Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3517 |
Resumo: | Este estudo de caso analisa os impactos e avan?os provocados pela disciplina Ci?ncia e Realidade na vida pessoal e profissional de alunos de mestrado, do Programa de P?s-gradua??o em Ci?ncias e Matem?tica da PUCRS. A disciplina em estudo ? apresentada sob uma viv?ncia interdisciplinar, baseada nos princ?pios do educar pela pesquisa, propondo por meio da constru??o de Unidades de Aprendizagem (UA) e o ensino de valores, propostas inovadoras para a Educa??o em Ci?ncias. Por meio da an?lise textual discursiva realizada em depoimentos individuais e question?rios respondidos pelos mestrandos, as respostas foram organizadas em uma categoria emergente, compreens?o da interdisciplinaridade e sete categorias a priori: impactos profissionais e pessoais, avan?os nas unidades escolares, rela??es interpessoais, contribui??o em conte?dos espec?ficos, modifica??es na avalia??o de aprendizagem, obst?culos nas unidades escolares, e a??o interdisciplinar. Estas categorias procuraram detectar os tipos de avan?os e impactos que a disciplina provocou naqueles que estiveram envolvidos. Destaca-se nesta proposta de Ci?ncia e Realidade, a vis?o de um novo paradigma em educa??o, o qual valoriza as concep??es que o indiv?duo traz consigo, juntamente com sua historicidade e valores ampliando seu perfil de conceitos quanto a teorias, valores pessoais e profissionais. |
id |
P_RS_78c94f92b31c735536167261aa4a4468 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3517 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:54563771953F?varo, Carol Lindy Joglar2015-04-14T14:13:14Z2007-08-132007-03-29F?VARO, Carol Lindy Joglar. Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o. 2007. 265 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3517Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393037.pdf: 1710860 bytes, checksum: c000b330dbd181ec4336f2c19f6f4178 (MD5) Previous issue date: 2007-03-29Este estudo de caso analisa os impactos e avan?os provocados pela disciplina Ci?ncia e Realidade na vida pessoal e profissional de alunos de mestrado, do Programa de P?s-gradua??o em Ci?ncias e Matem?tica da PUCRS. A disciplina em estudo ? apresentada sob uma viv?ncia interdisciplinar, baseada nos princ?pios do educar pela pesquisa, propondo por meio da constru??o de Unidades de Aprendizagem (UA) e o ensino de valores, propostas inovadoras para a Educa??o em Ci?ncias. Por meio da an?lise textual discursiva realizada em depoimentos individuais e question?rios respondidos pelos mestrandos, as respostas foram organizadas em uma categoria emergente, compreens?o da interdisciplinaridade e sete categorias a priori: impactos profissionais e pessoais, avan?os nas unidades escolares, rela??es interpessoais, contribui??o em conte?dos espec?ficos, modifica??es na avalia??o de aprendizagem, obst?culos nas unidades escolares, e a??o interdisciplinar. Estas categorias procuraram detectar os tipos de avan?os e impactos que a disciplina provocou naqueles que estiveram envolvidos. Destaca-se nesta proposta de Ci?ncia e Realidade, a vis?o de um novo paradigma em educa??o, o qual valoriza as concep??es que o indiv?duo traz consigo, juntamente com sua historicidade e valores ampliando seu perfil de conceitos quanto a teorias, valores pessoais e profissionais.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12767/393037.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caCI?NCIAS - ENSINOINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O)PESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCi?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL393037.pdf.jpg393037.pdf.jpgimage/jpeg3328http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/3/393037.pdf.jpgf6adb36e9a5bfaacda7607395c7f9483MD53TEXT393037.pdf.txt393037.pdf.txttext/plain255824http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/2/393037.pdf.txtf7b2038874aaa614ef5adf7e971270fcMD52ORIGINAL393037.pdfapplication/pdf1710860http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/1/393037.pdfc000b330dbd181ec4336f2c19f6f4178MD51tede/35172015-04-30 08:15:38.544oai:tede2.pucrs.br:tede/3517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o |
title |
Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o |
spellingShingle |
Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o F?varo, Carol Lindy Joglar CI?NCIAS - ENSINO INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O) PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o |
title_full |
Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o |
title_fullStr |
Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o |
title_full_unstemmed |
Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o |
title_sort |
Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o |
author |
F?varo, Carol Lindy Joglar |
author_facet |
F?varo, Carol Lindy Joglar |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Nara Regina de Souza |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:43022189087 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:54563771953 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
F?varo, Carol Lindy Joglar |
contributor_str_mv |
Basso, Nara Regina de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CI?NCIAS - ENSINO INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O) PESQUISA EDUCACIONAL |
topic |
CI?NCIAS - ENSINO INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O) PESQUISA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo de caso analisa os impactos e avan?os provocados pela disciplina Ci?ncia e Realidade na vida pessoal e profissional de alunos de mestrado, do Programa de P?s-gradua??o em Ci?ncias e Matem?tica da PUCRS. A disciplina em estudo ? apresentada sob uma viv?ncia interdisciplinar, baseada nos princ?pios do educar pela pesquisa, propondo por meio da constru??o de Unidades de Aprendizagem (UA) e o ensino de valores, propostas inovadoras para a Educa??o em Ci?ncias. Por meio da an?lise textual discursiva realizada em depoimentos individuais e question?rios respondidos pelos mestrandos, as respostas foram organizadas em uma categoria emergente, compreens?o da interdisciplinaridade e sete categorias a priori: impactos profissionais e pessoais, avan?os nas unidades escolares, rela??es interpessoais, contribui??o em conte?dos espec?ficos, modifica??es na avalia??o de aprendizagem, obst?culos nas unidades escolares, e a??o interdisciplinar. Estas categorias procuraram detectar os tipos de avan?os e impactos que a disciplina provocou naqueles que estiveram envolvidos. Destaca-se nesta proposta de Ci?ncia e Realidade, a vis?o de um novo paradigma em educa??o, o qual valoriza as concep??es que o indiv?duo traz consigo, juntamente com sua historicidade e valores ampliando seu perfil de conceitos quanto a teorias, valores pessoais e profissionais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-13 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
F?VARO, Carol Lindy Joglar. Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o. 2007. 265 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3517 |
identifier_str_mv |
F?VARO, Carol Lindy Joglar. Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o. 2007. 265 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/3/393037.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/2/393037.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/1/393037.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6adb36e9a5bfaacda7607395c7f9483 f7b2038874aaa614ef5adf7e971270fc c000b330dbd181ec4336f2c19f6f4178 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196335857664 |