Pensamento complexo : representa??es de professores de ci?ncias e matem?tica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Martinelli, Rodiane Ouriques lattes
Orientador(a): Silva, Ana Maria Marques da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3378
Resumo: O grande desafio lan?ado ? educa??o no s?culo XXI ? a contradi??o entre os problemas cada vez mais interdependentes e planet?rios, e a persist?ncia de um modo de conhecimento que privilegia os saberes fragmentados e compartimentalizados. Edgar Morin, soci?logo e pensador franc?s prop?e uma reforma do pensamento em dire??o a um pensar complexo, que d? subs?dios para a interpreta??o mais contextualizada da realidade. Suas id?ias v?m constituindo importante fonte de inspira??o para repensar a educa??o. Baseada nos fundamentos te?ricos de Edgar Morin, este trabalho investiga os elementos de um pensamento complexo presentes nos discursos de professores de ci?ncias e matem?tica. O grupo pesquisado ? formado por professores que cursam o Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica, cuja abordagem metodol?gica desenvolvida nas disciplinas ? problematizadora e reflexiva. A partir de questionamentos orais e escritos procurou-se identificar as representa??es sobre o conceito de complexidade, pensamento complexo e elementos do pensamento complexo expressos nas concep??es dos professores sobre a aprendizagem de seus alunos. Para a pesquisa adotaram-se instrumentos metodol?gicos, como entrevistas e question?rios, adequados para uma abordagem qualitativa dos dados. Foi realizada uma an?lise textual discursiva do corpus da pesquisa, de forma a responder ?s quest?es de pesquisa. Quanto ? complexidade, as categorias que emergiram dos discursos revelaram o entendimento dos professores da complexidade como rede comunicante e como organizadora do caos. Em rela??o ao pensamento complexo, as representa??es foram categorizadas em tr?s formas de pensamento: s?cio-cultural, ecologizante e em rede. No discurso sobre a aprendizagem, foram identificados inicialmente os desafios enfrentados para a efetiva??o da aprendizagem. Em rela??o aos elementos de um pensamento complexo que emergiram dos discursos, revelaram-se os fatores determinantes na constru??o do pensamento complexo, como a incerteza, incompletude e constru??o permanente do conhecimento, a auto-eco-organiza??o e o sujeito cognoscente. As manifesta??es dos professores demonstram a presen?a de elementos de um pensamento de complexidade, apesar deste tema n?o fazer parte de seu vocabul?rio de uso cotidiano ou de sua forma??o acad?mica. Conclui-se que o discurso dos professores apresenta sinais da emerg?ncia de um novo paradigma de pensamento complexo, revelando-se em suas representa??es sobre a aprendizagem.
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