Avalia??o da pr?-carga e do torque de remo??o p?s ciclagem mec?nica de tr?s sistemas de conex?o implante-pilar prot?tico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Santaf?, Sabrina lattes
Orientador(a): Teixeira, Eduardo Rolim lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Odontologia
Departamento: Faculdade de Odontologia
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1055
Resumo: Sistemas de conex?o implante-pilar prot?tico est?veis e previs?veis s?o estudados no intuito de eliminar as complica??es biomec?nicas mais frequentes das pr?teses implantossuportadas, como o afrouxamento e a fratura de parafusos. Esse estudo in vitro teve como objetivo verificar a poss?vel influ?ncia do tipo de conex?o entre pilar prot?tico e implante nos valores de pr?-carga em pr?teses cimentadas unit?rias, e nos valores de torque de remo??o ap?s ciclagem mec?nica. Dez implantes de 11 mm de comprimento por 3,75mm de di?metro de cada sistema - hex?gono externo (HE), hex?gono interno (HI) e cone morse (CM) e seus munh?es universais com 4,5mm de di?metro por 6mm de altura e 1mm de cinta met?lica (HE e HI), com seus respectivos parafusos, ou 0,8mm de pesco?o (CM) (Neodent?-Curitiba, Paran?, Brasil) foram utilizados e montados em cilindros acr?licos. No momento do torque de fechamento de cada implante, em que foram aplicados torques de 32Ncm para os grupos HE e CM e 20Ncm para o grupo HI, valores de pr?-carga foram medidos atrav?s de uma c?lula de carga e extensiometria. Ap?s, cada grupo foi submetido ? ciclagem mec?nica, com aplica??o de uma carga de 120N por 500.000 ciclos em saliva artificial. Por fim, os torques de remo??o foram mensurados com o aux?lio de um torqu?metro digital. A m?dia de pr?carga mais alta foi obtida pelo grupo CM (95,70 ? 12,53N), tendo o grupo HE obtido valores intermedi?rios (50,80 ? 9,52N) e o grupo HI os mais baixos valores de pr?carga (26,00 ? 5,70N). Quanto aos valores de torque de remo??o, o grupo HI apresentou a menor perda percentual de torque ap?s a ciclagem mec?nica (- 7,5%), seguido do grupo HE (- 24,7%) e do grupo CM, que apresentou a maior perda relativa (- 63,9%) em rela??o ao torque inicial. Ap?s an?lise de vari?ncia (ANOVA, p<0,001) e o teste estat?stico de Tukey (p<0,001) foram encontradas diferen?as significativas entre os 3 grupos tanto para os valores de pr?-carga como para os de torque de remo??o. Apesar de valores de pr?-carga maiores terem sido obtidos pelo grupo CM, o presente estudo sugere que a conex?o HI seja a mais est?vel, seguida do sistema HE, tamb?m com resultados aceit?veis, ap?s ciclagem mec?nica.
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