O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Fabr?cio, Anelise Diehl lattes
Orientador(a): Engers, Maria Em?lia Amaral lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3689
Resumo: Esta pesquisa tem como foco a concep??o e a a??o docente na organiza??o das situa??es de ensino e de aprendizagem da matem?tica nos Anos Iniciais, assim como a an?lise da percep??o dos sujeitos envolvidos na pr?tica educativa. O estudo ap?ia-se no paradigma qualitativo e a abordagem utilizada foi o estudo de caso, investigando a a??o e o movimento de reflex?o dos participantes da pesquisa sobre as situa??es de ensino e de aprendizagem da Matem?tica. O referencial te?rico ap?ia-se em autores como Vigotski, Piaget, Ausubel, Novak, Baquero, Coll, Kamii, Kishimoto, Micotti, Carraher, Alarc?o, Panizza, Pozo, Macedo, Antunes, Santos, Emerique, Baratojo, Freire, Volquind, Zabala, entre outros. A pesquisa realizou-se em uma escola de educa??o b?sica do ensino privado de Porto Alegre. Utilizou-se, na coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, com oito participantes: cinco alunos, diretora, supervisora escolar e professora; o question?rio para cinco fam?lias e as observa??es em sala de aula. Os dados t?m como base a an?lise de conte?do proposta por Engers (1987), surgindo tr?s categorias principais que foram transformadas em dois eixos denominados: a aprendizagem embasada no l?dico: a import?ncia dos jogos e materiais para o ensino da Matem?tica nos Anos Iniciais; o professor mediador: organizando as situa??es de ensino e de aprendizagem em Matem?tica. Os resultados obtidos na an?lise indicam que os pais percebem os filhos motivados para aprender quando as aulas promovem um espa?o l?dico revelado nos jogos e nos materiais concretos, os quais s?o relevantes para a aprendizagem significativa. Os alunos, por sua vez, interagem cooperativamente neste espa?o organizado pelo professor mediador, comprovando, portanto, a import?ncia da interven??o pedag?gica para a constru??o de rela??es cognitivas que se traduzem em aprendizagem.Outro aspecto evidenciado na pesquisa ? a valoriza??o dos conhecimentos pr?viose dos fatos que acontecem no cotidiano de cada aluno como elementos centrais na a??o docente.
id P_RS_55a881aa39be745b66ab6ef66ac7060f
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3689
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Engers, Maria Em?lia AmaralCPF:00500631034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8CPF:63567989049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716965H0Fabr?cio, Anelise Diehl2015-04-14T14:23:17Z2007-01-182006-12-19FABR?CIO, Anelise Diehl. O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes. 2006. 100 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3689Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 386378.pdf: 589819 bytes, checksum: 8f9a72eeeab4d5f71d3d05f4990a8831 (MD5) Previous issue date: 2006-12-19Esta pesquisa tem como foco a concep??o e a a??o docente na organiza??o das situa??es de ensino e de aprendizagem da matem?tica nos Anos Iniciais, assim como a an?lise da percep??o dos sujeitos envolvidos na pr?tica educativa. O estudo ap?ia-se no paradigma qualitativo e a abordagem utilizada foi o estudo de caso, investigando a a??o e o movimento de reflex?o dos participantes da pesquisa sobre as situa??es de ensino e de aprendizagem da Matem?tica. O referencial te?rico ap?ia-se em autores como Vigotski, Piaget, Ausubel, Novak, Baquero, Coll, Kamii, Kishimoto, Micotti, Carraher, Alarc?o, Panizza, Pozo, Macedo, Antunes, Santos, Emerique, Baratojo, Freire, Volquind, Zabala, entre outros. A pesquisa realizou-se em uma escola de educa??o b?sica do ensino privado de Porto Alegre. Utilizou-se, na coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, com oito participantes: cinco alunos, diretora, supervisora escolar e professora; o question?rio para cinco fam?lias e as observa??es em sala de aula. Os dados t?m como base a an?lise de conte?do proposta por Engers (1987), surgindo tr?s categorias principais que foram transformadas em dois eixos denominados: a aprendizagem embasada no l?dico: a import?ncia dos jogos e materiais para o ensino da Matem?tica nos Anos Iniciais; o professor mediador: organizando as situa??es de ensino e de aprendizagem em Matem?tica. Os resultados obtidos na an?lise indicam que os pais percebem os filhos motivados para aprender quando as aulas promovem um espa?o l?dico revelado nos jogos e nos materiais concretos, os quais s?o relevantes para a aprendizagem significativa. Os alunos, por sua vez, interagem cooperativamente neste espa?o organizado pelo professor mediador, comprovando, portanto, a import?ncia da interven??o pedag?gica para a constru??o de rela??es cognitivas que se traduzem em aprendizagem.Outro aspecto evidenciado na pesquisa ? a valoriza??o dos conhecimentos pr?viose dos fatos que acontecem no cotidiano de cada aluno como elementos centrais na a??o docente.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13443/386378.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTALEDUCA??O - MATEM?TICAPROFESSORES - ENSINO FUNDAMENTALJOGOS EDUCATIVOSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL386378.pdf.jpg386378.pdf.jpgimage/jpeg3773http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3689/3/386378.pdf.jpg0d7fe3922ab61fe8cdd81c6065b7f184MD53TEXT386378.pdf.txt386378.pdf.txttext/plain126590http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3689/2/386378.pdf.txte78a75b7aa588b566dd9eccb4e35edccMD52ORIGINAL386378.pdfapplication/pdf589819http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3689/1/386378.pdf8f9a72eeeab4d5f71d3d05f4990a8831MD51tede/36892015-04-30 08:15:39.161oai:tede2.pucrs.br:tede/3689Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes
