Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Diedrich, Jos? Ambreu
Orientador(a): Ramos, Maurivan G?ntzel lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355
Resumo: O presente trabalho discute poss?veis rela??es entre reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e ascens?o profissional. Destaca a necessidade do rompimento com o pensamento linear, tornando o processo avaliativo mais din?mico e relevante para a aprendizagem. A metodologia de pesquisa tem abordagem qualitativa e os dados foram tratados por meio da an?lise textual discursiva. Participaram da pesquisa sete sujeitos, que foram reprovados em Matem?tica no ensino m?dio, mas mostram sinais de sucesso na vida profissional. A pesquisa utiliza como instrumentos de coleta de dados um question?rio, para coleta inicial de dados gerais, e entrevista individual gravada em ?udio, com a inten??o de compreender as rela??es entre a reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e a ascens?o profissional dos sujeitos. Como destaque a alguns resultados, para evitar alguns insucessos escolares ? necess?rio que: os professores valorizem mais as qualidades dos alunos do que as dificuldades; possibilitem e estimulem aos alunos a assumirem a sua aprendizagem; tenham coragem de transgredir procedimentos tradicionalmente adotados; valorizem o processo de aprender e n?o apenas os resultados; conhe?am e valorizem o hist?rico do aluno e seus conhecimentos para planejar e realizar as a??es de ensino. ? muito importante apostar nos pontos fortes dos alunos e dar equil?brio ?s dimens?es cognitiva e afetiva. Tamb?m ? necess?rio que a escola assuma a sua parcela de responsabilidade na reprova??o dos alunos, promovendo a??es para evitar o fracasso escolar e para estimular o sucesso dos alunos e n?o apenas evitar o seu insucesso.
id P_RS_6fe62759db0490af8ed71cf8e40b00c9
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3355
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Ramos, Maurivan G?ntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:29902371000Diedrich, Jos? Ambreu2015-04-14T14:12:30Z2009-06-122009-03-19DIEDRICH, Jos? Ambreu. Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional. 2009. 118 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413104.pdf: 617700 bytes, checksum: afccd599e959b1cd2a806c96e318546f (MD5) Previous issue date: 2009-03-19O presente trabalho discute poss?veis rela??es entre reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e ascens?o profissional. Destaca a necessidade do rompimento com o pensamento linear, tornando o processo avaliativo mais din?mico e relevante para a aprendizagem. A metodologia de pesquisa tem abordagem qualitativa e os dados foram tratados por meio da an?lise textual discursiva. Participaram da pesquisa sete sujeitos, que foram reprovados em Matem?tica no ensino m?dio, mas mostram sinais de sucesso na vida profissional. A pesquisa utiliza como instrumentos de coleta de dados um question?rio, para coleta inicial de dados gerais, e entrevista individual gravada em ?udio, com a inten??o de compreender as rela??es entre a reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e a ascens?o profissional dos sujeitos. Como destaque a alguns resultados, para evitar alguns insucessos escolares ? necess?rio que: os professores valorizem mais as qualidades dos alunos do que as dificuldades; possibilitem e estimulem aos alunos a assumirem a sua aprendizagem; tenham coragem de transgredir procedimentos tradicionalmente adotados; valorizem o processo de aprender e n?o apenas os resultados; conhe?am e valorizem o hist?rico do aluno e seus conhecimentos para planejar e realizar as a??es de ensino. ? muito importante apostar nos pontos fortes dos alunos e dar equil?brio ?s dimens?es cognitiva e afetiva. Tamb?m ? necess?rio que a escola assuma a sua parcela de responsabilidade na reprova??o dos alunos, promovendo a??es para evitar o fracasso escolar e para estimular o sucesso dos alunos e n?o apenas evitar o seu insucesso.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12737/413104.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O - MATEM?TICAMATEM?TICA - ENSINOREPROVA??O ESCOLARAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODa reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413104.pdf.jpg413104.pdf.jpgimage/jpeg2825http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/3/413104.pdf.jpg2854bfa0a62a4dd716992c1f5ba07ae1MD53TEXT413104.pdf.txt413104.pdf.txttext/plain288808http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/2/413104.pdf.txt37b741fafae7165e2de76bb694e42619MD52ORIGINAL413104.pdfapplication/pdf617700http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/1/413104.pdfafccd599e959b1cd2a806c96e318546fMD51tede/33552015-04-17 15:59:58.782oai:tede2.pucrs.br:tede/3355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional
title Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional
spellingShingle Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional
Diedrich, Jos? Ambreu
EDUCA??O - MATEM?TICA
MATEM?TICA - ENSINO
REPROVA??O ESCOLAR
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional
title_full Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional
title_fullStr Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional
title_full_unstemmed Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional
title_sort Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional
author Diedrich, Jos? Ambreu
author_facet Diedrich, Jos? Ambreu
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Maurivan G?ntzel
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:18321992072
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:29902371000
dc.contributor.author.fl_str_mv Diedrich, Jos? Ambreu
contributor_str_mv Ramos, Maurivan G?ntzel
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O - MATEM?TICA
MATEM?TICA - ENSINO
REPROVA??O ESCOLAR
APRENDIZAGEM
topic EDUCA??O - MATEM?TICA
MATEM?TICA - ENSINO
REPROVA??O ESCOLAR
APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho discute poss?veis rela??es entre reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e ascens?o profissional. Destaca a necessidade do rompimento com o pensamento linear, tornando o processo avaliativo mais din?mico e relevante para a aprendizagem. A metodologia de pesquisa tem abordagem qualitativa e os dados foram tratados por meio da an?lise textual discursiva. Participaram da pesquisa sete sujeitos, que foram reprovados em Matem?tica no ensino m?dio, mas mostram sinais de sucesso na vida profissional. A pesquisa utiliza como instrumentos de coleta de dados um question?rio, para coleta inicial de dados gerais, e entrevista individual gravada em ?udio, com a inten??o de compreender as rela??es entre a reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e a ascens?o profissional dos sujeitos. Como destaque a alguns resultados, para evitar alguns insucessos escolares ? necess?rio que: os professores valorizem mais as qualidades dos alunos do que as dificuldades; possibilitem e estimulem aos alunos a assumirem a sua aprendizagem; tenham coragem de transgredir procedimentos tradicionalmente adotados; valorizem o processo de aprender e n?o apenas os resultados; conhe?am e valorizem o hist?rico do aluno e seus conhecimentos para planejar e realizar as a??es de ensino. ? muito importante apostar nos pontos fortes dos alunos e dar equil?brio ?s dimens?es cognitiva e afetiva. Tamb?m ? necess?rio que a escola assuma a sua parcela de responsabilidade na reprova??o dos alunos, promovendo a??es para evitar o fracasso escolar e para estimular o sucesso dos alunos e n?o apenas evitar o seu insucesso.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-06-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIEDRICH, Jos? Ambreu. Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional. 2009. 118 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355
identifier_str_mv DIEDRICH, Jos? Ambreu. Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional. 2009. 118 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/3/413104.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/2/413104.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/1/413104.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2854bfa0a62a4dd716992c1f5ba07ae1
37b741fafae7165e2de76bb694e42619
afccd599e959b1cd2a806c96e318546f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195335516160