Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Pérez, Lisiane Marçal
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Instituto de Geriatria e Gerontologia
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2631
Resumo: A síndrome metabólica (SM) é bastante frequente na população idosa e apresenta influências do padrão socioeconômico e demográfico. Este estudo determinou a prevalência de SM nos idosos de uma população com vulnerabilidade social, considerando os critérios do NATIONAL CHOLESTEROL EDUCATION PROGRAM-ADULT TREATMENT PANEL III (NCEP/ATP III). Observar se houve relação entre fatores socioeconômicos e demográficos com a prevalência de SM, observadas possíveis diferenças nos níveis de proteína C reativa (PCR) em idosos com e sem SM e, ainda, observadas relação entre prevalência de SM e a prevalência de três doenças inflamatórias crônicas [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Artrite Reumatóide (AR) e Periodontite (PO) ]. Concluiu-se que a prevalência de SM em idosos com vulnerabilidade social foi maior que o esperado (65%). Assim como em outras pesquisas brasileiras a SM foi mais prevalente em mulheres. Níveis inflamatórios não foram significativamente assodicados com a SM. O presente estudo reforça a necessidade de maior atenção a saúde e promoção da prevenção de doenças crônico degenerativas nas classes menos favorecidas da população brasileira. Futuras pesquisas poderiam comprovar a eficiência de intervenções nessa população.
id P_RS_7b4832699481b58eb554e46d7c6c4948
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/2631
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade socialGERIATRIAGERONTOLOGIAIDOSOSENVELHECIMENTOSÍNDROME METABÓLICASAÚDE DO IDOSOEPIDEMIOLOGIACNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINAA síndrome metabólica (SM) é bastante frequente na população idosa e apresenta influências do padrão socioeconômico e demográfico. Este estudo determinou a prevalência de SM nos idosos de uma população com vulnerabilidade social, considerando os critérios do NATIONAL CHOLESTEROL EDUCATION PROGRAM-ADULT TREATMENT PANEL III (NCEP/ATP III). Observar se houve relação entre fatores socioeconômicos e demográficos com a prevalência de SM, observadas possíveis diferenças nos níveis de proteína C reativa (PCR) em idosos com e sem SM e, ainda, observadas relação entre prevalência de SM e a prevalência de três doenças inflamatórias crônicas [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Artrite Reumatóide (AR) e Periodontite (PO) ]. Concluiu-se que a prevalência de SM em idosos com vulnerabilidade social foi maior que o esperado (65%). Assim como em outras pesquisas brasileiras a SM foi mais prevalente em mulheres. Níveis inflamatórios não foram significativamente assodicados com a SM. O presente estudo reforça a necessidade de maior atenção a saúde e promoção da prevenção de doenças crônico degenerativas nas classes menos favorecidas da população brasileira. Futuras pesquisas poderiam comprovar a eficiência de intervenções nessa população.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulInstituto de Geriatria e GerontologiaBRPUCRSPrograma de Pós-Graduação em Gerontologia BiomédicaBós, ângelo José Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798721D8Pérez, Lisiane Marçal2015-04-14T13:53:36Z2011-01-272010-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPÉREZ, Lisiane Marçal. Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2015-04-17T19:36:30Zoai:tede2.pucrs.br:tede/2631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T19:36:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social
title Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social
spellingShingle Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social
Pérez, Lisiane Marçal
GERIATRIA
GERONTOLOGIA
IDOSOS
ENVELHECIMENTO
SÍNDROME METABÓLICA
SAÚDE DO IDOSO
EPIDEMIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
title_short Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social
title_full Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social
title_fullStr Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social
title_full_unstemmed Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social
title_sort Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social
author Pérez, Lisiane Marçal
author_facet Pérez, Lisiane Marçal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bós, ângelo José Gonçalves
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798721D8
dc.contributor.author.fl_str_mv Pérez, Lisiane Marçal
dc.subject.por.fl_str_mv GERIATRIA
GERONTOLOGIA
IDOSOS
ENVELHECIMENTO
SÍNDROME METABÓLICA
SAÚDE DO IDOSO
EPIDEMIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
topic GERIATRIA
GERONTOLOGIA
IDOSOS
ENVELHECIMENTO
SÍNDROME METABÓLICA
SAÚDE DO IDOSO
EPIDEMIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
description A síndrome metabólica (SM) é bastante frequente na população idosa e apresenta influências do padrão socioeconômico e demográfico. Este estudo determinou a prevalência de SM nos idosos de uma população com vulnerabilidade social, considerando os critérios do NATIONAL CHOLESTEROL EDUCATION PROGRAM-ADULT TREATMENT PANEL III (NCEP/ATP III). Observar se houve relação entre fatores socioeconômicos e demográficos com a prevalência de SM, observadas possíveis diferenças nos níveis de proteína C reativa (PCR) em idosos com e sem SM e, ainda, observadas relação entre prevalência de SM e a prevalência de três doenças inflamatórias crônicas [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Artrite Reumatóide (AR) e Periodontite (PO) ]. Concluiu-se que a prevalência de SM em idosos com vulnerabilidade social foi maior que o esperado (65%). Assim como em outras pesquisas brasileiras a SM foi mais prevalente em mulheres. Níveis inflamatórios não foram significativamente assodicados com a SM. O presente estudo reforça a necessidade de maior atenção a saúde e promoção da prevenção de doenças crônico degenerativas nas classes menos favorecidas da população brasileira. Futuras pesquisas poderiam comprovar a eficiência de intervenções nessa população.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-17
2011-01-27
2015-04-14T13:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PÉREZ, Lisiane Marçal. Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2631
identifier_str_mv PÉREZ, Lisiane Marçal. Síndrome metabólica em idosos com vulnerabilidade social. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Instituto de Geriatria e Gerontologia
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Instituto de Geriatria e Gerontologia
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1850041248866369536