N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3349 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar registros de representa??o de n?meros racionais, apresentados por alunos de Ensino M?dio, e verificar se esses alunos relacionam o significado dos racionais com situa??es da vida cotidiana em que esses n?meros s?o empregados. A investiga??o tem como fundamenta??o te?rica a teoria dos registros de representa??o semi?tica, de Raymond Duval, as diferentes representa??es dos racionais e as indica??es dos Par?metros Curriculares Nacionais sobre o ensino de fra??es. Inicialmente foi realizado um primeiro estudo, para avaliar as possibilidades de investigar as dificuldades dos alunos em rela??o ?s representa??es de fra??es. Da pesquisa propriamente dita, participaram 50 alunos do 1? ano do Ensino M?dio de uma escola estadual de Porto Alegre, RS e professores de Matem?tica da mesma escola. Aos estudantes, foi aplicado um teste e, para a elabora??o das quest?es, foram levados em conta descritores constantes das matrizes de refer?ncia de exames de avalia??o de larga escala, realizados no Brasil. Os resultados do teste mostraram que os alunos investigados t?m dificuldades para realizar transforma??es de registros de representa??o de racionais, bem como para operar com esses n?meros. Tamb?m mostram n?o fazer rela??es entre o significado dos racionais e situa??es da vida cotidiana em que esses n?meros s?o empregados. Os professores entrevistados consideram que os estudantes n?o sabem o significado de fra??o e que seria necess?rio ensinar esse conte?do a partir de problemas da vida real. S?o feitas algumas considera??es sobre as possibilidades de ensino de racionais levando em conta os diferentes registros. |
id |
P_RS_62c2ea7b6a4efc5509f3a91f00921ef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3349 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Viali, Lor?CPF:11851686053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1CPF:91571839020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202408J0Severo, Daniela Fouchard2015-04-14T14:12:29Z2009-04-272009-01-16SEVERO, Daniela Fouchard. N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados. 2009. 67 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3349Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411482.pdf: 787303 bytes, checksum: 245d5a971dc43bd256633ae4e85a6369 (MD5) Previous issue date: 2009-01-16Esta pesquisa tem como objetivo analisar registros de representa??o de n?meros racionais, apresentados por alunos de Ensino M?dio, e verificar se esses alunos relacionam o significado dos racionais com situa??es da vida cotidiana em que esses n?meros s?o empregados. A investiga??o tem como fundamenta??o te?rica a teoria dos registros de representa??o semi?tica, de Raymond Duval, as diferentes representa??es dos racionais e as indica??es dos Par?metros Curriculares Nacionais sobre o ensino de fra??es. Inicialmente foi realizado um primeiro estudo, para avaliar as possibilidades de investigar as dificuldades dos alunos em rela??o ?s representa??es de fra??es. Da pesquisa propriamente dita, participaram 50 alunos do 1? ano do Ensino M?dio de uma escola estadual de Porto Alegre, RS e professores de Matem?tica da mesma escola. Aos estudantes, foi aplicado um teste e, para a elabora??o das quest?es, foram levados em conta descritores constantes das matrizes de refer?ncia de exames de avalia??o de larga escala, realizados no Brasil. Os resultados do teste mostraram que os alunos investigados t?m dificuldades para realizar transforma??es de registros de representa??o de racionais, bem como para operar com esses n?meros. Tamb?m mostram n?o fazer rela??es entre o significado dos racionais e situa??es da vida cotidiana em que esses n?meros s?o empregados. Os professores entrevistados consideram que os estudantes n?o sabem o significado de fra??o e que seria necess?rio ensinar esse conte?do a partir de problemas da vida real. S?o feitas algumas considera??es sobre as possibilidades de ensino de racionais levando em conta os diferentes registros.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12683/411482.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O - MATEM?TICAN?MEROS RACIONAISMATEM?TICA - ENSINO M?DIOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAON?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL411482.pdf.jpg411482.pdf.jpgimage/jpeg2624http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3349/3/411482.pdf.jpg4d77a5e3f3b9a2f89608cfdaa0482328MD53TEXT411482.pdf.txt411482.pdf.txttext/plain113399http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3349/2/411482.pdf.txta701cd3a1759c936ed0ac11071bf2d0aMD52ORIGINAL411482.pdfapplication/pdf787303http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3349/1/411482.pdf245d5a971dc43bd256633ae4e85a6369MD51tede/33492015-04-17 15:59:58.588oai:tede2.pucrs.br:tede/3349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados |
title |
N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados |
spellingShingle |
N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados Severo, Daniela Fouchard EDUCA??O - MATEM?TICA N?MEROS RACIONAIS MATEM?TICA - ENSINO M?DIO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados |
title_full |
N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados |
title_fullStr |
N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados |
title_full_unstemmed |
N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados |
title_sort |
N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados |
author |
Severo, Daniela Fouchard |
author_facet |
Severo, Daniela Fouchard |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Viali, Lor? |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:11851686053 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790054Y1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:91571839020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202408J0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severo, Daniela Fouchard |
contributor_str_mv |
Viali, Lor? |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O - MATEM?TICA N?MEROS RACIONAIS MATEM?TICA - ENSINO M?DIO |
topic |
EDUCA??O - MATEM?TICA N?MEROS RACIONAIS MATEM?TICA - ENSINO M?DIO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar registros de representa??o de n?meros racionais, apresentados por alunos de Ensino M?dio, e verificar se esses alunos relacionam o significado dos racionais com situa??es da vida cotidiana em que esses n?meros s?o empregados. A investiga??o tem como fundamenta??o te?rica a teoria dos registros de representa??o semi?tica, de Raymond Duval, as diferentes representa??es dos racionais e as indica??es dos Par?metros Curriculares Nacionais sobre o ensino de fra??es. Inicialmente foi realizado um primeiro estudo, para avaliar as possibilidades de investigar as dificuldades dos alunos em rela??o ?s representa??es de fra??es. Da pesquisa propriamente dita, participaram 50 alunos do 1? ano do Ensino M?dio de uma escola estadual de Porto Alegre, RS e professores de Matem?tica da mesma escola. Aos estudantes, foi aplicado um teste e, para a elabora??o das quest?es, foram levados em conta descritores constantes das matrizes de refer?ncia de exames de avalia??o de larga escala, realizados no Brasil. Os resultados do teste mostraram que os alunos investigados t?m dificuldades para realizar transforma??es de registros de representa??o de racionais, bem como para operar com esses n?meros. Tamb?m mostram n?o fazer rela??es entre o significado dos racionais e situa??es da vida cotidiana em que esses n?meros s?o empregados. Os professores entrevistados consideram que os estudantes n?o sabem o significado de fra??o e que seria necess?rio ensinar esse conte?do a partir de problemas da vida real. S?o feitas algumas considera??es sobre as possibilidades de ensino de racionais levando em conta os diferentes registros. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-04-27 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-01-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SEVERO, Daniela Fouchard. N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados. 2009. 67 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3349 |
identifier_str_mv |
SEVERO, Daniela Fouchard. N?meros racionais e ensino m?dio : uma busca de significados. 2009. 67 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3349/3/411482.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3349/2/411482.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3349/1/411482.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d77a5e3f3b9a2f89608cfdaa0482328 a701cd3a1759c936ed0ac11071bf2d0a 245d5a971dc43bd256633ae4e85a6369 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195317690368 |