Religiosidade humana e fazer educativo
Ano de defesa: | 2007 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Faculdade de Educaç
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3829 |
Resumo: | Partindo do entendimento de que o homem é um ser religioso, o presente estudo buscou construir uma compreensão da relação entre a religiosidade humana e o fazer educativo. Desenvolveu-se com um grupo de alunas/educadoras do Curso Normal que foram acompanhadas durante o processo de formação e em sua prática de estágio. Fazendo uma leitura da religiosidade neste mundo fragmentado e dessacralizado, em que o sagrado encontra-se, muitas vezes, camuflado na realidade profana, percebe-se que há um retorno ao estudo e à vivência da espiritualidade. Por isso, são lançados outros olhares sobre a religiosidade, a partir da física, da psicologia, da filosofia e da teologia. Dialogou-se sobre o desenvolvimento espiritual, relacionando vida e educação, desenvolvimento da fé e desenvolvimento moral em busca de uma teoria de tudo. Buscou-se compreender que espiritualidade, educação, ética e vida se tecem junto, construindo uma vida integrada e complexa. Optando por uma abordagem qualitativa de estilo participante, pesquisou-se a dimensão da religiosidade humana e, posteriormente, da prática educativa de um grupo de sete alunas do Curso Normal em atividades desenvolvidas no componente curricular de Didática do Ensino Religioso. Os dados necessários foram coletados através de memoriais descritivos da vivência religiosa pessoal, de partilhas em aulas e através de uma entrevista durante o período de estágio docente das educadoras. Utilizou-se a análise textual enquanto ferramenta para compreender, interpretar e apresentar os resultados da pesquisa, através de sete categoriais a priori dos fatores do Inventário Espiritual respondido por elas. Da análise das entrevistas emergiram três categorias: o mundo dos alunos, o significado do trabalho no Ensino Religioso e a religiosidade do educador e a sua prática pedagógica. O pensamento de Paul Tillich de que fé é estar possuído por aquilo que nos toca incondicionalmente e é um ato da pessoa como um todo, ajudou a compreender o fenômeno religioso e a manifestação da fé na vida, mostrando a dinâmica da fé humana na partilha do ser em seu fazer educativo. A prática de estágio das educadoras possibilitou o desenvolvimento de aulas de Ensino Religioso, trabalhando a dimensão religiosa do homem. Um olhar para a História do Ensino Religioso no Brasil e para a experiência das educadoras possibilitou vislumbrar caminhos para formação de professores neste componente curricular e para o desenvolvimento de uma educação ética, humana e espiritual. |
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