Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira lattes
Orientador(a): Mosquera, Juan Jos? Mouri?o lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3636
Resumo: Em todos os discursos, dos te?ricos aos pol?ticos, a educa??o ? apresentada como a melhor alternativa para se atingir o desenvolvimento social e o equil?brio econ?mico que as na??es tanto almejam. No entanto, quase sempre, a figura do professor ? esquecida nestes discursos como se n?o fossem eles os ?nicos capazes de operar a verdadeira mudan?a na educa??o e transformar a sociedade como um todo. Este estudo tem por objetivo investigar os processos de constru??o da identidade docente em professores da educa??o profissional, a partir do problema de pesquisa: como os professores dos cursos t?cnicos percebem a sua identidade profissional. Trata-se de investiga??o de cunho qualitativo na qual o estudo de caso foi escolhido como metodologia de pesquisa. O problema inicial foi posteriormente desdobrado em tr?s quest?es de pesquisa nas quais se questiona a rela??o entre atua??o e identifica??o docente, a rela??o entre forma??o e pr?tica e o sentimento de perten?a ao grupo. O estudo foi realizado com sete professores que atuam em cursos t?cnicos e desempenham outras a??es profissionais paralelas ? doc?ncia. Os dados foram recolhidos em entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio da an?lise de conte?do, descrita por Bardin (1977). Da an?lise emergiram as categorias: a??o, reflex?o e rela??o, as quais foram descritas e interpretadas a luz de alguns autores, entre estes: de Kaufmann (2004), N?voa (1992, 1995), Tardif (2006), com os quais aprofundamos e qualificamos as reflex?es acerca de alguns conceitos que permearam o estudo tais como: identidade, professoralidade, forma??o, subjetividade, rela??es e pr?tica docente entre outros. O estudo apontou que os professores da educa??o profissional continuam a ser recrutados no mundo do trabalho e iniciam na doc?ncia sem forma??o pedag?gica e que, embora prevista em lei, a forma??o em servi?o n?o acontece ou n?o contribui para o processo de forma??o da identidade docente desses professores. Mesmo assim, ? poss?vel afirmar que esses professores constroem para si uma identidade profissional/pessoal/docente a partir da ressignifica??o das viv?ncias da escola e do mundo do trabalho.
id P_RS_788e85f45125a5a7416cd26d01d28690
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3636
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Mosquera, Juan Jos? Mouri?oCPF:01040910025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2CPF:59312661000http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218796Z5Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira2015-04-14T14:23:03Z2010-03-192010-01-08FERREIRA, Angelita da Rocha Oliveira. Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia. 2010. 140 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3636Made available in DSpace on 2015-04-14T14:23:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 421847.pdf: 689413 bytes, checksum: 56f482e2d7c1ce0ae5f83f071aaa61db (MD5) Previous issue date: 2010-01-08Em todos os discursos, dos te?ricos aos pol?ticos, a educa??o ? apresentada como a melhor alternativa para se atingir o desenvolvimento social e o equil?brio econ?mico que as na??es tanto almejam. No entanto, quase sempre, a figura do professor ? esquecida nestes discursos como se n?o fossem eles os ?nicos capazes de operar a verdadeira mudan?a na educa??o e transformar a sociedade como um todo. Este estudo tem por objetivo investigar os processos de constru??o da identidade docente em professores da educa??o profissional, a partir do problema de pesquisa: como os professores dos cursos t?cnicos percebem a sua identidade profissional. Trata-se de investiga??o de cunho qualitativo na qual o estudo de caso foi escolhido como metodologia de pesquisa. O problema inicial foi posteriormente desdobrado em tr?s quest?es de pesquisa nas quais se questiona a rela??o entre atua??o e identifica??o docente, a rela??o entre forma??o e pr?tica e o sentimento de perten?a ao grupo. O estudo foi realizado com sete professores que atuam em cursos t?cnicos e desempenham outras a??es profissionais paralelas ? doc?ncia. Os dados foram recolhidos em entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio da an?lise de conte?do, descrita por Bardin (1977). Da an?lise emergiram as categorias: a??o, reflex?o e rela??o, as quais foram descritas e interpretadas a luz de alguns autores, entre estes: de Kaufmann (2004), N?voa (1992, 1995), Tardif (2006), com os quais aprofundamos e qualificamos as reflex?es acerca de alguns conceitos que permearam o estudo tais como: identidade, professoralidade, forma??o, subjetividade, rela??es e pr?tica docente entre outros. O estudo apontou que os professores da educa??o profissional continuam a ser recrutados no mundo do trabalho e iniciam na doc?ncia sem forma??o pedag?gica e que, embora prevista em lei, a forma??o em servi?o n?o acontece ou n?o contribui para o processo de forma??o da identidade docente desses professores. Mesmo assim, ? poss?vel afirmar que esses professores constroem para si uma identidade profissional/pessoal/docente a partir da ressignifica??o das viv?ncias da escola e do mundo do trabalho.