Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Souza, Renata Bidone de Azevedo e lattes
Orientador(a): Scroferneker, Cleusa Maria Andrade lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
Departamento: Faculdade de Comunica??o Social
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4622
Resumo: Impactos das aceleradas mudan?as nas tend?ncias mundiais e locais acometem as organiza??es multinacionais e o mercado, desencadeando crescente complexidade nos relacionamentos, no crescimento e desenvolvimento em contextos que passam por per?odo de consolida??o da identidade de imagem. Esta realidade demanda novos padr?es de comunica??o e processos de treinamento com revis?es peri?dicas e compartilhamento de valores. As organiza??es que pretendem qualificar o quadro funcional precisam investir em processos de qualifica??o que conduzam as formas flex?veis e construtivas de gerenciamento, para pertin?ncia ao neg?cio, ? qualidade na presta??o de servi?os e ? obten??o resultados competitivos. O presente Estudo de Caso sobre estrat?gias comunicacionais que perpassam o Programa de Treinamento O Caminho de Bom a Melhor, na Organiza??o X, teve como problema central: Quais as poss?veis implica??es das estrat?gias de comunica??o adotadas no programa de treinamento O Caminho de Bom a Melhor, a partir de sua caracteriza??o? Partindo-se da tese de que as estrat?gias de comunica??o adotadas no material institucional do Programa de Treinamento da Organiza??o X se caracterizam pela linearidade, trazendo implica??es de natureza paradigm?tica e pedag?gica e dos questionamentos formulados, a pesquisa teve como objetivos gerais: elaborar subs?dios para a constru??o de pontos de refer?ncia que auxiliem, a Organiza??o X e suas cong?neres, a identificar poss?veis fragilidades/possibilidades nas estrat?gias de comunica??o adotadas, permitindo, se necess?rio, o redirecionamento (melhoria) em futuros Programas de Treinamento; e auxiliar agentes de mudan?a a refletirem e exercerem autocr?tica sobre as estrat?gias de comunica??o adotadas. A constru??o do referencial te?rico foi ao longo da trajet?ria de an?lise da realidade, a medida que se configurava os descritores das categorias cultura, treinamento, identidade, imagem, comunica??o, estrat?gias comunicacionais e orienta??o paradigm?tica. Como estrat?gia metodol?gica adotou-se o Estudo de Caso (Yin, 2001), tendo-se como refer?ncia o m?todo dial?gico, que tem como eixos os princ?pios: os princ?pios de recursividade organizacional e o hologr?mico; os princ?pios do circuito retroativo e o do circuito recursivo; os princ?pios de autonomia/depend?ncia, dial?gico e de reintrodu??o do conhecimento em todo o conhecimento (MORIN, 2004). Os dados foram coletados atrav?s da an?lise de conte?do do material instrucional utilizado no treinamento e do Projeto Vis?o e Valores (PAG?S, BONETTI E GAULEJAC, 1993). Da an?lise da realidade, tomou-se evidente que ? preciso abandonar concep??es simplificadoras de comunica??o, implementado pol?ticas de realinhamento inventivas, ciente do potencial determinista dos componentes culturais e das concep??es humanas. As estrat?gias comunicacionais adotadas se caracterizam por uma abordagem de constru??o do conhecimento no m?dulo gestor e de linearidade nos m?dulos direcionados ? linha operacional, se analisados isoladamente. Entretanto, no conjunto, percebe-se a possibilidade de uma abordagem n?o necessariamente linear em raz?o dos gestores terem sido treinados numa abordagem que n?o atende a esta caracter?stica. Ressalta-se, ainda a necessidade de ruptura com paradigmas que valorizam somente a estabilidade e o equil?brio o que demanda repensar rela??es de trabalho e cultura vigente, com a consci?ncia de que a integra??o interna e externa depende e se operacionaliza tamb?m pela informa??o no processo de comunica??o, pois programas de treinamento de recursos humanos precisam sair de abordagens meramente informacionais e incluir estrat?gias comunicacionais que auxiliem no desenvolvimento organizacional.
