Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: F?varo, Carol Lindy Joglar
Orientador(a): Basso, Nara Regina de Souza lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3517
Resumo: Este estudo de caso analisa os impactos e avan?os provocados pela disciplina Ci?ncia e Realidade na vida pessoal e profissional de alunos de mestrado, do Programa de P?s-gradua??o em Ci?ncias e Matem?tica da PUCRS. A disciplina em estudo ? apresentada sob uma viv?ncia interdisciplinar, baseada nos princ?pios do educar pela pesquisa, propondo por meio da constru??o de Unidades de Aprendizagem (UA) e o ensino de valores, propostas inovadoras para a Educa??o em Ci?ncias. Por meio da an?lise textual discursiva realizada em depoimentos individuais e question?rios respondidos pelos mestrandos, as respostas foram organizadas em uma categoria emergente, compreens?o da interdisciplinaridade e sete categorias a priori: impactos profissionais e pessoais, avan?os nas unidades escolares, rela??es interpessoais, contribui??o em conte?dos espec?ficos, modifica??es na avalia??o de aprendizagem, obst?culos nas unidades escolares, e a??o interdisciplinar. Estas categorias procuraram detectar os tipos de avan?os e impactos que a disciplina provocou naqueles que estiveram envolvidos. Destaca-se nesta proposta de Ci?ncia e Realidade, a vis?o de um novo paradigma em educa??o, o qual valoriza as concep??es que o indiv?duo traz consigo, juntamente com sua historicidade e valores ampliando seu perfil de conceitos quanto a teorias, valores pessoais e profissionais.
id P_RS_78c94f92b31c735536167261aa4a4468
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3517
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Basso, Nara Regina de SouzaCPF:43022189087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2CPF:54563771953F?varo, Carol Lindy Joglar2015-04-14T14:13:14Z2007-08-132007-03-29F?VARO, Carol Lindy Joglar. Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o. 2007. 265 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3517Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393037.pdf: 1710860 bytes, checksum: c000b330dbd181ec4336f2c19f6f4178 (MD5) Previous issue date: 2007-03-29Este estudo de caso analisa os impactos e avan?os provocados pela disciplina Ci?ncia e Realidade na vida pessoal e profissional de alunos de mestrado, do Programa de P?s-gradua??o em Ci?ncias e Matem?tica da PUCRS. A disciplina em estudo ? apresentada sob uma viv?ncia interdisciplinar, baseada nos princ?pios do educar pela pesquisa, propondo por meio da constru??o de Unidades de Aprendizagem (UA) e o ensino de valores, propostas inovadoras para a Educa??o em Ci?ncias. Por meio da an?lise textual discursiva realizada em depoimentos individuais e question?rios respondidos pelos mestrandos, as respostas foram organizadas em uma categoria emergente, compreens?o da interdisciplinaridade e sete categorias a priori: impactos profissionais e pessoais, avan?os nas unidades escolares, rela??es interpessoais, contribui??o em conte?dos espec?ficos, modifica??es na avalia??o de aprendizagem, obst?culos nas unidades escolares, e a??o interdisciplinar. Estas categorias procuraram detectar os tipos de avan?os e impactos que a disciplina provocou naqueles que estiveram envolvidos. Destaca-se nesta proposta de Ci?ncia e Realidade, a vis?o de um novo paradigma em educa??o, o qual valoriza as concep??es que o indiv?duo traz consigo, juntamente com sua historicidade e valores ampliando seu perfil de conceitos quanto a teorias, valores pessoais e profissionais.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12767/393037.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caCI?NCIAS - ENSINOINTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O)PESQUISA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCi?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL393037.pdf.jpg393037.pdf.jpgimage/jpeg3328http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/3/393037.pdf.jpgf6adb36e9a5bfaacda7607395c7f9483MD53TEXT393037.pdf.txt393037.pdf.txttext/plain255824http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/2/393037.pdf.txtf7b2038874aaa614ef5adf7e971270fcMD52ORIGINAL393037.pdfapplication/pdf1710860http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/1/393037.pdfc000b330dbd181ec4336f2c19f6f4178MD51tede/35172015-04-30 08:15:38.544oai:tede2.pucrs.br:tede/3517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o
title Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o
spellingShingle Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o
F?varo, Carol Lindy Joglar
CI?NCIAS - ENSINO
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O)
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o
title_full Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o
title_fullStr Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o
title_full_unstemmed Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o
title_sort Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o
author F?varo, Carol Lindy Joglar
author_facet F?varo, Carol Lindy Joglar
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:43022189087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728110T2
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:54563771953
dc.contributor.author.fl_str_mv F?varo, Carol Lindy Joglar
contributor_str_mv Basso, Nara Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv CI?NCIAS - ENSINO
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O)
PESQUISA EDUCACIONAL
topic CI?NCIAS - ENSINO
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCA??O)
PESQUISA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo de caso analisa os impactos e avan?os provocados pela disciplina Ci?ncia e Realidade na vida pessoal e profissional de alunos de mestrado, do Programa de P?s-gradua??o em Ci?ncias e Matem?tica da PUCRS. A disciplina em estudo ? apresentada sob uma viv?ncia interdisciplinar, baseada nos princ?pios do educar pela pesquisa, propondo por meio da constru??o de Unidades de Aprendizagem (UA) e o ensino de valores, propostas inovadoras para a Educa??o em Ci?ncias. Por meio da an?lise textual discursiva realizada em depoimentos individuais e question?rios respondidos pelos mestrandos, as respostas foram organizadas em uma categoria emergente, compreens?o da interdisciplinaridade e sete categorias a priori: impactos profissionais e pessoais, avan?os nas unidades escolares, rela??es interpessoais, contribui??o em conte?dos espec?ficos, modifica??es na avalia??o de aprendizagem, obst?culos nas unidades escolares, e a??o interdisciplinar. Estas categorias procuraram detectar os tipos de avan?os e impactos que a disciplina provocou naqueles que estiveram envolvidos. Destaca-se nesta proposta de Ci?ncia e Realidade, a vis?o de um novo paradigma em educa??o, o qual valoriza as concep??es que o indiv?duo traz consigo, juntamente com sua historicidade e valores ampliando seu perfil de conceitos quanto a teorias, valores pessoais e profissionais.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-13
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv F?VARO, Carol Lindy Joglar. Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o. 2007. 265 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3517
identifier_str_mv F?VARO, Carol Lindy Joglar. Ci?ncia e realidade : estudo de caso de uma proposta interdisciplinar na p?s-gradua??o. 2007. 265 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/3/393037.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/2/393037.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3517/1/393037.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f6adb36e9a5bfaacda7607395c7f9483
f7b2038874aaa614ef5adf7e971270fc
c000b330dbd181ec4336f2c19f6f4178
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196335857664