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13267/421847.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALEDUCA??O PROFISSIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?nciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL421847.pdf.jpg421847.pdf.jpgimage/jpeg2885http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3636/3/421847.pdf.jpgf692073f0cd76589813f7b795b028ef1MD53TEXT421847.pdf.txt421847.pdf.txttext/plain287814http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3636/2/421847.pdf.txt2f6439906f5ab453c09381f96f0b2515MD52ORIGINAL421847.pdfapplication/pdf689413http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3636/1/421847.pdf56f482e2d7c1ce0ae5f83f071aaa61dbMD51tede/36362015-04-17 15:54:58.509oai:tede2.pucrs.br:tede/3636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia
title Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia
spellingShingle Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia
Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira
EDUCA??O
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
EDUCA??O PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia
title_full Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia
title_fullStr Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia
title_full_unstemmed Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia
title_sort Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia
author Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira
author_facet Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mosquera, Juan Jos? Mouri?o
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:01040910025
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788292E2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:59312661000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218796Z5
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira
contributor_str_mv Mosquera, Juan Jos? Mouri?o
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
EDUCA??O PROFISSIONAL
topic EDUCA??O
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
EDUCA??O PROFISSIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Em todos os discursos, dos te?ricos aos pol?ticos, a educa??o ? apresentada como a melhor alternativa para se atingir o desenvolvimento social e o equil?brio econ?mico que as na??es tanto almejam. No entanto, quase sempre, a figura do professor ? esquecida nestes discursos como se n?o fossem eles os ?nicos capazes de operar a verdadeira mudan?a na educa??o e transformar a sociedade como um todo. Este estudo tem por objetivo investigar os processos de constru??o da identidade docente em professores da educa??o profissional, a partir do problema de pesquisa: como os professores dos cursos t?cnicos percebem a sua identidade profissional. Trata-se de investiga??o de cunho qualitativo na qual o estudo de caso foi escolhido como metodologia de pesquisa. O problema inicial foi posteriormente desdobrado em tr?s quest?es de pesquisa nas quais se questiona a rela??o entre atua??o e identifica??o docente, a rela??o entre forma??o e pr?tica e o sentimento de perten?a ao grupo. O estudo foi realizado com sete professores que atuam em cursos t?cnicos e desempenham outras a??es profissionais paralelas ? doc?ncia. Os dados foram recolhidos em entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio da an?lise de conte?do, descrita por Bardin (1977). Da an?lise emergiram as categorias: a??o, reflex?o e rela??o, as quais foram descritas e interpretadas a luz de alguns autores, entre estes: de Kaufmann (2004), N?voa (1992, 1995), Tardif (2006), com os quais aprofundamos e qualificamos as reflex?es acerca de alguns conceitos que permearam o estudo tais como: identidade, professoralidade, forma??o, subjetividade, rela??es e pr?tica docente entre outros. O estudo apontou que os professores da educa??o profissional continuam a ser recrutados no mundo do trabalho e iniciam na doc?ncia sem forma??o pedag?gica e que, embora prevista em lei, a forma??o em servi?o n?o acontece ou n?o contribui para o processo de forma??o da identidade docente desses professores. Mesmo assim, ? poss?vel afirmar que esses professores constroem para si uma identidade profissional/pessoal/docente a partir da ressignifica??o das viv?ncias da escola e do mundo do trabalho.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-19
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:23:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Angelita da Rocha Oliveira. Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia. 2010. 140 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3636
identifier_str_mv FERREIRA, Angelita da Rocha Oliveira. Os professores da educa??o profissional : sujeitos (re) inventados pela doc?ncia. 2010. 140 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3636/3/421847.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3636/2/421847.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3636/1/421847.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f692073f0cd76589813f7b795b028ef1
2f6439906f5ab453c09381f96f0b2515
56f482e2d7c1ce0ae5f83f071aaa61db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793197472514048