transmissíveis (EEV) da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde. A capacitação foi desenvolvida durante o ano de 2004 e o material empírico foi coletado por meio de entrevistas individuais realizadas com cada um dos trabalhadores de cada serviço, focalizando as facilidades e dificuldades de trabalho e o entendimento sobre vigilância da saúde; discussões em grupo que possibilitaram a reflexão sobre o processo de trabalho e os conceitos de vigilância da saúde, modelo de atenção e educação popular em saúde. Os dados foram trabalhados por meio de uma análise deconteúdo numa perspectiva dialética, conforme proposto por Pagés et al. (1990), e do discurso do sujeito coletivo, desenvolvido por Lefèvre, Lefèvre e Teixeira (2000, 2003). A reflexão sobre as análises construídas na sistematização desta pesquisa corroboram a tese de que uma capacitação em serviço para trabalhadores da saúde, no âmbito de uma secretaria da saúde municipal, baseada em princípios da educação popular, somente atingirá seus objetivos se houver a participação ativa e comprometida dos trabalhadores da saúde e dos gestores, se houver o desejo de refletir para transformar a prática cotidiana e se houver um profundo respeito pelas diferenças e pelos processos vivenciados pelos distintos grupos.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-12-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Gehysa Guimarães. Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular. 2006. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3602
identifier_str_mv ALVES, Gehysa Guimarães. Capacitação em vigilância da saúde fundamentada nos princípios da educação popular. 2006. 186 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educaç
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3602/3/385588.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3602/2/385588.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3602/1/385588.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aaebc8c7c42a2f8262b83182aaaa7581
1f0e69959ad40f0d4c4f097bf614d925
765cf0507859b5d20f33f6adbb311cb5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1799765471444074496