Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Souza, Rui Ant?nio de
Orientador(a): Castro, Maria Helena Steffens de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Departamento: Faculdade de Comunica??o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4340
Resumo: Esta pesquisa resgata aspectos da hist?ria do jornal Mundo Jovem, cuja circula??o iniciou em 1963 at? a atualidade. De um "boletim vocacional", gestado no Semin?rio Maior de Viam?o RS, Mundo Jovem tornou-se um impresso voltado ao mundo da educa??o juvenil, divulgando conte?dos e id?ias interdisciplinares. O Jornal Mundo Jovem ? um ve?culo que discute, atrav?s de suas mat?rias, os diferentes paradigmas da educa??o brasileira, que s?o debatidos em sala de aula e entre os educadores e assinantes deste peri?dico. Ou, mais ainda, este impresso prop?e um modelo de educa??o: popular, cr?tica, democr?tica, dial?gica e libertadora, pois se trata de uma publica??o que apresenta id?ias e propostas, sem ser apenas o reflexo do seu tempo. Sendo assim, este trabalho discute como o peri?dico comunica os paradigmas educacionais adotados no pa?s desde a d?cada de 1960, com o prop?sito de formar pessoas aut?nomas, criativas, cr?ticas e solid?rias, capazes de explorar o universo de suas constru??es intelectuais. Os paradigmas ser?o analisados atrav?s dos artigos sobre educa??o, publicados no Mundo Jovem da d?cada de 1960 at? a de 2000, interpretando como eram feitas estas rela??es com o contexto social de cada ?poca. Atrav?s da pesquisa aos textos e da interpreta??o, facilitada pela Hermen?utica de Profundidade, de John Thompson, e pela teoria da enuncia??o, de Patrick Charaudeau, procuro analisar a produ??o deste ve?culo de comunica??o e seu prop?sito de educar atrav?s do jornalismo.
id P_RS_6257274812a4173c72f274110da6af9a
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4340
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Castro, Maria Helena Steffens deCPF:25029797068http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771244E6CPF:62935372034Souza, Rui Ant?nio de2015-04-14T14:40:45Z2008-06-062008-04-28SOUZA, Rui Ant?nio de. Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005. 2008. 155 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4340Made available in DSpace on 2015-04-14T14:40:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 401354.pdf: 13062382 bytes, checksum: 76b8b16dcf3f4f2207e5329f4df8234a (MD5) Previous issue date: 2008-04-28Esta pesquisa resgata aspectos da hist?ria do jornal Mundo Jovem, cuja circula??o iniciou em 1963 at? a atualidade. De um "boletim vocacional", gestado no Semin?rio Maior de Viam?o RS, Mundo Jovem tornou-se um impresso voltado ao mundo da educa??o juvenil, divulgando conte?dos e id?ias interdisciplinares. O Jornal Mundo Jovem ? um ve?culo que discute, atrav?s de suas mat?rias, os diferentes paradigmas da educa??o brasileira, que s?o debatidos em sala de aula e entre os educadores e assinantes deste peri?dico. Ou, mais ainda, este impresso prop?e um modelo de educa??o: popular, cr?tica, democr?tica, dial?gica e libertadora, pois se trata de uma publica??o que apresenta id?ias e propostas, sem ser apenas o reflexo do seu tempo. Sendo assim, este trabalho discute como o peri?dico comunica os paradigmas educacionais adotados no pa?s desde a d?cada de 1960, com o prop?sito de formar pessoas aut?nomas, criativas, cr?ticas e solid?rias, capazes de explorar o universo de suas constru??es intelectuais. Os paradigmas ser?o analisados atrav?s dos artigos sobre educa??o, publicados no Mundo Jovem da d?cada de 1960 at? a de 2000, interpretando como eram feitas estas rela??es com o contexto social de cada ?poca. Atrav?s da pesquisa aos textos e da interpreta??o, facilitada pela Hermen?utica de Profundidade, de John Thompson, e pela teoria da enuncia??o, de Patrick Charaudeau, procuro analisar a produ??o deste ve?culo de comunica??o e seu prop?sito de educar atrav?s do jornalismo.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12829/401354.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Comunica??o SocialPUCRSBRFaculdade de Comunica??o SocialCOMUNICA??O SOCIALJORNAIS - ASPECTOS SOCIAISPUCRS - JORNAL MUNDO JOVEMAN?LISE DO DISCURSOEDUCA??OCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOId?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL401354.pdf.jpg401354.pdf.jpgimage/jpeg3403http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4340/3/401354.pdf.jpge442c92ab35e5e272ab14a708d4aead5MD53TEXT401354.pdf.txt401354.pdf.txttext/plain277722http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4340/2/401354.pdf.txtbb16632460f152971a5ef202c039e0a7MD52ORIGINAL401354.pdfapplication/pdf13062382http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4340/1/401354.pdf76b8b16dcf3f4f2207e5329f4df8234aMD51tede/43402015-04-30 08:15:41.277oai:tede2.pucrs.br:tede/4340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005
title Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005
spellingShingle Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005
Souza, Rui Ant?nio de
COMUNICA??O SOCIAL
JORNAIS - ASPECTOS SOCIAIS
PUCRS - JORNAL MUNDO JOVEM
AN?LISE DO DISCURSO
EDUCA??O
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005
title_full Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005
title_fullStr Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005
title_full_unstemmed Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005
title_sort Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005
author Souza, Rui Ant?nio de
author_facet Souza, Rui Ant?nio de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Maria Helena Steffens de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:25029797068
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771244E6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:62935372034
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rui Ant?nio de
contributor_str_mv Castro, Maria Helena Steffens de
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICA??O SOCIAL
JORNAIS - ASPECTOS SOCIAIS
PUCRS - JORNAL MUNDO JOVEM
AN?LISE DO DISCURSO
EDUCA??O
topic COMUNICA??O SOCIAL
JORNAIS - ASPECTOS SOCIAIS
PUCRS - JORNAL MUNDO JOVEM
AN?LISE DO DISCURSO
EDUCA??O
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Esta pesquisa resgata aspectos da hist?ria do jornal Mundo Jovem, cuja circula??o iniciou em 1963 at? a atualidade. De um "boletim vocacional", gestado no Semin?rio Maior de Viam?o RS, Mundo Jovem tornou-se um impresso voltado ao mundo da educa??o juvenil, divulgando conte?dos e id?ias interdisciplinares. O Jornal Mundo Jovem ? um ve?culo que discute, atrav?s de suas mat?rias, os diferentes paradigmas da educa??o brasileira, que s?o debatidos em sala de aula e entre os educadores e assinantes deste peri?dico. Ou, mais ainda, este impresso prop?e um modelo de educa??o: popular, cr?tica, democr?tica, dial?gica e libertadora, pois se trata de uma publica??o que apresenta id?ias e propostas, sem ser apenas o reflexo do seu tempo. Sendo assim, este trabalho discute como o peri?dico comunica os paradigmas educacionais adotados no pa?s desde a d?cada de 1960, com o prop?sito de formar pessoas aut?nomas, criativas, cr?ticas e solid?rias, capazes de explorar o universo de suas constru??es intelectuais. Os paradigmas ser?o analisados atrav?s dos artigos sobre educa??o, publicados no Mundo Jovem da d?cada de 1960 at? a de 2000, interpretando como eram feitas estas rela??es com o contexto social de cada ?poca. Atrav?s da pesquisa aos textos e da interpreta??o, facilitada pela Hermen?utica de Profundidade, de John Thompson, e pela teoria da enuncia??o, de Patrick Charaudeau, procuro analisar a produ??o deste ve?culo de comunica??o e seu prop?sito de educar atrav?s do jornalismo.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:40:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Rui Ant?nio de. Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005. 2008. 155 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4340
identifier_str_mv SOUZA, Rui Ant?nio de. Id?ias de educa??o na comunica??o do jornal Mundo Jovem : 1963 a 2005. 2008. 155 f. Disserta??o (Mestrado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunica??o Social
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4340/3/401354.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4340/2/401354.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4340/1/401354.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e442c92ab35e5e272ab14a708d4aead5
bb16632460f152971a5ef202c039e0a7
76b8b16dcf3f4f2207e5329f4df8234a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793202437521408