Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Schwarz, Vera Regina Karpss lattes
Orientador(a): Borges, Regina Maria Rabello lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3514
Resumo: Esta pesquisa buscou identificar contribui??es de jogos did?ticos ? forma??o e qualifica??o profissional de docentes. O tema foi abordado de forma aberta, numa pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados conforme crit?rios previamente estabelecidos, sendo graduados em Ci?ncias, Qu?mica, F?sica ou Biologia e mestres ou doutores em Educa??o, atuando na forma??o inicial e continuada de professores de Ci?ncias e trabalhando em institui??o de ensino superior. Os depoimentos foram obtidos por e-mail ou entrevistas gravadas e transcritas, resultando em textos que foram submetidos a uma an?lise textual discursiva. Esses textos, unitarizados, categorizados e interpretados com base no referencial te?rico que subsidiou a pesquisa, correspondem a uma constru??o intersubjetiva direcionada ? compreens?o do tema. Os resultados obtidos n?o t?m pretens?es de generaliza??o, mas s?o v?lidos para um grupo de professores, em um contexto e tempo espec?ficos, podendo contribuir para reflex?es envolvendo outros grupos. Foram identificados poss?veis benef?cios e problemas no uso de jogos em sala de aula e argumentos quanto ? validade de inclu?-los em cursos de gradua??o e atualiza??o docente. Na vis?o dos sujeitos desta pesquisa, os jogos pedag?gicos s?o vantajosos ao trabalho de sala de aula por serem atividades socializadoras e baseadas em desafios que mobilizam emo??es agrad?veis. Como recursos e m?todos que exploram o l?dico, jogos educativos podem favorecer o interesse pelas atividades escolares e, conseq?entemente, a aprendizagem de conte?dos e o desenvolvimento de habilidades e valores, com media??o dos professores, sendo essa media??o facilitada aos que tiverem a viv?ncia de jogos em cursos de forma??o e atualiza??o docente. Para os entrevistados, os professores, ao se beneficiar dos jogos, desenvolvem seu trabalho de forma mais prazerosa para si e seus alunos, melhorando as rela??es interpessoais na sala de aula. Jogos, segundo eles, driblam o des?nimo provocado pelas exig?ncias do trabalho e permitem que os docentes percebam e superem lacunas em seus conhecimentos, ampliando e aprofundando o conte?do de suas aprendizagens e conhecendo, de forma vivencial, as possibilidades e as dificuldades que seu uso em sala de aula pode gerar.
id P_RS_8d5ceae1a289175edbbdf66bbf217e42
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3514
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Borges, Regina Maria RabelloCPF:12067814087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1CPF:37129910020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744896U3Schwarz, Vera Regina Karpss2015-04-14T14:13:14Z2006-12-052006-09-05SCHWARZ, Vera Regina Karpss. Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente. 2006. 93 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3514Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 383790.pdf: 415376 bytes, checksum: 4df3da72fe225bc0a689f97046c9a4f7 (MD5) Previous issue date: 2006-09-05Esta pesquisa buscou identificar contribui??es de jogos did?ticos ? forma??o e qualifica??o profissional de docentes. O tema foi abordado de forma aberta, numa pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados conforme crit?rios previamente estabelecidos, sendo graduados em Ci?ncias, Qu?mica, F?sica ou Biologia e mestres ou doutores em Educa??o, atuando na forma??o inicial e continuada de professores de Ci?ncias e trabalhando em institui??o de ensino superior. Os depoimentos foram obtidos por e-mail ou entrevistas gravadas e transcritas, resultando em textos que foram submetidos a uma an?lise textual discursiva. Esses textos, unitarizados, categorizados e interpretados com base no referencial te?rico que subsidiou a pesquisa, correspondem a uma constru??o intersubjetiva direcionada ? compreens?o do tema. Os resultados obtidos n?o t?m pretens?es de generaliza??o, mas s?o v?lidos para um grupo de professores, em um contexto e tempo espec?ficos, podendo contribuir para reflex?es envolvendo outros grupos. Foram identificados poss?veis benef?cios e problemas no uso de jogos em sala de aula e argumentos quanto ? validade de inclu?-los em cursos de gradua??o e atualiza??o docente. Na vis?o dos sujeitos desta pesquisa, os jogos pedag?gicos s?o vantajosos ao trabalho de sala de aula por serem atividades socializadoras e baseadas em desafios que mobilizam emo??es agrad?veis. Como recursos e m?todos que exploram o l?dico, jogos educativos podem favorecer o interesse pelas atividades escolares e, conseq?entemente, a aprendizagem de conte?dos e o desenvolvimento de habilidades e valores, com media??o dos professores, sendo essa media??o facilitada aos que tiverem a viv?ncia de jogos em cursos de forma??o e atualiza??o docente. Para os entrevistados, os professores, ao se beneficiar dos jogos, desenvolvem seu trabalho de forma mais prazerosa para si e seus alunos, melhorando as rela??es interpessoais na sala de aula. Jogos, segundo eles, driblam o des?nimo provocado pelas exig?ncias do trabalho e permitem que os docentes percebam e superem lacunas em seus conhecimentos, ampliando e aprofundando o conte?do de suas aprendizagens e conhecendo, de forma vivencial, as possibilidades e as dificuldades que seu uso em sala de aula pode gerar.