title O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes
spellingShingle O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes
Fabr?cio, Anelise Diehl
MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCA??O - MATEM?TICA
PROFESSORES - ENSINO FUNDAMENTAL
JOGOS EDUCATIVOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes
title_full O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes
title_fullStr O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes
title_full_unstemmed O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes
title_sort O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes
author Fabr?cio, Anelise Diehl
author_facet Fabr?cio, Anelise Diehl
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Engers, Maria Em?lia Amaral
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00500631034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786996P8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:63567989049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716965H0
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabr?cio, Anelise Diehl
contributor_str_mv Engers, Maria Em?lia Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCA??O - MATEM?TICA
PROFESSORES - ENSINO FUNDAMENTAL
JOGOS EDUCATIVOS
topic MATEM?TICA - ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCA??O - MATEM?TICA
PROFESSORES - ENSINO FUNDAMENTAL
JOGOS EDUCATIVOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa tem como foco a concep??o e a a??o docente na organiza??o das situa??es de ensino e de aprendizagem da matem?tica nos Anos Iniciais, assim como a an?lise da percep??o dos sujeitos envolvidos na pr?tica educativa. O estudo ap?ia-se no paradigma qualitativo e a abordagem utilizada foi o estudo de caso, investigando a a??o e o movimento de reflex?o dos participantes da pesquisa sobre as situa??es de ensino e de aprendizagem da Matem?tica. O referencial te?rico ap?ia-se em autores como Vigotski, Piaget, Ausubel, Novak, Baquero, Coll, Kamii, Kishimoto, Micotti, Carraher, Alarc?o, Panizza, Pozo, Macedo, Antunes, Santos, Emerique, Baratojo, Freire, Volquind, Zabala, entre outros. A pesquisa realizou-se em uma escola de educa??o b?sica do ensino privado de Porto Alegre. Utilizou-se, na coleta de dados, a entrevista semi-estruturada, com oito participantes: cinco alunos, diretora, supervisora escolar e professora; o question?rio para cinco fam?lias e as observa??es em sala de aula. Os dados t?m como base a an?lise de conte?do proposta por Engers (1987), surgindo tr?s categorias principais que foram transformadas em dois eixos denominados: a aprendizagem embasada no l?dico: a import?ncia dos jogos e materiais para o ensino da Matem?tica nos Anos Iniciais; o professor mediador: organizando as situa??es de ensino e de aprendizagem em Matem?tica. Os resultados obtidos na an?lise indicam que os pais percebem os filhos motivados para aprender quando as aulas promovem um espa?o l?dico revelado nos jogos e nos materiais concretos, os quais s?o relevantes para a aprendizagem significativa. Os alunos, por sua vez, interagem cooperativamente neste espa?o organizado pelo professor mediador, comprovando, portanto, a import?ncia da interven??o pedag?gica para a constru??o de rela??es cognitivas que se traduzem em aprendizagem.Outro aspecto evidenciado na pesquisa ? a valoriza??o dos conhecimentos pr?viose dos fatos que acontecem no cotidiano de cada aluno como elementos centrais na a??o docente.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-19
dc.date.available.fl_str_mv 2007-01-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FABR?CIO, Anelise Diehl. O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes. 2006. 100 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3689
identifier_str_mv FABR?CIO, Anelise Diehl. O ensino da matem?tica nos anos iniciais do ensino fundamental : concep??es e pr?ticas docentes. 2006. 100 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3689/3/386378.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3689/2/386378.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3689/1/386378.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d7fe3922ab61fe8cdd81c6065b7f184
e78a75b7aa588b566dd9eccb4e35edcc
8f9a72eeeab4d5f71d3d05f4990a8831
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793197647626240