Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355 |
Resumo: | O presente trabalho discute poss?veis rela??es entre reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e ascens?o profissional. Destaca a necessidade do rompimento com o pensamento linear, tornando o processo avaliativo mais din?mico e relevante para a aprendizagem. A metodologia de pesquisa tem abordagem qualitativa e os dados foram tratados por meio da an?lise textual discursiva. Participaram da pesquisa sete sujeitos, que foram reprovados em Matem?tica no ensino m?dio, mas mostram sinais de sucesso na vida profissional. A pesquisa utiliza como instrumentos de coleta de dados um question?rio, para coleta inicial de dados gerais, e entrevista individual gravada em ?udio, com a inten??o de compreender as rela??es entre a reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e a ascens?o profissional dos sujeitos. Como destaque a alguns resultados, para evitar alguns insucessos escolares ? necess?rio que: os professores valorizem mais as qualidades dos alunos do que as dificuldades; possibilitem e estimulem aos alunos a assumirem a sua aprendizagem; tenham coragem de transgredir procedimentos tradicionalmente adotados; valorizem o processo de aprender e n?o apenas os resultados; conhe?am e valorizem o hist?rico do aluno e seus conhecimentos para planejar e realizar as a??es de ensino. ? muito importante apostar nos pontos fortes dos alunos e dar equil?brio ?s dimens?es cognitiva e afetiva. Tamb?m ? necess?rio que a escola assuma a sua parcela de responsabilidade na reprova??o dos alunos, promovendo a??es para evitar o fracasso escolar e para estimular o sucesso dos alunos e n?o apenas evitar o seu insucesso. |
id |
P_RS_6fe62759db0490af8ed71cf8e40b00c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3355 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ramos, Maurivan G?ntzelCPF:18321992072http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3CPF:29902371000Diedrich, Jos? Ambreu2015-04-14T14:12:30Z2009-06-122009-03-19DIEDRICH, Jos? Ambreu. Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional. 2009. 118 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 413104.pdf: 617700 bytes, checksum: afccd599e959b1cd2a806c96e318546f (MD5) Previous issue date: 2009-03-19O presente trabalho discute poss?veis rela??es entre reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e ascens?o profissional. Destaca a necessidade do rompimento com o pensamento linear, tornando o processo avaliativo mais din?mico e relevante para a aprendizagem. A metodologia de pesquisa tem abordagem qualitativa e os dados foram tratados por meio da an?lise textual discursiva. Participaram da pesquisa sete sujeitos, que foram reprovados em Matem?tica no ensino m?dio, mas mostram sinais de sucesso na vida profissional. A pesquisa utiliza como instrumentos de coleta de dados um question?rio, para coleta inicial de dados gerais, e entrevista individual gravada em ?udio, com a inten??o de compreender as rela??es entre a reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e a ascens?o profissional dos sujeitos. Como destaque a alguns resultados, para evitar alguns insucessos escolares ? necess?rio que: os professores valorizem mais as qualidades dos alunos do que as dificuldades; possibilitem e estimulem aos alunos a assumirem a sua aprendizagem; tenham coragem de transgredir procedimentos tradicionalmente adotados; valorizem o processo de aprender e n?o apenas os resultados; conhe?am e valorizem o hist?rico do aluno e seus conhecimentos para planejar e realizar as a??es de ensino. ? muito importante apostar nos pontos fortes dos alunos e dar equil?brio ?s dimens?es cognitiva e afetiva. Tamb?m ? necess?rio que a escola assuma a sua parcela de responsabilidade na reprova??o dos alunos, promovendo a??es para evitar o fracasso escolar e para estimular o sucesso dos alunos e n?o apenas evitar o seu insucesso.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12737/413104.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O - MATEM?TICAMATEM?TICA - ENSINOREPROVA??O ESCOLARAPRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODa reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL413104.pdf.jpg413104.pdf.jpgimage/jpeg2825http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/3/413104.pdf.jpg2854bfa0a62a4dd716992c1f5ba07ae1MD53TEXT413104.pdf.txt413104.pdf.txttext/plain288808http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/2/413104.pdf.txt37b741fafae7165e2de76bb694e42619MD52ORIGINAL413104.pdfapplication/pdf617700http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/1/413104.pdfafccd599e959b1cd2a806c96e318546fMD51tede/33552015-04-17 15:59:58.782oai:tede2.pucrs.br:tede/3355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional |
title |
Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional |
spellingShingle |
Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional Diedrich, Jos? Ambreu EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO REPROVA??O ESCOLAR APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional |
title_full |
Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional |
title_fullStr |
Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional |
title_full_unstemmed |
Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional |
title_sort |
Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional |
author |
Diedrich, Jos? Ambreu |
author_facet |
Diedrich, Jos? Ambreu |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramos, Maurivan G?ntzel |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:18321992072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:29902371000 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diedrich, Jos? Ambreu |
contributor_str_mv |
Ramos, Maurivan G?ntzel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO REPROVA??O ESCOLAR APRENDIZAGEM |
topic |
EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO REPROVA??O ESCOLAR APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho discute poss?veis rela??es entre reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e ascens?o profissional. Destaca a necessidade do rompimento com o pensamento linear, tornando o processo avaliativo mais din?mico e relevante para a aprendizagem. A metodologia de pesquisa tem abordagem qualitativa e os dados foram tratados por meio da an?lise textual discursiva. Participaram da pesquisa sete sujeitos, que foram reprovados em Matem?tica no ensino m?dio, mas mostram sinais de sucesso na vida profissional. A pesquisa utiliza como instrumentos de coleta de dados um question?rio, para coleta inicial de dados gerais, e entrevista individual gravada em ?udio, com a inten??o de compreender as rela??es entre a reprova??o em Matem?tica no ensino m?dio e a ascens?o profissional dos sujeitos. Como destaque a alguns resultados, para evitar alguns insucessos escolares ? necess?rio que: os professores valorizem mais as qualidades dos alunos do que as dificuldades; possibilitem e estimulem aos alunos a assumirem a sua aprendizagem; tenham coragem de transgredir procedimentos tradicionalmente adotados; valorizem o processo de aprender e n?o apenas os resultados; conhe?am e valorizem o hist?rico do aluno e seus conhecimentos para planejar e realizar as a??es de ensino. ? muito importante apostar nos pontos fortes dos alunos e dar equil?brio ?s dimens?es cognitiva e afetiva. Tamb?m ? necess?rio que a escola assuma a sua parcela de responsabilidade na reprova??o dos alunos, promovendo a??es para evitar o fracasso escolar e para estimular o sucesso dos alunos e n?o apenas evitar o seu insucesso. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-06-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIEDRICH, Jos? Ambreu. Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional. 2009. 118 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355 |
identifier_str_mv |
DIEDRICH, Jos? Ambreu. Da reprova??o ? ascens?o profissional : um processo em constru??o envolvendo v?nculos entre avalia??o em matem?tica e a realidade profissional. 2009. 118 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/3/413104.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/2/413104.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3355/1/413104.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2854bfa0a62a4dd716992c1f5ba07ae1 37b741fafae7165e2de76bb694e42619 afccd599e959b1cd2a806c96e318546f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195335516160 |