A indissociabilidade entre o projeto ?tico-pol?tico e a forma??o em servi?o social : uma materializa??o em xeque

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Reidel, Tatiana lattes
Orientador(a): Couto, Berenice Rojas lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Servi?o Social
Departamento: Faculdade de Servi?o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/470
Resumo: A materializa??o do Projeto ?tico-Pol?tico do Servi?o Social no processo de forma??o, nos cursos de gradua??o em Servi?o Social no estado do Rio Grande do Sul ? a quest?o central da presente tese que teve como objetivo analisar se os cursos de Servi?o Social garantem a materializa??o do Projeto ?tico-Pol?tico no processo de forma??o profissional, na perspectiva de contribuir para a qualifica??o da forma??o profissional e para o fortalecimento do referido projeto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa, complementada com dados quantitativos, caracterizada como um estudo de caso explorat?rio e descritivo, baseada no m?todo dial?tico-cr?tico. Buscou-se desvendar aproxima??es e distanciamentos entre o que est? previsto nas atuais diretrizes curriculares e o que se materializa no processo de forma??o, com vistas a contribuir na cria??o de estrat?gias para aproxima??o e supera??o das poss?veis lacunas existentes. Para defini??o da amostra, optou-se por uma amostragem n?o probabil?stica, por tipicidade. Desta forma constitu?ram-se sete distintas naturezas institucionais. Como sujeitos de pesquisa teve-se uma representa?ao docente e discente, bem como os Projetos Pol?tico-Pedag?gicos de cada uma das sete institui??es de ensino superior. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que teve como instrumento um formul?rio com quest?es abertas e fechadas e para a pesquisa documental utilizou-se um roteiro norteador. A an?lise dos dados caracteriza-se pela t?cnica an?lise de conte?do de Bardin. Os resultados dessa an?lise demonstram que a forma??o profissional n?o capacita para materializa??o do Projeto ?tico-Pol?tico profissional. Nesse sentido, sinaliza-se para a necessidade de ampliar o debate sobre a dire??o social que est? se constituindo no processo de forma??o profissional, resgatando o paradigma da luta de classes, com vistas a fortalecer a resist?ncia contra uma forma??o mercantilizada que fragiliza o projeto profissional. Aponta-se tamb?m para a necessidade de se avan?ar em a??es investigativas sobre a tem?tica, com vistas a criar canais de reflex?o, estudo e an?lise sobre o Projeto Pol?tico do Servi?o Social e a implica??o do processo de forma??o para sua materializa??o.
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