Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311 |
Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma a Educa??o Matem?tica pode contribuir para a Educa??o para a Paz e o desenvolvimento de Valores Humanos como amor, coopera??o, respeito e honestidade. Foram propostos tr?s projetos, que foram analisados e validados, verificando como essas propostas estavam relacionadas com a Educa??o para a Paz, como repercutiram no aprendizado do aluno e em seu relacionamento com os outros. Para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se conhecimentos relacionados diretamente ? Etnomatem?tica, envolvendo alunos das 5? e 6? s?ries do Ensino Fundamental e a valoriza??o do conhecimento dos alunos, de suas fam?lias e de outros grupos da comunidade. Foram estudados textos, livros e artigos, principalmente de Jares, Guimar?es e Stephan, que tratam da import?ncia de Educar para a Paz. Para a an?lise das atividades, foi utilizada a Pesquisa Qualitativa. As atividades propostas tiveram repercuss?o direta na aprendizagem dos alunos e, foi poss?vel refletir a respeito de atitudes de cidadania, respeito, amizade, entre outros valores que contribuem para a Educa??o para a Paz. Percebe-se que a mudan?a ? poss?vel, mas n?o ? simples. Torna-se necess?rio buscar caminhos, o que deve ser uma tarefa di?ria do professor, da escola e de todos que querem uma verdadeira transforma??o na educa??o. |
id |
P_RS_66ee2b152f704667efee711662152d59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3311 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Portanova, RuthCPF:16876504034http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5CPF:95479724053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239092Z8Sauter, Danielle Kayser2015-04-14T14:12:21Z2008-04-102007-12-18SAUTER, Danielle Kayser. Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?. 2007. 136 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400100.pdf: 23677608 bytes, checksum: 4198966303b96f0d08f51404b89a14b4 (MD5) Previous issue date: 2007-12-18Esse trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma a Educa??o Matem?tica pode contribuir para a Educa??o para a Paz e o desenvolvimento de Valores Humanos como amor, coopera??o, respeito e honestidade. Foram propostos tr?s projetos, que foram analisados e validados, verificando como essas propostas estavam relacionadas com a Educa??o para a Paz, como repercutiram no aprendizado do aluno e em seu relacionamento com os outros. Para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se conhecimentos relacionados diretamente ? Etnomatem?tica, envolvendo alunos das 5? e 6? s?ries do Ensino Fundamental e a valoriza??o do conhecimento dos alunos, de suas fam?lias e de outros grupos da comunidade. Foram estudados textos, livros e artigos, principalmente de Jares, Guimar?es e Stephan, que tratam da import?ncia de Educar para a Paz. Para a an?lise das atividades, foi utilizada a Pesquisa Qualitativa. As atividades propostas tiveram repercuss?o direta na aprendizagem dos alunos e, foi poss?vel refletir a respeito de atitudes de cidadania, respeito, amizade, entre outros valores que contribuem para a Educa??o para a Paz. Percebe-se que a mudan?a ? poss?vel, mas n?o ? simples. Torna-se necess?rio buscar caminhos, o que deve ser uma tarefa di?ria do professor, da escola e de todos que querem uma verdadeira transforma??o na educa??o.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12653/400100.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OETNOMATEM?TICAEDUCA??O - MATEM?TICAPAZCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEduca??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL400100.pdf.jpg400100.pdf.jpgimage/jpeg3094http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/3/400100.pdf.jpg90d28a8718f0e7cab889970427ae3527MD53TEXT400100.pdf.txt400100.pdf.txttext/plain157741http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/2/400100.pdf.txtd97481f9d9157185ef40ef365d32f26eMD52ORIGINAL400100.pdfapplication/pdf23677608http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/1/400100.pdf4198966303b96f0d08f51404b89a14b4MD51tede/33112015-04-17 15:59:58.467oai:tede2.pucrs.br:tede/3311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel? |
title |
Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel? |
spellingShingle |
Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel? Sauter, Danielle Kayser EDUCA??O ETNOMATEM?TICA EDUCA??O - MATEM?TICA PAZ CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel? |
title_full |
Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel? |
title_fullStr |
Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel? |
title_full_unstemmed |
Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel? |
title_sort |
Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel? |
author |
Sauter, Danielle Kayser |
author_facet |
Sauter, Danielle Kayser |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Portanova, Ruth |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:16876504034 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791673Z5 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:95479724053 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239092Z8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sauter, Danielle Kayser |
contributor_str_mv |
Portanova, Ruth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O ETNOMATEM?TICA EDUCA??O - MATEM?TICA PAZ |
topic |
EDUCA??O ETNOMATEM?TICA EDUCA??O - MATEM?TICA PAZ CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esse trabalho teve como objetivo principal investigar de que forma a Educa??o Matem?tica pode contribuir para a Educa??o para a Paz e o desenvolvimento de Valores Humanos como amor, coopera??o, respeito e honestidade. Foram propostos tr?s projetos, que foram analisados e validados, verificando como essas propostas estavam relacionadas com a Educa??o para a Paz, como repercutiram no aprendizado do aluno e em seu relacionamento com os outros. Para o desenvolvimento das atividades, utilizaram-se conhecimentos relacionados diretamente ? Etnomatem?tica, envolvendo alunos das 5? e 6? s?ries do Ensino Fundamental e a valoriza??o do conhecimento dos alunos, de suas fam?lias e de outros grupos da comunidade. Foram estudados textos, livros e artigos, principalmente de Jares, Guimar?es e Stephan, que tratam da import?ncia de Educar para a Paz. Para a an?lise das atividades, foi utilizada a Pesquisa Qualitativa. As atividades propostas tiveram repercuss?o direta na aprendizagem dos alunos e, foi poss?vel refletir a respeito de atitudes de cidadania, respeito, amizade, entre outros valores que contribuem para a Educa??o para a Paz. Percebe-se que a mudan?a ? poss?vel, mas n?o ? simples. Torna-se necess?rio buscar caminhos, o que deve ser uma tarefa di?ria do professor, da escola e de todos que querem uma verdadeira transforma??o na educa??o. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-18 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-04-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SAUTER, Danielle Kayser. Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?. 2007. 136 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311 |
identifier_str_mv |
SAUTER, Danielle Kayser. Educa??o para a paz nas aulas de matem?tica, ? poss?vel?. 2007. 136 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/3/400100.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/2/400100.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3311/1/400100.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90d28a8718f0e7cab889970427ae3527 d97481f9d9157185ef40ef365d32f26e 4198966303b96f0d08f51404b89a14b4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793194825908224 |