Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Sauter, Danielle Kayser lattes
Orientador(a): Portanova, Ruth lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
PAZ
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma a Educa??o Matem?tica pode contribuir para a Educa??o para a Paz e o desenvolvimento de Valores Humanos como amor, coopera??o, respeito e honestidade. Foram propostos tr?s projetos, que foram analisados e validados, verificando como essas propostas estavam relacionadas com a Educa??o para a Paz, como repercutiram no aprendizado do aluno e em seu relacionamento com os outros. Para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se conhecimentos relacionados diretamente ? Etnomatem?tica, envolvendo alunos das 5? e 6? s?ries do Ensino Fundamental e a valoriza??o do conhecimento dos alunos, de suas fam?lias e de outros grupos da comunidade. Foram estudados textos, livros e artigos, principalmente de Jares, Guimar?es e Stephan, que tratam da import?ncia de Educar para a Paz. Para a an?lise das atividades, foi utilizada a Pesquisa Qualitativa. As atividades propostas tiveram repercuss?o direta na aprendizagem dos alunos e, foi poss?vel refletir a respeito de atitudes de cidadania, respeito, amizade, entre outros valores que contribuem para a Educa??o para a Paz. Percebe-se que a mudan?a ? poss?vel, mas n?o ? simples. Torna-se necess?rio buscar caminhos, o que deve ser uma tarefa di?ria do professor, da escola e de todos que querem uma verdadeira transforma??o na educa??o.
id P_RS_66ee2b152f704667efee711662152d59
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3311
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:95479724053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239092Z8Sauter, Danielle Kayser2015-04-14T14:12:21Z2008-04-102007-12-18SAUTER, Danielle Kayser. Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?. 2007. 136 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400100.pdf: 23677608 bytes, checksum: 4198966303b96f0d08f51404b89a14b4 (MD5) Previous issue date: 2007-12-18Esse trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma a Educa??o Matem?tica pode contribuir para a Educa??o para a Paz e o desenvolvimento de Valores Humanos como amor, coopera??o, respeito e honestidade. Foram propostos tr?s projetos, que foram analisados e validados, verificando como essas propostas estavam relacionadas com a Educa??o para a Paz, como repercutiram no aprendizado do aluno e em seu relacionamento com os outros. Para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se conhecimentos relacionados diretamente ? Etnomatem?tica, envolvendo alunos das 5? e 6? s?ries do Ensino Fundamental e a valoriza??o do conhecimento dos alunos, de suas fam?lias e de outros grupos da comunidade. Foram estudados textos, livros e artigos, principalmente de Jares, Guimar?es e Stephan, que tratam da import?ncia de Educar para a Paz. Para a an?lise das atividades, foi utilizada a Pesquisa Qualitativa. As atividades propostas tiveram repercuss?o direta na aprendizagem dos alunos e, foi poss?vel refletir a respeito de atitudes de cidadania, respeito, amizade, entre outros valores que contribuem para a Educa??o para a Paz. Percebe-se que a mudan?a ? poss?vel, mas n?o ? simples. Torna-se necess?rio buscar caminhos, o que deve ser uma tarefa di?ria do professor, da escola e de todos que querem uma verdadeira transforma??o na educa??o.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12653/400100.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OETNOMATEM?TICAEDUCA??O - MATEM?TICAPAZCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEduca??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400100.pdf.jpg400100.pdf.jpgimage/jpeg3094http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/3/400100.pdf.jpg90d28a8718f0e7cab889970427ae3527MD53TEXT400100.pdf.txt400100.pdf.txttext/plain157741http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/2/400100.pdf.txtd97481f9d9157185ef40ef365d32f26eMD52ORIGINAL400100.pdfapplication/pdf23677608http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/1/400100.pdf4198966303b96f0d08f51404b89a14b4MD51tede/33112015-04-17 15:59:58.467oai:tede2.pucrs.br:tede/3311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?
title Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?
spellingShingle Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?
Sauter, Danielle Kayser
EDUCA??O
ETNOMATEM?TICA
EDUCA??O - MATEM?TICA
PAZ
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?
title_full Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?
title_fullStr Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?
title_full_unstemmed Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?
title_sort Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?
author Sauter, Danielle Kayser
author_facet Sauter, Danielle Kayser
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portanova, Ruth
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16876504034
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:95479724053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239092Z8
dc.contributor.author.fl_str_mv Sauter, Danielle Kayser
contributor_str_mv Portanova, Ruth
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
ETNOMATEM?TICA
EDUCA??O - MATEM?TICA
PAZ
topic EDUCA??O
ETNOMATEM?TICA
EDUCA??O - MATEM?TICA
PAZ
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esse trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma a Educa??o Matem?tica pode contribuir para a Educa??o para a Paz e o desenvolvimento de Valores Humanos como amor, coopera??o, respeito e honestidade. Foram propostos tr?s projetos, que foram analisados e validados, verificando como essas propostas estavam relacionadas com a Educa??o para a Paz, como repercutiram no aprendizado do aluno e em seu relacionamento com os outros. Para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se conhecimentos relacionados diretamente ? Etnomatem?tica, envolvendo alunos das 5? e 6? s?ries do Ensino Fundamental e a valoriza??o do conhecimento dos alunos, de suas fam?lias e de outros grupos da comunidade. Foram estudados textos, livros e artigos, principalmente de Jares, Guimar?es e Stephan, que tratam da import?ncia de Educar para a Paz. Para a an?lise das atividades, foi utilizada a Pesquisa Qualitativa. As atividades propostas tiveram repercuss?o direta na aprendizagem dos alunos e, foi poss?vel refletir a respeito de atitudes de cidadania, respeito, amizade, entre outros valores que contribuem para a Educa??o para a Paz. Percebe-se que a mudan?a ? poss?vel, mas n?o ? simples. Torna-se necess?rio buscar caminhos, o que deve ser uma tarefa di?ria do professor, da escola e de todos que querem uma verdadeira transforma??o na educa??o.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-18
dc.date.available.fl_str_mv 2008-04-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAUTER, Danielle Kayser. Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?. 2007. 136 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311
identifier_str_mv SAUTER, Danielle Kayser. Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?. 2007. 136 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/3/400100.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/2/400100.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/1/400100.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 90d28a8718f0e7cab889970427ae3527
d97481f9d9157185ef40ef365d32f26e
4198966303b96f0d08f51404b89a14b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793194825908224