id P_RS_8390dc17a4ee535b54ced4e92aae007c
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/4622
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Scroferneker, Cleusa Maria AndradeCPF:18390323087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6CPF:53373901049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766712E8Souza, Renata Bidone de Azevedo e2015-04-14T14:42:17Z2007-09-042007-01-09SOUZA, Renata Bidone de Azevedo e. Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade. 2007. 273 f. Tese (Doutorado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4622Made available in DSpace on 2015-04-14T14:42:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393793.pdf: 1246959 bytes, checksum: 131abf02a8cb53b6c8d05215983f76cd (MD5) Previous issue date: 2007-01-09Impactos das aceleradas mudan?as nas tend?ncias mundiais e locais acometem as organiza??es multinacionais e o mercado, desencadeando crescente complexidade nos relacionamentos, no crescimento e desenvolvimento em contextos que passam por per?odo de consolida??o da identidade de imagem. Esta realidade demanda novos padr?es de comunica??o e processos de treinamento com revis?es peri?dicas e compartilhamento de valores. As organiza??es que pretendem qualificar o quadro funcional precisam investir em processos de qualifica??o que conduzam as formas flex?veis e construtivas de gerenciamento, para pertin?ncia ao neg?cio, ? qualidade na presta??o de servi?os e ? obten??o resultados competitivos. O presente Estudo de Caso sobre estrat?gias comunicacionais que perpassam o Programa de Treinamento O Caminho de Bom a Melhor, na Organiza??o X, teve como problema central: Quais as poss?veis implica??es das estrat?gias de comunica??o adotadas no programa de treinamento O Caminho de Bom a Melhor, a partir de sua caracteriza??o? Partindo-se da tese de que as estrat?gias de comunica??o adotadas no material institucional do Programa de Treinamento da Organiza??o X se caracterizam pela linearidade, trazendo implica??es de natureza paradigm?tica e pedag?gica e dos questionamentos formulados, a pesquisa teve como objetivos gerais: elaborar subs?dios para a constru??o de pontos de refer?ncia que auxiliem, a Organiza??o X e suas cong?neres, a identificar poss?veis fragilidades/possibilidades nas estrat?gias de comunica??o adotadas, permitindo, se necess?rio, o redirecionamento (melhoria) em futuros Programas de Treinamento; e auxiliar agentes de mudan?a a refletirem e exercerem autocr?tica sobre as estrat?gias de comunica??o adotadas. A constru??o do referencial te?rico foi ao longo da trajet?ria de an?lise da realidade, a medida que se configurava os descritores das categorias cultura, treinamento, identidade, imagem, comunica??o, estrat?gias comunicacionais e orienta??o paradigm?tica. Como estrat?gia metodol?gica adotou-se o Estudo de Caso (Yin, 2001), tendo-se como refer?ncia o m?todo dial?gico, que tem como eixos os princ?pios: os princ?pios de recursividade organizacional e o hologr?mico; os princ?pios do circuito retroativo e o do circuito recursivo; os princ?pios de autonomia/depend?ncia, dial?gico e de reintrodu??o do conhecimento em todo o conhecimento (MORIN, 2004). Os dados foram coletados atrav?s da an?lise de conte?do do material instrucional utilizado no treinamento e do Projeto Vis?o e Valores (PAG?S, BONETTI E GAULEJAC, 1993). Da an?lise da realidade, tomou-se evidente que ? preciso abandonar concep??es simplificadoras de comunica??o, implementado pol?ticas de realinhamento inventivas, ciente do potencial determinista dos componentes culturais e das concep??es humanas. As estrat?gias comunicacionais adotadas se caracterizam por uma abordagem de constru??o do conhecimento no m?dulo gestor e de linearidade nos m?dulos direcionados ? linha operacional, se analisados isoladamente. Entretanto, no conjunto, percebe-se a possibilidade de uma abordagem n?o necessariamente linear em raz?o dos gestores terem sido treinados numa abordagem que n?o atende a esta caracter?stica. Ressalta-se, ainda a necessidade de ruptura com paradigmas que valorizam somente a estabilidade e o equil?brio o que demanda repensar rela??es de trabalho e cultura vigente, com a consci?ncia de que a integra??o interna e externa depende e se operacionaliza tamb?m pela informa??o no processo de comunica??o, pois programas de treinamento de recursos humanos precisam sair de abordagens meramente informacionais e incluir estrat?gias comunicacionais que auxiliem no desenvolvimento organizacional.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14985/393793.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Comunica??o SocialPUCRSBRFaculdade de Comunica??o SocialCOMUNICA??O SOCIAL NA EMPRESATREINAMENTO PROFISSIONALCULTURA ORGANIZACIONALCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASEstrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis-12272408519215184825006007651647212179642901info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL393793.pdf.jpg393793.pdf.jpgimage/jpeg3201http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4622/2/393793.pdf.jpg19e18289f717f98e4342ed2b5ba4d088MD52ORIGINAL393793.pdfapplication/pdf1246959http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4622/1/393793.pdf131abf02a8cb53b6c8d05215983f76cdMD51tede/46222015-04-30 08:15:42.332oai:tede2.pucrs.br:tede/4622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade
title Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade
spellingShingle Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade
Souza, Renata Bidone de Azevedo e
COMUNICA??O SOCIAL NA EMPRESA
TREINAMENTO PROFISSIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade
title_full Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade