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12761/383790.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caJOGOS EDUCATIVOSPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALCI?NCIAS - ENSINOM?TODOS E T?CNICAS DE ENSINOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL383790.pdf.jpg383790.pdf.jpgimage/jpeg3436http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3514/3/383790.pdf.jpg855b7e6fa1ab3431910c56955b48aa87MD53TEXT383790.pdf.txt383790.pdf.txttext/plain150809http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3514/2/383790.pdf.txt03839646374ca641b7883a41d8f2c8a1MD52ORIGINAL383790.pdfapplication/pdf415376http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3514/1/383790.pdf4df3da72fe225bc0a689f97046c9a4f7MD51tede/35142015-04-17 15:59:58.863oai:tede2.pucrs.br:tede/3514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente
title Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente
spellingShingle Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente
Schwarz, Vera Regina Karpss
JOGOS EDUCATIVOS
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
CI?NCIAS - ENSINO
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente
title_full Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente
title_fullStr Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente
title_full_unstemmed Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente
title_sort Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente
author Schwarz, Vera Regina Karpss
author_facet Schwarz, Vera Regina Karpss
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:12067814087
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708659J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:37129910020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744896U3
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwarz, Vera Regina Karpss
contributor_str_mv Borges, Regina Maria Rabello
dc.subject.por.fl_str_mv JOGOS EDUCATIVOS
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
CI?NCIAS - ENSINO
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
topic JOGOS EDUCATIVOS
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
CI?NCIAS - ENSINO
M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa buscou identificar contribui??es de jogos did?ticos ? forma??o e qualifica??o profissional de docentes. O tema foi abordado de forma aberta, numa pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados conforme crit?rios previamente estabelecidos, sendo graduados em Ci?ncias, Qu?mica, F?sica ou Biologia e mestres ou doutores em Educa??o, atuando na forma??o inicial e continuada de professores de Ci?ncias e trabalhando em institui??o de ensino superior. Os depoimentos foram obtidos por e-mail ou entrevistas gravadas e transcritas, resultando em textos que foram submetidos a uma an?lise textual discursiva. Esses textos, unitarizados, categorizados e interpretados com base no referencial te?rico que subsidiou a pesquisa, correspondem a uma constru??o intersubjetiva direcionada ? compreens?o do tema. Os resultados obtidos n?o t?m pretens?es de generaliza??o, mas s?o v?lidos para um grupo de professores, em um contexto e tempo espec?ficos, podendo contribuir para reflex?es envolvendo outros grupos. Foram identificados poss?veis benef?cios e problemas no uso de jogos em sala de aula e argumentos quanto ? validade de inclu?-los em cursos de gradua??o e atualiza??o docente. Na vis?o dos sujeitos desta pesquisa, os jogos pedag?gicos s?o vantajosos ao trabalho de sala de aula por serem atividades socializadoras e baseadas em desafios que mobilizam emo??es agrad?veis. Como recursos e m?todos que exploram o l?dico, jogos educativos podem favorecer o interesse pelas atividades escolares e, conseq?entemente, a aprendizagem de conte?dos e o desenvolvimento de habilidades e valores, com media??o dos professores, sendo essa media??o facilitada aos que tiverem a viv?ncia de jogos em cursos de forma??o e atualiza??o docente. Para os entrevistados, os professores, ao se beneficiar dos jogos, desenvolvem seu trabalho de forma mais prazerosa para si e seus alunos, melhorando as rela??es interpessoais na sala de aula. Jogos, segundo eles, driblam o des?nimo provocado pelas exig?ncias do trabalho e permitem que os docentes percebam e superem lacunas em seus conhecimentos, ampliando e aprofundando o conte?do de suas aprendizagens e conhecendo, de forma vivencial, as possibilidades e as dificuldades que seu uso em sala de aula pode gerar.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-12-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-09-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHWARZ, Vera Regina Karpss. Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente. 2006. 93 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3514
identifier_str_mv SCHWARZ, Vera Regina Karpss. Contribui??o dos jogos educativos na qualifica??o do trabalho docente. 2006. 93 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3514/3/383790.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3514/2/383790.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3514/1/383790.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 855b7e6fa1ab3431910c56955b48aa87
03839646374ca641b7883a41d8f2c8a1
4df3da72fe225bc0a689f97046c9a4f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196325371904