title_fullStr Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade
title_full_unstemmed Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade
title_sort Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade
author Souza, Renata Bidone de Azevedo e
author_facet Souza, Renata Bidone de Azevedo e
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:18390323087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:53373901049
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766712E8
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Bidone de Azevedo e
contributor_str_mv Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv COMUNICA??O SOCIAL NA EMPRESA
TREINAMENTO PROFISSIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
topic COMUNICA??O SOCIAL NA EMPRESA
TREINAMENTO PROFISSIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Impactos das aceleradas mudan?as nas tend?ncias mundiais e locais acometem as organiza??es multinacionais e o mercado, desencadeando crescente complexidade nos relacionamentos, no crescimento e desenvolvimento em contextos que passam por per?odo de consolida??o da identidade de imagem. Esta realidade demanda novos padr?es de comunica??o e processos de treinamento com revis?es peri?dicas e compartilhamento de valores. As organiza??es que pretendem qualificar o quadro funcional precisam investir em processos de qualifica??o que conduzam as formas flex?veis e construtivas de gerenciamento, para pertin?ncia ao neg?cio, ? qualidade na presta??o de servi?os e ? obten??o resultados competitivos. O presente Estudo de Caso sobre estrat?gias comunicacionais que perpassam o Programa de Treinamento O Caminho de Bom a Melhor, na Organiza??o X, teve como problema central: Quais as poss?veis implica??es das estrat?gias de comunica??o adotadas no programa de treinamento O Caminho de Bom a Melhor, a partir de sua caracteriza??o? Partindo-se da tese de que as estrat?gias de comunica??o adotadas no material institucional do Programa de Treinamento da Organiza??o X se caracterizam pela linearidade, trazendo implica??es de natureza paradigm?tica e pedag?gica e dos questionamentos formulados, a pesquisa teve como objetivos gerais: elaborar subs?dios para a constru??o de pontos de refer?ncia que auxiliem, a Organiza??o X e suas cong?neres, a identificar poss?veis fragilidades/possibilidades nas estrat?gias de comunica??o adotadas, permitindo, se necess?rio, o redirecionamento (melhoria) em futuros Programas de Treinamento; e auxiliar agentes de mudan?a a refletirem e exercerem autocr?tica sobre as estrat?gias de comunica??o adotadas. A constru??o do referencial te?rico foi ao longo da trajet?ria de an?lise da realidade, a medida que se configurava os descritores das categorias cultura, treinamento, identidade, imagem, comunica??o, estrat?gias comunicacionais e orienta??o paradigm?tica. Como estrat?gia metodol?gica adotou-se o Estudo de Caso (Yin, 2001), tendo-se como refer?ncia o m?todo dial?gico, que tem como eixos os princ?pios: os princ?pios de recursividade organizacional e o hologr?mico; os princ?pios do circuito retroativo e o do circuito recursivo; os princ?pios de autonomia/depend?ncia, dial?gico e de reintrodu??o do conhecimento em todo o conhecimento (MORIN, 2004). Os dados foram coletados atrav?s da an?lise de conte?do do material instrucional utilizado no treinamento e do Projeto Vis?o e Valores (PAG?S, BONETTI E GAULEJAC, 1993). Da an?lise da realidade, tomou-se evidente que ? preciso abandonar concep??es simplificadoras de comunica??o, implementado pol?ticas de realinhamento inventivas, ciente do potencial determinista dos componentes culturais e das concep??es humanas. As estrat?gias comunicacionais adotadas se caracterizam por uma abordagem de constru??o do conhecimento no m?dulo gestor e de linearidade nos m?dulos direcionados ? linha operacional, se analisados isoladamente. Entretanto, no conjunto, percebe-se a possibilidade de uma abordagem n?o necessariamente linear em raz?o dos gestores terem sido treinados numa abordagem que n?o atende a esta caracter?stica. Ressalta-se, ainda a necessidade de ruptura com paradigmas que valorizam somente a estabilidade e o equil?brio o que demanda repensar rela??es de trabalho e cultura vigente, com a consci?ncia de que a integra??o interna e externa depende e se operacionaliza tamb?m pela informa??o no processo de comunica??o, pois programas de treinamento de recursos humanos precisam sair de abordagens meramente informacionais e incluir estrat?gias comunicacionais que auxiliem no desenvolvimento organizacional.
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-01-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:42:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Renata Bidone de Azevedo e. Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade. 2007. 273 f. Tese (Doutorado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4622
identifier_str_mv SOUZA, Renata Bidone de Azevedo e. Estrat?gias comunicacionais do programa de treinamento "o caminho de bom a melhor" : uma an?lise sob a perspectiva da complexidade. 2007. 273 f. Tese (Doutorado em Comunica??o Social) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -1227240851921518482
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7651647212179642901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Comunica??o Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunica??o Social
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4622/2/393793.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/4622/1/393793.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 19e18289f717f98e4342ed2b5ba4d088
131abf02a8cb53b6c8d05215983f76cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793204030308352